Faça Parte

Žilina, o Coronavírus gera sua Primeira Vítima fatal no Futebol





Segundo maior campeão eslovaco de todos os tempos, vice-colocado na atual edição do campeonato local, o MSK Zilina declarou no ultimo dia 30 de março que encerrará sua atividades a partir do próximo dia 1º de abril. 



Fundado no início do século XX, o Zilina foi uma das vítimas do imperialismo austro-húngaro no leste europeu naquele período. A língua magyar (ou húngara) era imposta em todo território da atual Eslováquia mesmo que não fosse própria daquela região. Esse processo de aculturação  ficou conhecido na história como "Magyarização", uma violência que chegou até o mundo do futebol e os clubes criados naquele contexto. 

A cidade de Zilina era um importante polo industrial, na última década do século XIX, foram criadas grandes fábricas como a Slovena (1891) e a química Povazie (1892). Esse crescimento econômico fez com que muitas pessoas se estabelecessem em Zilina, um dos reflexos disso foi a criação do  Zsolnai Testgyakorlók Köre, uma equipe de futebol criada por eslovacos que se viram obrigados a utilizar o vocabulário húngaro para driblar a repressão dos seus dominantes. 

Esse domínio teve fim após a 1ª Guerra Mundial, o Império Austro-Húngaro foi dissolvido e as regiões dominadas se tornaram independentes através de delimitações de fronteiras ou fusões. Em 1918, juntamente com a Boémia e a Morávia, formaram um Estado único, a Checoslováquia. Desta forma, a equipe mudou de nome e se transformou no SK Zilina (um nome eslovaco). 

O campeonato de futebol local foi dividido por regiões, os clubes da Eslováquia jogavam entre si no que era chamado de Zväzové Majstrovstvá Slovenska. Nesse cenário, o Zilina ganhou seu primeiro "Eslovacão" na temporada 1927-1928 e faturou novamente esse título na temporada seguinte, seu maior rival em conquistas era o I.ČsŠK Bratislava que já havia conquistado um tri-campeonato seguido nos 3 anos anteriores. 

Em 1938, a Eslováquia se separa da Checoslováquia após o "Partido do Povo Eslovaco" ter assumido o poder daquela região. Esse movimento de independência foi tutelado pela Alemanha Nazista, essa situação foi responsável pelo "Holocausto Eslovaco". 
Dos 89.000 judeus da região, cerca de 69.000 foram assassinados.

Zilina não escapou desse cenário terrível, a região tinha uma das maiores concentrações de judeus da Eslováquia, a crise economica e social daquele local refletiu em campo, o SK Zilina não conseguiu emplacar bons campeonatos e viu o seu maior rival esportivo da capital Bratislava enfileirar taças. 

Após a 2ª Guerra Mundial, a Eslováquia foi anexada novamente pela Checoslováquia e o SK Zilina  não conseguiu se destacar no cenário esportivo. O terceiro título da sua história só foi conquistado na temporada 1981/1982, a competição era uma divisão local para equipes eslovacas, uma espécie de segundo escalão do futebol tchecoslovaco. 

Em 1° de janeiro de 1993 ocorre o "Divórcio de Veludo", esse tratado garantiu dissolução da Checoslováquia e a criação dos Estados independentes da Eslováquia e da Rep. Tcheca. A 1.Liga foi criada para ser a 1ª divisão do campeonato de futebol eslovaco, o MSK ZILINA foi uma das equipes convidadas para integrar essa nova competição, a equipe não fez feio e garantiu a quarta colocação no torneio. 

As glórias retornaram ao MSK Zilina nos anos 2000, a equipe ganhou 7 vezes a 1ª divisão local, o primeiro título  veio na temporada 2001-2002 e a última taça foi conquistada na temporada 2016-2017. Além disso, o clube ainda emplacou uma "Copa da Eslováquia" no ano de 2012.

A história do MSK Zilina se confunde com a trajetória da Eslováquia, a equipe é a segunda maior detentora de troféus no futebol local e sua dissolução é um baque tremendo para os amantes do "Esporte Bretão" naquela república. 

A Fortuna Liga (nome atual da 1ª divisão local) está parada devido a pandemia do Corona Vírus. A federação de futebol local pretende que o campeonato retorne no final do mês de abril, porém, não há confirmação sobre esta data. A Eslováquia é um dos países que conseguiram tomar as melhores medidas contra a propagação deste vírus, mas não se pode cravar o dia em que a normalidade será instaurada naquele país.  

Independente da data, 17 jogadores já foram desligados do MSK Zilina e, nem mesmo a federação local, sabe como o campeonato irá retornar sem o segundo campeonato do torneio. Há a possibilidade de jogadores da base do clube aceitarem disputar as partidas restantes para que o estrago na competição não seja maior. Porém, até mesmo esses atletas deverão se sujeitar as condições financeiras de um clube quebrado. 

O Coronavírus mudou o mundo nestes últimos dias, além de ser brutal por si só ela mostrou as fragilidades pré-existentes em vários campos da nossa sociedade. Aqueles que não têm casa para se isolarem sofrem com a propagação alucinante desta doença e sofrerão mais os seus efeitos, os clubes que não estavam preparados para situações críticas irão fechar as portas. 

Fruto da desigualdade econômica ou incompetência administrativa, o Coronavírus aproximou a realidade do futebol a nossa. Devemos repensar como a nossa sociedade funciona e como muitos clubes por ai operam. 


Para os brasileiros: FIQUE EM CASA!

Para os eslovacos: ZOSTAN  DOMA!

@TiagoSantosR | @LF_Site

Postar um comentário

0 Comentários