Faça Parte

A indignação seletiva com Cazares

Foto: Bruno Cantini/Atlético

No começo deste sábado, 16 de maio, o empresário do Cazares, Jorge Marino, disse que o camisa 10 não iria renovar o contrato com o Galo, que se encerra em dezembro. Ele alegou que o ciclo do atleta havia se encerrado, que o interesse dele é deixar o clube e citou até o Presidente da República.

Essa notícia gerou uma enorme repercussão nas redes sociais. Muitos lamentavam e outros comemoravam até demais. Eu já tive meus momentos de fúria com Cazares, inclusive em textos aqui no site. No entanto, atualmente é inconcebível ser a favor da sua saída, observando os números e, principalmente, o comportamento de parte da torcida em relação ao jogador.

Cazares quer sair, isso não é segredo para ninguém. Provavelmente, ele deve ter se cansado das críticas excessivas e da encheção de saco de comentarista que sugeria tornozeleira eletrônica (!!!!) para vigiá-lo, mesmo ele sendo DE LONGE o melhor jogador do nosso time.

Juani é líder de assistências no Galo desde 2017. Além disso, marca quantidades bem razoáveis de gols para um meia. Mesmo assim, alguns torcedores são impiedosos com o equatoriano. Não que ele seja santo, longe disso. Mas mesmo com suas irregularidades e polêmicas, o cara ainda entrega boa performance em campo e ela poderia ser ainda melhor se tivesse um time qualificado e organizado ao seu redor. Afinal, deve ser difícil para ele dar uma puta assistência para o Di Santo desperdiçá-la.

Agora, analisando as críticas em si: dizem que Cazares não merece o carinho dos atleticanos por não ter ganho nenhum título expressivo. Esse argumento não se aplica, uma vez que Reinaldo não ganhou nada relevante e Rosinei nos ajudou a ganhar a Libertadores. Nem preciso dizer qual dos dois é ídolo aqui, né?

Para piorar, os cornetas enchem a boca para chamar Cazares de cachaceiro, descompromissado, antiprofissional etc. Inclusive falam que preferem jogadores menos qualificados, mas que sejam dedicados ao nosso clube.

Pois bem, vou usar dois jogadores como exemplo. O primeiro é Robinho, que apesar dos bons números, nunca foi decisivo. Foi irregular e não nos deu grandes títulos, igualzinho a Cazares. E ainda foi CONDENADO por estupro na Itália, expondo nosso clube de forma completamente desnecessária e o associando indiretamente a um crime, já que ele jogava pelo Atlético na época. Portanto, mesmo com tudo isso, não existem críticas ao ex-camisa 7 alvinegro. Pelo contrário, ele tem muitas viúvas por aí. Mas é o Cazares que desrespeita o Galo, né não?

Agora vou citar um jogador com conduta diametralmente oposta: Richarlyson. Ele não conseguiu repetir o ótimo desempenho dos tempos de São Paulo, mas o que faltou em técnica, sobrou em raça, disposição e respeito à camisa, atributos que muitos atleticanos até sobrepõem a habilidade com a bola no pé. Porém, ele incrivelmente não dispõe do mesmo crédito que Robinho. O motivo vocês já sabem: uma SUPOSTA homossexualidade, que o volante jamais se pronunciou a respeito dela, até porque não é da conta de ninguém. Nunca o valorizaram por medinho da zoação dos adversários, mas exaltam um estuprador. Não dá para entender.

O que quero expor aqui é o falso moralismo de certas pessoas. Com Cazares, não poupam palavras para criticá-lo, como se fossem paladinos da moral, mas com Robinho, que tem um pouco mais de grife, o tratamento é diferente, mesmo tendo cometido um crime. E Richarlyson, por motivos completamente estapafúrdios, não é reconhecido como deveria. O nome disso é indignação seletiva.

Se não houver nenhuma reviravolta até o fim do ano e o Cazares for embora mesmo, espero que ele arrume um clube que o permita jogar seu ótimo futebol e ser feliz, já que aqui não foi possível.

Fim do texto.

OBS. 1: Como vocês devem saber, Cazares foi acusado de estupro no ano passado. No entanto, a Polícia mineira abriu investigação, colheu vários depoimentos e não encontrou provas contra ele. Ao que tudo indica, o cara é inocente. Robinho foi condenado, é bem diferente.

OBS. 2: Os números de Cazares por temporada estão disponíveis no site Galo Digital (clique aqui para acessar). Pode me xingar, mas o faça de forma embasada. 

@LF_Site | @victismo

Postar um comentário

0 Comentários