Faça Parte

Heroínas do futebol: Elane #02

Primeira brasileira a fazer um gol em uma Copa do Mundo

Elane: primeira mulher a fazer um gol para o Brasil numa Copa do Mundo
Elane dos Santos, primeira mulher a marcar um gol pelo Brasil em Copa do Mundo
(Créditos/ Divulgação)


No segundo texto da série “Heroínas do Futebol”, feita para homenagear grandes nomes do futebol feminino brasileiro, será possível conhecer quem foi a primeira jogadora a marcar um gol para a seleção na Copa do Mundo. Para conferir o texto anterior, clique aqui.

Elane dos Santos nasceu no dia 4 de junho de 1968, assim como a Sissi, também nasceu quando a prática era proibida por lei para as mulheres. Como muitas da sua geração, ela começou a jogar bola na rua e sua primeira oportunidade só veio quando ela já tinha 15 anos. Em entrevista ao site da cbf, ela disse que não sabia que existia clube de futebol e muito menos, que outras meninas também jogavam.

A zagueira não chegou nem a completar um mês no clube São Cristovão, que rapidamente reconheceram sua habilidade e já foi chamada para defender o Bonsucesso, em que faturou o título carioca juvenil em 1983 e a partir daí sua carreira começou a crescer.

Mesmo assim, ela não vivia apenas do futebol, precisou trabalhar desde cedo para ajudar em casa, então precisou conciliar sua paixão. Trabalhou como babá, empregada doméstica e até mesmo chegou a trabalhar no mesmo clube em que treinava.

Apesar de toda a dificuldade e até mesmo da sua mãe dizendo que isso não dava futuro, a zagueira não desistiu. Muitas vezes ela começava alguns afazeres, parava para treinar e depois voltava, porque ela acreditava que isso era o que queria fazer.

Foi em 1991, na China, na primeira edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que Elane fez história com a camisa da seleção. Seu gol foi o gol da vitória por 1x0 em cima do Japão. Seu gol fora esquecido, muitas vezes, até por ela mesma.

Primeira Seleção Brasileira Feminina durante o Mundial Experimental da FIFA em 1988
Time que jogou o Mundial experimental da FIFA em 1988
(Créditos/ Arquivo pessoal)

Mesmo assim, nunca é tarde para resgatar esse gol histórico e ressaltar a sua importância. No ano passado, a FIAT, a chamou para uma ação, em que recriaria o gol, na Granja Comary, em Teresópolis. As imagens foram exibidas durante o intervalo da partida contra a Holanda no Torneio Internacional de Futebol Feminino. 



Após a exibição era perceptível o quão importante é reconhecer e divulgar um feito desse, já que na época não se teve o devido destaque, era a hora de consertar isso. Mesmo no começo de um projeto, aquela seleção que disputou o Mundial em 1991 deu o seu máximo e nunca deixaram de tentar ou acreditar.

Apesar da seleção feminina não ter ganho nenhuma Copa do Mundo, o Brasil nunca deixara de participar de nenhuma edição. E Elane, abriu as portas para grandes feitos na competição, marcou o primeiro gol e talvez nunca imaginou que um dia a pessoa que lideraria na artilharia com maior número de gols, entre homens e mulheres, seria uma mulher e além disso, seria brasileira.

Elane jogou ao lado de grandes nomes como Sissi, Roseli e Pretinha, encerrou sua carreira na seleção em 1999, se aposentou do futebol em 2007. Mesma época em que começou a trabalhar como motorista do BRT.

Sempre é importante resgatar momentos como esses, para mostrar a evolução da modalidade. Espero que tenham gostado e que muitas meninas/mulheres se inspirem e se fortaleçam nessa trajetória de jogadora.

Fico por aqui, Larissa Campesan (@fclarisz)



Postar um comentário

0 Comentários