Faça Parte

O tal favoritismo do Galo no Brasileirão


Foto: Bruno Cantini/Atlético

Você já ouviu o Linhacast, podcast do Linha de Fundo? Clique aqui e conheça!

Com a volta do futebol, há um mês, muita gente estava curiosa para ver o Galo em campo. Atleticanos, imprensa e até torcedores de outros times queriam ver o que Jorge Sampaoli e amigos estavam preparando para esta temporada. Algo normal, uma vez que foram investidos mais de R$ 100 milhões em reforços.

O Brasileirão começou, estamos na quinta rodada, e o Flamengo, principal favorito, não iniciou muito bem. Por isso, automaticamente, o Galo passou a ser erroneamente visto como time a ser batido no campeonato. Digo isso porque existe outra equipe mais entrosada e com a filosofia mais solidificada, que é o Inter, nosso adversário mais recente no torneio. Aliás, no jogo contra o Colorado, apenas Igor Rabello e Jair estavam no Clube em 2019. Então, com o elenco novo e jogadores ainda estreando e assimilando a filosofia do Sampaoli, não é possível cobrar racionalmente que esse time vire uma máquina do dia pra noite.
.
Por causa de um início bom, a imprensa e outras torcidas passaram a nos ver como o bicho papão do campeonato. O Milton Neves, por exemplo, teve a cara de pau de soltar um texto dizendo que "só uma tragédia tira o título do Galo", com TRÊS RODADAS JOGADAS. Estão colocando um mega favoritismo no nosso time que nem a torcida coloca. Claro que temos expectativas altas e ficamos chateados com as derrotas, mas é sempre bom ter um pé atrás. Quem sabe até dois. Líder de terceira rodada não ganha p*rra nenhuma.

A real é que o Galo está num início de projeto esportivo a longo prazo, que irá desembocar na inauguração da Arena MRV, em 2022. Então não seria nenhum absurdo se não fôssemos campeões já nesta temporada. Eu, particularmente, vejo 2020 (e um pedaço de 2021) como tempo de implantação e solidificação das ideias do Sampaoli, além de entrosamento dos jogadores. Se levantarmos o caneco, incrível. Mas se isso não acontecer e pegarmos uma boa colocação na tabela (tipo 2º ou 3º lugar), não é pra ter crise e nem caça às bruxas. É pra ficar otimista, pois o que já foi bom, tende a melhorar no futuro.

Resumindo: torcedores, calma. Não caiam em pilha de adversários ou de certos comentaristas de TV. Pezinho no chão, pois vai dar tudo certo.

Postar um comentário

0 Comentários