Faça Parte

Fluminense, o Radical

(Foto: Pilar Olivares/ Reuters)


"– Uma posição um pouco mais radical do Fluminense, e uma posição do Botafogo um pouco mais flexível, pelo menos a gente tem sentido isso. Amanhã nós termos uma nova reunião onde vamos discutir o nosso protocolo de jogo seguro, e a gente espera que o Fluminense compareça, discuta e, no final, participe do campeonato. (…) A gente não pode, porque um clube não deseja voltar, parar todo um campeonato. Eu espero que o Fluminense mude de posição. Tem até amanhã para mudar de posição. A gente está aguardando ele na reunião da Ferj."

(Entrevista de Rodolfo Landim ao Portal UOL. 05/06/2020).


Na tarde de ontem, a FERJ conseguiu implementar o protocolo "Jogo Seguro". Este documento é o manual que será adotado pelas equipes cariocas para que o futebol seja realizado em um Rio de Janeiro colapsado por uma pandemia, Fluminense Botafogo votaram contra esse procedimento mas suas vozes dissonantes foram abafadas pelos desejos dos outros clubes.

Antes dessa famigerada reunião, o presidente do Flamengo criticava a postura tricolor, ele alegava que o mandatário do Fluminense é "Muito Radical" e que o campeonato não poderia parar só porque um clube se recusa a jogar. Além de se colocar contra uma pessoa que tenta defender a vida de forma radical, Landim mostra desconhecimento das regras que regem essa várzea que se tornou o Campeonato Carioca, ou será que ele já sabia de alguma coisa que nós não temos ciência?

Para que ocorra alguma mudança de data ou de regras na competição, é necessário que TODOS os clubes concordem com os novos procedimentos propostos, se Flu e Bota se colocarem contra as novas regras impostas por esse Conselho Arbitral, o campeonato não deveria voltar. Porém, vivemos tempos esquisitos no Brasil e o Campeonato Carioca de Runbens Lopes é o extrato concentrado dessa realidade alucinada que estamos inseridos, ocorreu esse conselho ontem e os dois clubes "Radicais" tiveram seus direitos tolhidos pelos outros times. Não há regras no "Cariocão", as leis são os desejos de Landim e o juiz é o possante Rubinho.

Se "dentro das 4 linhas" as normas foram obliteradas, é importante que destaquemos a fala de Landim, afinal de contas, o campeonato que o Flu está jogando agora segue as vontades do presidente rubro-negro. O radicalismo alertado pelo mandatário do clube gaveano saiu de sua boca com um ar pejorativo, queria jogar o Tricolor como uma entidade intransigente (quando o assunto é VIDA...) e que estaria atrapalhando o Cariocão (campeonato que o próprio "Mister" alegou ser um grande amistoso).

A palavra "Radical" vem do latim "radix" que carrega o sentido de "origem", dessa forma, ser "Radical" não significa que o indivíduo está sendo irracional seguindo certa doutrina como quis expressar Landim, é exatamente o contrário. Quanto mais "Radical" a pessoa for, mais ela está buscando as "raízes" daquilo que pensa e isso exige reflexão e racionalidade. Quem deveria ser mais radical sobre suas responsabilidades é Rubinho, ele ignora as normas do torneio que comanda para agradar seus amigos. 

Ser "Radical" quando o assunto é a vida deveria ser o natural, não há outra forma de abordar esse tema sem colocar em risco as pessoas. Nós entendemos que o Fluminense está sendo radical e o clube deve se orgulhar disso, entendemos a complexidade e a beleza da vida, se esses sentimentos não compõe o caráter de Landim e de seus colegas, nós só podemos lamentar a sua falta de radicalização.




Postar um comentário

0 Comentários