Faça Parte

Brasileirão 2020: O que esperar do Flamengo.

É isso amigos, o Covidão-RJ acabou, algumas semanas se passaram e o Brasileirão tá batendo na porta pra começar. Vou tentar trazer aqui um panorama de como acho que o Flamengo vai se portar no campeonato. Estreamos domingo, às 16h contra o Atlético-MG no Maracanã, ainda sem público, e com certeza toda a torcida quer ver como vai estar o time de Torrent com uma semana de treinos. Primeiro de tudo vale dizer que vou me esforçar ao máximo durante todo esse período a fazer o mínimo de trocadilhos com o nome do nosso novo técnico, mas em alguns momentos elas serão inevitáveis. Estejam avisados. 


Partindo para a análise em si, na minha opinião, e de alguns flamenguistas com quem conversei, creio que essa é a pior estreia possível para o Flamengo no campeonato. O Atlético (que está enfrentando o América pelo segundo jogo da semifinal do campeonato mineiro no momento que escrevo esse texto) é com certeza um dos 4 times mais fortes do campeonato, e claro, é comandado pelo, melhor técnico em atividade nesta bagunça que chamamos de país. Junte a isso um time que enfileirou reforços durante a pausa da pandemia, aliado a um treinador que está sempre mudando seus times e diferenciando sua forma de jogar. Tem tudo para ser um bom primeiro teste para Torrent e sua comissão técnica. Vale lembrar que no ano passado o Flamengo x Santos de Sampaoli do primeiro turno foi um dos melhores confrontos do campeonato, e com certeza o mais difícil de toda a caminhada do hepta.


Pois bem, dito isso vamos ao que importa que é falar do Flamengo. Acredito que ainda veremos um time muito próximo do que foi na passagem de JJ. Não espero grandes inovações de Torrent. Até porque em apenas 6 treinos é impossível impor qualquer ideal mais sólido. Mesmo antes da sua chegada já vimos que nosso novo treinador parecia conhecer o estilo de jogo que era empregado aqui, além de respeitar bastante o trabalho do seu antecessor. Tudo isso foi confirmado em sua primeira coletiva quando perguntado sobre o que sabia do time de Jesus. 


Imagem

Foto: Alexandre Vidal/Twitter Oficial do Flamengo


Mesmo antes, quando a contratação de Dome ainda era um rumor, já pipocavam teorias, entrevistas e vídeos sobre como seus times jogavam. E um ponto que sempre li em todas as entrevistas e relatos eram sobre como ele gostava principalmente de vencer. Com certeza, o estilo de jogo é importante, mas Torrent gosta do resultado, então acho que agora de começo veremos um time com poucas mudanças, sempre buscando o resultado, talvez de forma que ainda não agrade totalmente a torcida, mas que nos dará vitórias.


Com o passar do tempo essas mudanças conseguirão ser mais sentidas, não sei exatamente em questão de esquema tático. Pelo que vi de Torrent, ele parece variar muito de acordo com as peças que tem a disposição, então não acho difícil manter o nosso 4-4-2 tão conhecido. 


Dentre os jogadores não deve haver grande mudança. Dome já citou nominalmente os 4 da frente como importantes no time de Jesus, e assim deve permanecer. Resta saber se vão manter suas posições e movimentações de antes. Imagino que ele vá rodar bastante o elenco nesse início de Brasileirão, afinal as 6 primeiras rodadas se passam em 21 dias. Além disso, o fato de estarem liberadas as cinco substituições por jogo fará com que vejamos vários jogadores teoricamente reservas ganhando tempo de jogo, nos dando a possibilidade de analisar melhor cada um deles. Eu particularmente estou interessado em dois nomes em específico: Vitinho e Thiago Maia. O primeiro porque eu sou muito fã e quero ver dando certo sempre, mas mais do que isso estou levando em conta o fato de Torrent ser um técnico que gosta muito de jogar com pontas bem abertos e valoriza bastante o drible no um contra um, características que favorecem bastante ao nosso camisa 11. Já Thiago estava comendo a bola antes da parada da pandemia, aproveitou as suspensões de Arão e mostrou muito serviço, principalmente no primeiro jogo da Libertadores contra o Junior lá em Barranquilla. Com muita gente falando que ele tinha que ser titular, vai ser interessante ver essa disputa pela vaga, ainda mais com a rotação que deve rolar. Competição não vai faltar.


Pessoalmente eu estou bastante empolgado pra ver o que Dome pode fazer neste time. Os times de Guardiola foram os times que encantaram boa parte da minha geração quando adolescente e sempre pensei em ver algo parecido no Flamengo. E acho que esse momento chegou. Ainda mais espero ver um time dominante, amassando adversários e jogando com a bola, muito provavelmente menos intenso no sentido de loucura, mas consideravelmente melhor com relação a questão de dominação e controle de jogo.


Por fim, acho que vale destacar o esforço do comitê do futebol (não vou elogiar a diretoria do Flamengo pois essa tá longe de merecer qualquer elogio) em manter o mesmo estilo de jogo para o clube, algo que todos torcedores e jornalistas sempre falavam. Torrent é o segundo técnico seguido que se diz um “Cruyffista”, afinal Jesus assim se denominava. Ambos falaram a mesma frase “gosto de ganhar de 4 a 3 ao invés de 1 a 0”. É nesse sentido que o Flamengo deve seguir, é assim que sempre foi e assim que deve ser. Foi assim que ganhamos nossos títulos e alcançamos nosso patamar (que vocês já sabem qual é) atual. 


Completando então, o que espero desse time é o mesmo que esperava lá no longínquo janeiro de 2020: Vitórias, espetáculo, muitos gols (do Gabigol) e o Flamengo sendo coroado com o título no final do campeonato. 


No mais,

Saudações Rubro-negras!


Postar um comentário

0 Comentários