Faça Parte

Botafogo joga mal (e VAR também) e perde invencibilidade

Foto: Vitor Silva/Botafogo


    ‘Polêmico não, foi avacalhação mesmo’, disse André Rizek sobre a atuação do VAR na anulação do segundo gol do Botafogo. Não só Rizek, mas outros inúmeros jornalistas e especialistas em arbitragem concordaram sobre a péssima atuação do juiz de vídeo no jogo do Glorioso. A máquina, que vinha para ajudar, vem prejudicando cada vez mais o futebol brasileiro. E não pela máquina, mas por quem a opera. A fraca arbitragem brasileira usa do VAR uma muleta para seus erros e, hoje, comemorar gol é só quando o adversário da a saída de bola no círculo central.
    
    Na mesma rodada, o VAR vai mal no jogo de Santos x Flamengo, com dois gols (bem anulados), mas demorando muito tempo para funcionar. Não pode continuar assim.
   
    Vivemos também um contexto em que criticar o VAR te torna um monstro ignorante. Gian Oddi fez um belo comentário sobre o fanatismo pró - VAR, que muitas vezes, legitima um discurso de que não se pode criticar a tecnologia que te torna automaticamente contra ela. A crítica a arbitragem, goste disso ou não, faz parte do imaginário futebolístico brasileiro e querer proibir isso é matar uma das essências do jogo. 
    
    Além disso, incomoda a falta de critério. O Botafogo vem sendo sistematicamente prejudicado e já passou da hora de agir e se mostrar presente na CBF. Futebol também é política. 
    
    Falando da partida: o time foi muito mal. Autuori propõe um estilo de jogo que a defesa tem de estar muito concentrada e, por consequência, não levar gols no início. Porém, tudo isso deu errado. Num lance protagonizado por uma constituição do ex, Lindoso tocou para Moisés que cruzou na cabeça de Galhardo. Gol deles. O Botafogo precisava criar, mas em tarde pouquíssimo inspirada de Caio Alexandre, sem Honda e com Nazário no banco, o time não conseguia. Levamos o segundo gol em outra falha da defesa e precisávamos, mais do que nunca, reagir. O time criou algumas oportunidades mas não foi eficiente por falta de qualidade técnica. O destaque positivo é Matheus Babi. O atacante mais uma vez se portou bem e tem bastante talento. Que achado no mercado. Em compensação: Barrandeguy não tem a menor condição de jogar em alto nível no Brasil e foi um péssimo achado no mercado. Ganha algumas poucas bolas com certa plasticidade, mas normalmente, é dominado pelo lado esquerdo dos adversários. 
   
    A anulação do segundo gol matou o time e o jogo ficou bem morno. O Internacional jogou bem e foi eficiente no que se propôs. Olho no trabalho de Eduardo Coudet, pois esse promete. 

    No mais, o adversário da semana é o Coxa Branca e a vitória é muito necessária. Espero que Autuori mude o time e que possamos ver a estreia de Kalou. Se ele irá bem ou não, não sabemos, mas sem dúvidas, será uma atração no futebol brasileiro.

    Sobre Gatito: errou. Fez o que nós queríamos fazer, mas não foi o certo. Tem crédito de sobra por ser um jogador disciplinado e um grande líder do elenco. Deve pegar um gancho, mas isso passa. Cavalieri está aí e é muito útil.

Saudações alvinegras!

Guilherme Abizaid David
Twitter: @guiabizaid


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Relaxa mano, iremos rir bastante disso quando chegar o Vasco x Botafogo pela supercopa do Brasil ano que vem

    ResponderExcluir