Faça Parte

O curioso caso de RenĂª

Resultado de imagem para flamengo rene alexandre vidal

(Alexandre Vidal / Flamengo )



RenĂª Ă© um caso Ăºnico de jogador. Lateral cumpridor, raçudo, constante. Tudo pra cair nas graças da galera. Ainda assim, em toda discussĂ£o por reforços e pontos fracos, sua posiĂ§Ă£o Ă© sempre uma das postas em pauta. Ontem foi mais uma dessas ocasiões, principalmente pelo anĂºncio da contrataĂ§Ă£o de Jorge pelo Santos. Ontem tambĂ©m, mas horas mais tarde, RenĂª mostrou mais uma vez porque nĂ£o devemos nos preocupar com o lado esquerdo. Viu quem quis.

O lateral piauiense chegou ao Flamengo em 2017, junto com uma leva de novas contratações. Veio junto com o Trauco para preencher o vazio deixado por Jorge, cria da base e melhor lateral esquerdo do Brasil naquele ano. No primeiro ano foi muito reserva e pouco jogou. O peruano chamava mais atenĂ§Ă£o pelos passes e cruzamentos que lhe renderam atĂ© uma certa polivalĂªncia no elenco. Mas o passar do tempo mostraria que estĂ¡vamos apostando na opĂ§Ă£o errada.

Enquanto isso, RenĂª aguardava cabreiro. Nunca jogou um futebol vistoso, mas sempre foi eficiente. Nos esquemas de quatro laterais com ZĂ© Ricardo, entrou em poucos jogos da Libertadores mas sempre mostrando disposiĂ§Ă£o e firmeza. Nunca falhou.

AliĂ¡s, quando RenĂª falhou?

Tente se lembrar de alguma falha clamorosa de RenĂª, ou erros que tenham comprometido resultados.

TĂ¡ dĂ­ficil, nĂ£o?

Pois Ă©. Eles nĂ£o existiram.

Rueda quando chegou em 2017 viu isso e pĂ´s Trauco no banco, jĂ¡ que esse falhava muito na marcaĂ§Ă£o. Mas vendo que o time tinha como ponto forte urgente a bola parada acabou tendo que trazer Trauco de volta ao time para cumprir a funĂ§Ă£o de batedor de faltas e escanteios. Duraria pouco.

Ano passado era para ser o ano da afirmaĂ§Ă£o de RenĂª. Foi titular o ano todo, foi um dos jogadores do time que mais jogou. Fez gols. Errou pouquĂ­ssimo. Eleito melhor lateral esquerdo do campeonato brasileiro, assim como Jorge havia sido dois anos antes.

Por que entĂ£o ainda dizemos que aS lateraiS sĂ£o nosso fraco?

NĂ£o sei. De fato nĂ£o sei. Pra mim Ă© claro que o problema real Ă© na direita, e jĂ¡ foi resolvido de julho pra frente.

RenĂª nĂ£o Ă© ponto fraco. É ponto de solidez.

Repare bem. RenĂª joga do lado onde jogam todos os jogadores de frente do Flamengo com menos disposiĂ§Ă£o para marcaĂ§Ă£o: Vitinho, Bruno Henrique e Arrascaeta. Mesmo assim, Ă© quase impossĂ­vel ver o piauiense desesperado na marcaĂ§Ă£o ou enxergar no lado esquerdo um ponto fraco da defesa. RenĂª Ă© seguro ao extremo. É agressivo na marcaĂ§Ă£o, antecipa todas as bolas, nĂ£o desiste de nenhuma e Ă© mestre na arte de desarmar os pontos sem precisar dar carrinho.

Talvez isso acontecesse porque RenĂª nĂ£o subisse e mantivesse sua posiĂ§Ă£o estĂ¡tica atrĂ¡s cumprindo apenas sua funĂ§Ă£o de marcaĂ§Ă£o. Mas tambĂ©m nĂ£o Ă© o caso.

RenĂª Ă© um lateral que apoia muito bem, mas apoia diferente. NĂ£o Ă© um velocista. Por isso, sabe que a ultrapassagens e cruzamentos na linha de fundo nĂ£o sĂ£o seu forte. Barbieri (#saudades) descobriu o jeito certo de utilizĂ¡-lo: por dentro. O ponta abre na ponta e RenĂª joga como um lateral armador. Ganha quase todas as espirradas e segundas bolas, mantĂ©m o time compacto no lado esquerdo e sabe jogar dando passes inteligentes para o miolo Ă  frente da Ă rea. NĂ£o Ă© um exĂ­mio cruzador, mas quando necessĂ¡rio dĂ¡ seus bons passes pelo alto, como no terceiro gol do Flamengo contra a LDU no Ăºltimo jogo de Libertadores. Fora todas essas funções, ainda possui um bom chute de fora, como o que abriu o placar ontem no MaracanĂ£.

Acima de tudo, RenĂª Ă© um jogador de MaracanĂ£. É perna de aço, chega duro nas divididas, levanta a torcida e com seu jeito simples participa de boas jogadas no ataque. Nos segundos tempos avança com segurança e salva atrĂ¡s na hora das decisões

Cumpridor. NĂ£o falha. 

E outra. Todo time precisa de um operĂ¡rio, um feioso. Aquele cara que nĂ£o Ă© ruim mas que nĂ£o brilha, que dĂ¡ a vida pelos outros. Que num FlaxFlu corre meio campo e salva de forma espetacular um contra ataque de 5 contra 2 que mataria o jogo. 

Meu povo, atĂ© a seleĂ§Ă£o de 70 tinha Everaldo.

Sendo Flamengo, o que mais tem Ă© operĂ¡rio jogando em time de craques. Williams e Airton nĂ£o me deixam mentir.

Assim como Nunes, o fraco na tĂ©cnica mas valente de coraĂ§Ă£o que completava o time dos sonhos do Flamengo dos anos 80.

Se quiser se pegar na superstiĂ§Ă£o te dou ainda outro motivo pra defender RenĂª. |Todo time histĂ³rico do Flamengo precisa de um nordestino cadeira dura. 

Nunes, Bebeto, Angelim.

Ă“bvio que nĂ£o estou comparando. SĂ³ estou pedindo que parem de falar da lateral esquerda. Precisamos muito mais de segundo volante titular do que de um lateral.

Queria ter Jorge? Mas Ă© claro. Mas fico despreocupado.

SĂ³ acho interessante o curioso caso de RenĂª: o lateral que nunca parece fazer o suficiente mas de trĂªs em trĂªs jogos Ă© eleito melhor em campo pela torcida do Flamengo.

De resto, sobre ontem, fica aqui a nota pras confusões do VAR, pro pĂªnalti tosco e imbecil cometido sobre Lucas Silva.

No mais,
Saudações Rubro-Negras.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios