Faça Parte

Van Dijk: Será ele a solução para a defesa dos Reds?

Muitos ergueram as sobrancelhas ao verem que o Liverpool havia contratado o zagueiro Virgil Van Dijk, vindo do Southampton, por 75 milhões de libras, tornando o holandês o defensor mais caro da história do futebol. Muitos se perguntaram: Quem é esse? Muitos falaram: Esse cara nunca jogou em time grande, dava pra conseguir coisa melhor. No entanto, algo que não levaram em consideração foi que Van Dijk era a prioridade de Klopp desde Julho, que era Van Dijk ou nada. E, depois de muita persistência, ele chegou.

Van Dijk se tornou o defensor mais caro da história do futebol, assim como a maior transferência dos Reds (Foto: Liverpool FC)
A zaga do Liverpool foi muito discutida e "descascada" por grande parte da imprensa mundial que cobre o futebol inglês e, devo dizer, com razão. A linha defensiva dos Reds no momento já está entre as seis melhores do campeonato, atrás somente de Tottenham, Burnley, Manchester United, Chelsea e Manchester City. A história era diferente até a derrota que mudou o rumo do campeonato para o time comandado por Jürgen Klopp, o 4-1 sofrido diante do Tottenham em Wembley, no dia 22 de Novembro. Depois disso, foram 16 jogos sem perder, sofrendo apenas nove gols, número significante se comparar aos 24 nas 16 partidas anteriores.

Apesar de uma evolução significativa nesse período, ainda vimos lapsos da fragilidade defensiva dos Reds, como nos empates por 3-3 contra o Sevilla, em que o time ganhava de 3-0, e no 3-3 contra o Arsenal, em que tinha vantagem de dois gols. Para ser um time campeão, em muitos casos, erros não são permitidos, até mesmo se não forem frequentes. O Liverpool está muito perto de se tornar um time de ponta, com um ataque explosivo. No entanto, as fragilidades defensivas, mesmo se não acontecerem a todo o momento, acabam estagnando a evolução do time. E é com essa mentalidade que Van Dijk chega, para tentar organizar e fazer com que o Liverpool deixe de perder pontos desnecessários por erros defensivos.

É óbvio que Van Dijk não irá resolver os problemas da defesa do Liverpool sozinho, mas vale lembrar que o holandês é um dos melhores zagueiros da Premier League desde que chegou ao Southampton em 2015, vindo do Celtic. Em 60 atuações na Premier League pelos Saints, Van Dijk não cometeu nenhum erro que levasse a um gol, comparado a três de Dejan Lovren no mesmo período. Os erros individuais cometidos pelos defensores do Liverpool foram o principal problema e Van Dijk já se mostrou um zagueiro consistente e bem menos suscetível a erros do que a atual zaga.

Resultado de imagem para van dijk southampton captain
Capitão no Southampton, é esperado que Van Dijk seja o comandante da linha defensiva dos Reds (Foto: Getty Images)
Uma habilidade importante demonstrada pelo ex-Celtic é a capacidade de sair jogando com a bola nos pés, ao contrário de um tradicional zagueiro. O próprio Van Dijk contou ao site oficial do Liverpool: "Eu gosto de comandar a linha defensiva e de ter a bola nos pés. Eu gosto de sair jogando de trás e de estar confortável com a bola". Essa qualidade é extremamente prezada por Jürgen Klopp, pois em muitos casos o zagueiro é o jogador que começará o contra-ataque após o time recuperar a bola.

Os milagres no futebol não acontecem através de um homem. No entanto, Van Dijk trouxe muito mais qualidade do que qualquer outro defensor do Liverpool no momento. Ele era o homem que Klopp queria para comandar sua zaga. Um líder, um zagueiro vocal. Só o tempo nos dirá se Virgil Van Dijk será a solução dos problemas do Liverpool, mas a esperança do torcedor é que esse seja um dos negócios mais bem sucedidos da história do clube. O zagueiro da seleção holandesa pode fazer sua estreia no Derby contra o Everton, na FA Cup, no dia 5.

De acordo com Neil McGuiness, homem responsável por encontrar Van Dijk enquanto jogava no Groningen da Holanda, falou para a BBC Sport: "Eu acho que ele está entre os 10 melhores zagueiros do mundo - e eu honestamente acredito que ele pode ser tornar um dos maiores da história do Liverpool". As palavras de McGuiness resumem tudo que os Reds esperam e torcem para que aconteça.

Por: Gabriel Coelho / @gabrielcoelhof_

Postar um comentário

0 Comentários