Faça Parte

Do Sonho de um Jovem à Degeneração: O Futebol do Rio de Janeiro em 2020




Em 1897, um jovem de 17 anos chamado Oscar Cox voltava para o seu amado Brasil após estudar por anos na Europa. Além da saudade de sua pátria, esse carioca de  ascendência inglesa trazia consigo a ideia de estabelecer o futebol no Rio de Janeiro, cidade que naquele período via o remo como o esporte mais importante.

Enquanto a Lagoa Rodrigo de Freitas era o centro das atenções dos apaixonados por esportes na capital da jovem República, Oscar Cox maturava os meios de implementar o "Football" na "Cidade Maravilhosa". Em 1901, após uma viagem para Londres, o jovem trouxe bolas apropriadas para a pratica do mais famoso esporte bretão, ele conseguiu arrumar duas partidas amistosos contra selecionados paulistas  e, no ano seguinte, o seu sonho de consolidar esse desporto foi concretizado com a criação do Fluminense Football Club  em 21 de julho de 1902.

Após a criação do Fluminense, outros clubes foram formados na esteira do pioneirismo tricolor e o resto é uma história fabulosa...até o dia de ontem, o dia 17 de junho de 2020 coloca os esforços daquele jovem apaixonado em cheque.

O futebol carioca que Oscar Cox criou simbolicamente hoje é gerido por pessoas inescrupulosas, dirigentes que só visam o lucro e colocam a vida humana como um detalhe técnico em meio a uma pandemia que ja matou mais de 48 mil pessoas no Brasil.

O jogo de ontem terminou com uma vitória do Flamengo por 3x0 contra o Bangu. 3 bolas na rede e dois mortos por Covid-19 no hospital de campanha que fica a alguns metros do Maracanã (palco da partida), o placar moral dessa partida foi uma derrota tão acachapante que nenhum gol em campo poderia diminuir o tamanho dessa goleada amoral.

Oscar Cox criou o Fluminense FC mas o seu sonho era mais amplo, ele queria dar alegria para o povo do Rio de Janeiro e tenho certeza que ele apoiaria a fundação e sucessos dos rivais do Tricolor. Ele só queria que o futebol trouxesse vida para os gramados do Rio de Janeiro, porém, ontem quem se destacou foi a morte.




Postar um comentário

0 Comentários