Faça Parte

2020, O Fim do Gado Verde e Amarelo: FC Zimbru


O Bisão Europeu é o animal terrestre mais pesado do "Velho continente", a sua população já dominou as terras que se estendiam da atual França até o Rio Volga  na atual Rússia. A Moldávia é um país que se encontra nessa longa faixa territorial e esse animal é tão famoso por lá que o principal clube da capital recebeu o nome de "Zimbru" (palavra romena para definir o"Bisão Europeu").

O FC Zimbru foi fundado em Chișinău na República Socialista Soviética da Moldávia no dia 16 de maio de 1947 em um contexto agitado  para aquela nação. Desde 1946, aquela pequena República já sofria com uma "Grande fome" que vitimou um número aproximado de 115 mil pessoas e perdurou até o ano seguinte quando as autoridades moscovitas conseguiram estabilizar minimamente a situação. 

Se a Moldávia sofria fora de campo, dentro das 4 linhas o Zimbru não fazia feio e conseguia representar sua nação dignamente. No total, os "Galben-Verzii" (os Verde-amarelos) disputaram em 11 oportunidades a Primeira Divisão do Campeonato Soviético, 32 vezes eles atuaram na  Segunda Divisão e enfrentaram a "Terceirona" em duas temporadas apenas. Os números podem não impressionar os mais desavisados, porém, o futebol soviético era extremamente competitivo que contava com clubes russos e ucranianos bem estruturados e repletos de craques. 

A nível de comparação, Entre as 15 Repúblicas que compuseram  URSS, A Moldávia era a segunda menor e, em termos populacionais, era a 7 ª menor. Além disso, a Moldávia é historicamente uma região essencialmente agrária que nunca atraiu muitos recursos externos e que convive desde o seu nascimento como Estado com diversos conflitos étnicos. 

A maior parte daquele país é habitada por moldávio, porém, há grupos representativos de russos, romenos, ucranianos, búlgaros e gagaúzes (população de origem turca). Esse caldeirão cultural em um território tão pequeno acaba gerando crises internas entre grupos antagônicos que emperram o crescimento daquela nação e tem reflexos no futebol.

O maior rival do FC Zimbru é o Sheriff da cidade de Tiraspol, o jogo entre essas duas agremiações é conhecido como "El Classico Moldovar" e representa muito mais que uma partida entre os dois clubes mais vitoriosos daquele país. O FC Zimbru representa a capital, ele é o clube mais popular do país, o Sheriff é o clube de destaque da Transnítria (uma região de maioria russa que busca se tornar independente). Podemos traçar um paralelo entre esse derby e o Real Madrid x Barcelona: De um lado uma equipe da capital com torcedores por todo o país, de outro lado encontra-se um símbolo de um movimento separatista. 

Apesar de ter se tornado 8 vezes campeão do "Moldovão" e 6 vezes vencedor da Taça da Moldávia após a independência daquela República em 1991, a direção do FC Zimbru já anunciou que não jogará a próxima temporada do campeonato local devido a problemas financeiros gerados por uma série de administrações mal sucedidas. Sevastian Botnari, gerente de operações do clube, informou em uma coletiva no último dia 3 de março que o presidente e principal investidor do clube chamado Nicolae Ciorni (um dos homens mais ricos da Moldávia que se beneficiou criminosamente da posse de antigas estatais soviéticas naquele país) decidiu não investir mais no futebol profissional por motivos não revelados. 

Sem previsão para voltar, 2020 está se provando um ano difícil para o gado verde-amarelo, um messias os abandonou e única pergunta que o presidente deve fazer para os milhares de adeptos desolados é um debochado, "E Daí?".


Postar um comentário

0 Comentários