Faça Parte

No apagar das luzes, a estrela de Cristiano brilha e Portugal vence Egito


Na tarde desta sexta-feira (23), Portugal e Egito se enfrentaram em Zurique, em amistoso preparatĂ³rio para a Copa do Mundo da RĂºssia. O jogo acabou ganhando maiores proporções por oferecer um duelo de grandes: Cristiano Ronaldo vs Mohamed Salah. De um lado, o portuguĂªs com 37 gols em 35 jogos, do outro, o jogador do Liverpool com 36 gols em 41 partidas.

Sem perder hĂ¡ quase um ano, os campeões europeus vinham com desfalques no time titular, Pepe e William Carvalho, ambos lesionados, acabaram sendo cortados. JĂ¡ o Egito vinha embalado pela conquista da vaga na Copa, 28 anos depois de sua Ăºltima participaĂ§Ă£o.

Com apenas um minuto de jogo, os portugueses tiveram sua primeira oportunidade de marcar, quando JoĂ£o MĂ¡rio apareceu abrindo para Raphael Guerreiro cruzar na Ă¡rea para Cristiano Ronaldo, que aproveitou o espaço e chutou de primeira, mas mandou para fora. A SeleĂ§Ă£o Egipcia nĂ£o se acomodou e tratou de dar a resposta com Said, que depois de uma bela jogada de Trezeguet, tocou na saĂ­da de Beto e viu o goleiro se agigantar para cima da bola e fazer grande defesa.

O primeiro tempo era morno, com pequenas pitadas de emoĂ§Ă£o. Numa delas, Cristiano Ronaldo enganou o marcador e tocou de calcanhar para Guerreiro cruzar para Bernardo Silva chutar de primeira, porĂ©m a bola acabou ficando com a zaga do Egito, que afastou. Em outra, aos 25’, em tiro livre indireto, Moutinho rolou para Cristiano, que chutou direto e viu Ali Gabr salvar em cima da linha.

Os gajos comandaram o primeiro tempo e quase foram recompensados no finalzinho da etapa, quando Bernando Silva cruzou, AndrĂ© Silva desviou e Rolando cabeceou para o gol, mas estava em posiĂ§Ă£o de impedimento e o gol portuguĂªs foi anulado.
Salah comemora gol em cima dos lusos (Foto: Reurs)
No segundo tempo foram os FaraĂ³s que nĂ£o esperaram para assustar a SeleĂ§Ă£o Portuguesa e com apenas dez minutos, abriram o placar em Zurique. Numa tabela entre Salah e Said, o camisa 10 bateu de primeira, a bola fez uma curva e acertou o canto de Beto, fazendo 1x0 para a SeleĂ§Ă£o Egipcia. O gol acabou despertando a equipe de Portugal, que mudou sua forma de jogar e teve as entradas de AndrĂ© Gomes e Quaresma, promovidas por Fernando Santos.

Aos 18’, Bernardo Silva acionou Cristiano Ronaldo, que acertou um belo chute espalmado por El Shenawy. No lance seguinte, a zaga egipcia cortou escanteio e a bola sobrou para Guerreiro mandar de primeira e acabar mandando para fora. Depois disso, o jogo voltou a ficar morno, com quase nenhuma oportunidade e muitos toques de bola no meio campo, levando o telespectador a acreditar que o 1x0 seria o placar final. AtĂ© que aos 43’ o jogo voltou a esquentar. Foi quando Bruno Fernandes recebeu na entrada da Ă¡rea e mandou uma bomba, a bola cheia de efeito acabou parando em El Shenawy, que fez belissĂ­ma defesa e salvou a equipe do Egito. 

Mas a estrela de Cristiano acabaria brilhando mais uma vez. Aos 47’, Quaresma surgiu pela esquerda e cruzou na cabeça do camisa 7, que subiu sozinho para empatar a partida. Dois minutos depois, a dupla apareceu novamente. Dessa vez, Quaresma cruzou pela direita e Cristiano cabeceou de novo, virando o jogo. O juiz acabou assinalando impedimento, mas apĂ³s recomendaĂ§Ă£o do Ă¡rbitro de vĂ­deo, voltou atrĂ¡s e validou a virada lusa.
A estrela lusa brilha novamente (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Com os gols nos acrĂ©scimos, Cristiano Ronaldo chegou ao seu 81º gol pela seleĂ§Ă£o portuguesa e se tornou o terceiro maior goleador por seleções de todos os tempos, atrĂ¡s apenas de Ali Daei, do IrĂ£, com 109 gols e Ferenc PuskĂ¡s, da Hungria, com 84 gols. A partida tambĂ©m garantiu outro dado histĂ³rico, esta Ă© a primeira vez que Portugal vira o jogo nos acrĂ©scimos.

PrĂ³ximo jogo da SeleĂ§Ă£o Portuguesa: Os portugueses enfrentam a SeleĂ§Ă£o Holandesa nesta segunda (26), em Genebra, Ă s 15h30.
PrĂ³ximo jogo da SeleĂ§Ă£o EgĂ­pcia: Os egĂ­pcios enfrentam a SeleĂ§Ă£o Grega na terça (27), Ă s 15h00, em Zurique.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios