Faça Parte

Galo e empresários: nem sempre deu certo

Renato Salvador, Rubens Menin e Ricardo Guimarães num jantar que provavelmente custou mais caro que o Fiat Uno 2006 do meu pai.

Nos últimos meses, muito tem se falado da participação de empresários no Atlético, em especial Rubens Menin, dono da MRV Engenharia, do Banco Inter e sócio da CNN Brasil, e Ricardo Guimarães, conhecido banqueiro de Minas Gerais e fundador do Banco BMG. Renato Salvador, que comanda a rede de hospitais Mater Dei, também ajuda o Clube, mas em menor escala.

Faço esse texto como forma de expor meu ponto de vista sobre essa relação, que apesar de ter ganho os holofotes só agora, já existe há vários anos. Pensei muito antes de escrever, afinal, o envolvimento dessas figuras com o Galo ficou tão intenso que gerou uma certa idolatria de boa parte da torcida por elas. 

E isso é mais ou menos compreensível. Quem não ficaria feliz de finalmente ver seu time fazer boas contratações, após anos roendo o osso com Geuvânios, Di Santos, Denilsons e Juninhos da vida? Quem não ficaria empolgado ao ver que um belo estádio está sendo construído, sem onerações ao clube? 

Pois bem, toda essa animação é aceitável. No entanto, ela não pode tirar nosso senso crítico. Não adianta alimentarmos a ilusão de que esses caras vão bancar qualquer coisa simplesmente porque são atleticanos. Afinal, eles são empresários e pensam como tal. São bilionários (ou algo muito próximo disso) e fazem investimentos, ou seja, eles vão querer algo como retorno. E esse "algo" pode não ser somente dinheiro. Pode ser influência política.

Como exemplo, vamos falar só de Ricardo Guimarães e Renato Salvador, por enquanto. 

Em março deste ano, o médico Felipe Kalil pediu demissão do Atlético. Ele resolveu picar a mula após descobrir que Ricardo Guimarães não o queria mais no clube, tendo inclusive pedido o seu desligamento para o presidente Sette Câmara. Vale lembrar que Felipe é filho de Alexandre Kalil, nosso ex-presidente e desafeto político de Ricardo. 

Isso gera uma desnecessária instabilidade no Clube, que vivia a mais absoluta paz até então. Além disso, gera a impressão de que não há comando, o que, na minha opinião, não pega nada bem. Dá a entender que quem manda é quem tem bala na agulha, não quem foi eleito seguindo o processo legal da instituição.

Voltando um pouco mais no tempo: Guimarães é parte importante daquilo que é considerada uma das piores fases da nossa história. Foi presidente no começo do milênio e apesar de ter montado um ótimo time em 2001, foi responsável pelo rebaixamento inédito do Galo, quatro anos depois, mesmo tendo no elenco nomes como Tite, Euller, Marques, Amaral, Fábio Júnior etc.

Além disso, se tornou o nosso maior credor, emprestando R$ 94 milhões ao Clube. Hoje, a dívida passa de R$ 120 milhões.

Em 2007, Ricardo conseguiu eleger Ziza Valadares, que é tido por muitos como o pior presidente da nossa história. Ziza renunciou em 2008 sob forte rejeição da torcida e com uma investigação do Ministério Público nas costas. O primeiro na linha sucessória também pediu pra sair. Quem era? Renato Salvador!

Me assusta muito que essas pessoas atualmente estejam sendo colocadas em um pedestal, sendo que elas fizeram parte de um péssimo período da história do Galo, num passado não muito distante. Agora querem voltar a dar as cartas por aqui e isso ficou claro nesta temporada, onde boa parte dos reforços só vieram porque se encaixavam num perfil estabelecido por eles. 

Sobre Rubens Menin: eu não sei qual é a sua real intenção enquanto mecenas do Galo. Contudo, seu filho, Rafael, é vice-presidente do Conselho Deliberativo. Então, eu não ousaria duvidar que ele tentasse uma eventual candidatura à presidência, uma vez que a Família Menin está em alta no Clube e com os torcedores.

Resumindo: a relação de um ricaço com um clube de futebol nem sempre dá certo. Sejam críticos e não caiam na bobagem de xingar a imprensa quando ela faz o seu papel, que é questionar. Temos o exemplo dos torcedores do rival, que tomaram os jornalistas como inimigos em vez de cobrar os seus dirigentes. Hoje, amargam a situação pré-falimentar da equipe azul. 

O fato de fulano ter muito dinheiro não garante que o time só terá benefícios. Há contrapartidas e precisamos estar atentos a elas. Afinal, ninguém deve ser maior que o Galo, independente da quantidade de dinheiro presente em sua conta bancária. Todos são passíveis de cobranças e críticas. Não passem pano para alguém a qualquer custo, só porque esse alguém pagou uma dívida ou comprou um jogador, e principalmente se esse alguém tem um passado bem tenebroso no futebol.

Me xingue nos comentários.

@victismo | @LF_Site

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Concordo.. Mas vc esqueceu de citar que além de emprestar quantias absurdas ao atlético e jamais receber, inclusive deixando de receber parte na venda de jogadores que era combinada, há notícias de que o RICARDO deu para o clube o terreno da cidade do galo e ainda arcou com METADE de todos os custos de construção na época. Isso MUDOU a história do clube e MENIN doando o terreno e comprando naming rights da arena, certamente também mudará. A atenção é sempre necessária, a crítica quando cabível pelos erros também é, mas não pode faltar respeito e gratidão pelos acertos e pelas coisas que fizeram, pois não tinham ou tem obrigação de fazer e nenhum outro fez.

    ResponderExcluir
  2. Felipe Kalil saiu do Atlético MG devido ao alto salário que recebia no clube e devido influência do seu pai, utilizando seu cargo atual para impor uma pressão, foi admitido no Mater Dei, onde foi montada uma equipe médica chefiada por ele.

    ResponderExcluir
  3. A vigilância é sempre importante, precisamos que o futebol seja profissional. Todos os grandes clubes de futebol do Brasil esta endividado. Não se faz futebol profissional sem muito dinheiro. Torcida não consegue bancar futebol, o Atlético precisa da ajuda desses empresários com dinheiro e experiência administrativa. A paixão deixa para o torcedor.

    ResponderExcluir
  4. O quê que você já fez pelo Galo? É sócio torcedor? Tem algum projeto melhor ao que foi apresentado por eles? Não? Então amigo faça como eu Torça, mas Torça mesmo para que o projeto dê certo. Porque se não pode ajudar, por favor não atrapalha.

    ResponderExcluir
  5. Não te conheço, mas parabéns pela sua coragem de expor seu ponto de vista. Eu como cruzeirense já sabia onde iria chegar um Diretor de Futebol que DESTRUIU o clube do Ipatinga, enquanto a torcida em peso idolatrava o "Mitair", fui criticado assim como você foi por alguns incautos por aqui. Óbvio que o caso do Cruzeiro é bem mais crítico que o de vocês, de 2004 pra cá fomos sendo assaltados por presidentes mau-caráter ano após ano, até hoje há torcedor que defende certos nomes sombrios sem compreender como eles destruíram o clube.

    Infelizmente senso crítico é uma carência educativa nesse País de bananas, onde o povão mal aprende a ler e escrever corretamente ou a diferença entre mais e mas, mesmo assim ganha o diploma do ensino médio.

    ResponderExcluir