Faça Parte

"Dia do Fico"

(Foto: Lucas Merçon/ Fluminense FC)

O dia 9 de janeiro de 1822 ficou marcado na história do Brasil como o "Dia do Fico". Nessa data, D. Pedro I se recusou a voltar para Portugal, conforme era ordenado pelas "Cortes Portuguesas".
A Praça XV, no centro da Cidade do Rio de Janeiro, ficou lotada de pessoas que ouviram a proclamação do futuro Imperador do Brasil. Esse acontecimento foi um dos pilares para entender a indepencia do Brasil que acorreria ainda naquele ano. 
Quase 200 anos depois, outro indivíduo se recusou a seguir as ordenações portuguesas. Marcos Paulo abriu mão de  servir a Seleção Portguesa sub-19 para atuar como um dos pilares fundamentais da vitória do Fluminense ontem no Morumbi.
Os contemporâneos de D. Pedro I não sabiam o que aquele 9 de janeiro simbolizaria, sabiam apenas que era um acontecimento importante. Nós que estamos vivendo a história do Fluminense em 2019 desconhecemos o nosso futuro também, porém, sabemos que o triunfo de ontem foi muito importante.
O Brasileirão está acabando e esperamos que a nossa indepêndencia ocorra. D. Pedro I criou um País,  Marcos Paulo e o resto do time lutam para salavar uma nação.

Que a história se repita
Historia magistra vitae


Postar um comentário

0 Comentários