Faça Parte

Firmino encerra temporada mais brilhante da carreira

O atacante brasileiro Roberto Firmino (26) fez seu Ăºltimo jogo da temporada na partida de eliminaĂ§Ă£o da SeleĂ§Ă£o Brasileira contra a BĂ©lgica na Copa do Mundo. O jogador foi uma das surpresas na temporada no esquema de Jurgen Klopp no Liverpool. Naturalmente jogava como meia ou atĂ© pelos lados do campo como um ponta, mas nesta temporada atuou como um camisa nove em sua equipe.

Imagem relacionada

Bastante criticado por suas pĂ©ssimas atuações na SeleĂ§Ă£o, o jogador teve uma melhora conforme sua boa fase no Liverpool. Na Copa teve atuações melhores que Gabriel Jesus, e para muitos foi injustiçado por nĂ£o ter começado nenhum jogo da Copa como titular.
Os nĂºmeros do jogador na temporada sĂ£o bem significativos, entre os 23 que estiveram na Copa, somente Neymar participou de mais gols que Firmino na temporada de 2017-18 contando jogos pelo clube e pela SeleĂ§Ă£o. O camisa 10 da SeleĂ§Ă£o participou de 53 gols em 43 partidas, jĂ¡ "Bobby" participou de 47 gols em 64 jogos disputados.
Na Liga dos Campeões, Roberto Firmino participou de 18 gols, marcando 10 e dando 8 assistĂªncias. Foi o vice-artilheiro e o vice-assistente da competiĂ§Ă£o. Igualou Cristiano Ronaldo em participações em gol, jĂ¡ que o portuguĂªs tambĂ©m participou de 18 gols, sendo 15 gols marcados e 3 assistĂªncias. Mas se contarmos a fase preliminar da Champions, Firmino terĂ¡ participado de outros dois gols, sendo assim participando de 20 gols dos 47 marcados pelo time inglĂªs.

Injustiçado na Copa

Apenas 81' minutos jogados em quatro partidas. Diferente de Gabriel Jesus que esteve em campo por 407' minutos. Muito se falou de um papel tĂ¡tico do atacante do City, mas de acordo com uma anĂ¡lise do Folha, Firmino foi melhor defensivamente e tambĂ©m ofensivamente, mesmo tendo menos tempo de jogo.
Firmino ganhou 75% dos confrontos defensivos, enquanto Jesus apenas 40%. Firmino teve uma mĂ©dia de 6,6 embates por jogo, jĂ¡ Jesus deu menos da metade. Em relaĂ§Ă£o a ofensividade de ambos, Firmino teve mĂ©dia de 5,8 chutes por jogo a cada 90 minutos jogados, diferente de Jesus que teve somente 1,9.
E claro, Firmino fez um gol e ainda teve participaĂ§Ă£o em outro ao dar passe para Jesus que "dominou" para que Coutinho fizesse. JĂ¡ Jesus, somente a "assistĂªncia" para Coutinho.

SerĂ¡ que terĂ¡ sequĂªncia?

Muitos dizem que essa temporada foi algo Ăºnico na carreira do jogador, e que nĂ£o se repetirĂ¡. Mas se formos analisar, nĂ£o Ă© bem assim. Desde as duas Ăºltimas temporadas de Firmino pelo Hoffenheim, onde atuava como meia, o jogador tem bons nĂºmeros. Vamos analisar temporada por temporada abaixo:

2013/14: 37 jogos, 22 gols marcados e 16 assistĂªncias. Participou de 38 gols dos 87 marcados pela equipe enquanto o jogador atuou, sendo assim, Firmino participou de 43,6% dos gols da equipe.
2014/15: 36 jogos, 10 gols marcados e 12 assistĂªncias. Participou de 22 dos 58 gols marcados pela equipe enquanto o jogador atuou, sendo assim, Firmino participou de 37,9% dos gols da equipe.

DĂ¡ para perceber que Firmino sempre foi um jogador participativo, tendo nĂºmeros expressivos e participando sempre dos gols da equipe. Para termos uma ideia, Neymar participou de 49% dos gols do PSG nas partidas que atuou.
JĂ¡ no Liverpool, atuando mais no lado do campo e nĂ£o sendo o protagonista, teve uma porcentagem e uma participaĂ§Ă£o em gols considerĂ¡vel nas duas primeiras temporadas.

2015/16: 49 jogos, 11 gols marcados e 11 assistĂªncias. Participou de 22 gols dos 75 marcados pela equipe enquanto o jogador atuou, sendo assim, Firmino participou de 29,3% dos gols da equipe.
2016/17: 41 jogos, 12 gols marcados e 11 assistĂªncias. Participou de 23 gols dos 79 marcados pela equipe enquanto o jogador atuou, sendo assim, Firmino participou de 29,1% dos gols da equipe.

NĂºmeros interessantes para um jogador que atuava nos lados do campo. Participar de 1/4 dos gols de uma grande equipe europĂ©ia que joga na liga mais difĂ­cil do mundo Ă© de se parabenizar. Para termos uma ideia, Philippe Coutinho em sua melhor temporada em nĂºmeros pelo Liverpool, em 2016/17, participou de 23 gols em 36 jogos disputados, onde sua equipe marcou 67 gols. O jogador participou de 34,3% dos gols.
Ou seja, Roberto Firmino tem nĂºmeros quase compatĂ­veis aos dois maiores craques do paĂ­s, Neymar e Coutinho.
Na atual temporada, Firmino participou de 44 gols em 54 jogos disputados. O Liverpool marcou 134 gols nestes jogos, onde o brasileiro participou de 32,8% dos gols. Ou seja, Firmino teve um aumento pequeno em porcentagem de participaĂ§Ă£o em gols, mas ao passar a jogar como centroavante aumentou o nĂºmero de gols marcados e tambĂ©m o nĂºmero de assistĂªncias. Mas como nĂ£o Ă© um centroavante de ofĂ­cio, pode jogar em qualquer setor do ataque, e mesmo em temporadas "baixas" do jogador, teve nĂºmeros compatĂ­veis a grandes temporadas de Coutinho no Liverpool. EntĂ£o se nĂ£o repetir os bons nĂºmeros da temporada 2017/18, nĂ£o serĂ¡ o suficiente para sair da seleĂ§Ă£o, sĂ³ acontecendo um desastre do mesmo nĂ£o conseguir participar de uma boa quantidade de gols, mas nos Ăºltimos anos nĂ£o conseguiu algo menor que participar de 22 gols na temporada.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios