Faça Parte

Mais velho que a "Old", O Pioneiro: Queen´s Park FC


No dia 28 de maio de 1888 ocorreu o primeiro Rangers x Celtic da história, o clássico ficou conhecido como "Old Firm" e terminou com uma vitória dos Celtas por 5x2. Porém, bem antes dessa partida histórica, Glasgow já tinha uma equipe vitoriosa. 

O Quenn´s Park foi fundado em 9 de julho de 1867 quando "vários cavalheiros se encontraram no Eglinton Terrance n°3 com o objetivo de formar um clube de futebol". Essa data confere ao Quenn`s Park o status de clube de futebol mais antigo da Escócia que ainda se encontra ativo. 

O pioneirismo deste clube não para por ai.

 Em 1872, na cidade de Glasgow, ocorreu o primeiro confronto entre seleções na história do futebol. Escoceses e ingleses mediram forças em uma partida que atraiu 4000 mil pessoas para um campo de cricket onde o jogo foi disputado, o placar da partida foi um truncado 0x0 e os 11 atletas da equipe escocesa eram jogadores do Quenn´s Park. Por curiosidade, a seleção inglesa naquele confronto contava com esportistas de 8 clubes diferentes e outro titular era integrante do "1st Surrey Rifles" (Unidade voluntária do Exército Britânico que existiu entre 1859 e 1993).

O primeiro clube de futebol precisava de um "primeiro estádio de futebol" e foi isso que eles conseguiram. O Hampden Park foi construído em um terreno na Avenida Hampden em Glasgow com  recursos levantados pelos membros do Quenn`s Park, ele foi o primeiro estádio fechado que utilizava catracas em todo o Reino Unido. O atual Hampden Park tem capacidade para 51 mil pessoas e se encontra a poucos metros do terreno do primeiro de seu nome, a casa continua sendo do Quenn`s Park mas eles correm o risco de perdê-la.

A conta é simples, o Quenn`s Park variou entre a terceira e a quarta divisão escocesa nos últimos 100 anos, a arrecadação do clube é bem pequena (na temporada 2019-20  a receita do clube foi de 750 mil Libras) e a manutenção de um gigante como o Hampden Park é enorme. O clube só consegue administrar a arena porque a Federação escocesa de Futebol manda a maior parte dos jogos da seleção local lá, porém, essa entidade estuda mandar os jogos da Seleção em outros estádios espalhados pelo país visando aluguéis mais baratos. 

Para driblar a situação,  há negociações em andamento para que a Federação compre a Hampden Park e o Queen`s construa um estádio bem mais acanhado que se adeque a sua realidade, mas os valores entre as duas partes ainda não foram acordados. Para ilustrar, na temporada passada a média de público do time foi de 607 espectadores e na atual a média é de 583 pessoas. 

O deserto que pode ser observado nas arquibancadas dos jogos dos  "Spiders" (apelido do clube) não é encontrado na sala de troféus da instituição. Entre 1874 e 1893, o Quenn`s venceu a Taça da Escócia em dez oportunidades, ele também venceu duas vezes a "Segundona", uma vez a "Terceirona" e um troféu da Quarta Divisão. As taças conquistadas no início do futebol local podem gerar uma dúvida: Como o Queen´s Park se tonou um clube inexpressivo no futebol escocês?

A resposta podia ser encontrada no estatuto do clube. Desde a sua fundação, o Queen´s Park FC tinha como política usar somente atletas amadores, desta forma,  eles perderam competitividade  enquanto outras agremiações se profissionalizavam e atraíam os melhores jogadores para seus respectivos plantéis, esse processo se iniciou no final do Sec. XIX e não teve mais volta. Somente no ano passado uma eleição realizada pelos dirigentes do clube para que esse realidade fosse alterada e a profissionalização chegasse a instituição. 

 Essa característica que perdurou até 2019 abriu espaço para que vários atletas tentassem iniciar suas carreiras nos gramados do Hampden Park e alguns fizeram sucesso. Alex Fergunson iniciou sua carreira como jogador dos "Spiders", aos 16 anos ele estreou como atacante na derrota para o Stranraer mas marcou o gol solitário naquele 2x1. Na atualidade, o atleta mais bem sucedido que iniciou sua trajetória no Quenn´s Park FC é o Andrew Robertson que atua na lateral esquerda do campeão mundial Liverpool. Ele jogou 34 partidas e anotou 2 gols pela equipe de Glasgow, o sucesso naquela Quarta Divisão  fez com que ele se transferisse para o Dundee United da Primeira Divisão Escocesa. 

O Queen´s Park sempre foi encarado como um clube "Romântico" pelos amantes do futebol na Escócia, uma instituição que não quis transformar o futebol em negócio e que sempre abriu as suas portas para atletas que pretendem ingressar na carreira de jogador. 2019 marcou o fim do "Romantismo Amador" dos "Spiders", mas a História sempre vai ser uma apaixonada pelo pioneirismo da "Firma mais antiga de Glasgow", o Quenn`s Park FC. 

Postar um comentário

0 Comentários