Faça Parte

Desabafo em branco e preto

Recepção do torcedor santista
Imagem: @GaleriaSantista // galeriasfc.com

O que define a grandeza de um clube
? O tamanho da sua torcida, a quantidade de títulos, os grandes ídolos ao longo da história, sua conta bancária? Os critérios são mutáveis e geralmente nós os usamos conforme nos é conveniente. Porém, independente do critério que você escolha para chegar numa conclusão, nem o mais hater dos rivais pode negar: o Santos é gigante.

Único clube dito “grande” do país que não está localizado numa capital, o Santos é tradicionalmente um dos times com menos espaço na mídia esportiva – principalmente em SP – e quando lembrado é tratado com desconhecimento e muito desrespeito por parte de alguns comentaristas.

O curioso é que mesmo com a pouca exposição midiática, administrações calamitosas, péssimas escolhas esportivas e campanhas como a desse ano que passam muito perto de manchar a história do clube, o Peixe segue sendo o maior clube do país e o mais reconhecimento internacionalmente. Porque como alguém disse uma vez, o Santos não é da cidade de Santos, ele é do mundo.

O Santos é do garoto Bradyon Bent lá em Manchester, do Will que lá de Minas está cantando e dançando na chuva enquanto comemora a permanência na série A, de cada menino da Vila espalhado pelos clubes de futebol mundo a fora. É meu, é seu. O Santos é gigante (em todos os sentidos).

O ano de 2021 é de aprendizado, mas não apenas em termos administrativos e esportivos por parte de quem comanda o clube. É também de aprendizado para quem um dia ousou tripudiar, desrespeitar e debochar da história e do tamanho do Santos.

E a você torcedor santista (já fazendo meu momento autocrítico), calejado e sofrendo com o momento ruim do clube: pode rir, ri, mas não desacredita não! Que esse ano tenha sido de reconexão sua com o time, assim como aconteceu comigo no momento em que pisei na Vila outra vez após mais de 2 anos.

Eu não vou ser prepotente em dizer que a relação “Santos e primeira divisão” irá durar e ser feliz para sempre, até porque ela nem sempre é feliz. Mas o que eu, você leitor e qualquer pessoa que acompanhe futebol consegue afirmar sem titubear, é que ambos foram feitos um para o outro. Então que seja eterno enquanto dure.

Com o Santos como e onde ele estiver!


Pedro Ramos  |  @peedrohramos

Postar um comentário

0 Comentários