Faça Parte

Eliminação com aplausos (mas não de minha parte)

Quando seu time precisa de um resultado difícil, ele é motivado por muitas pessoas: comissão técnica, diretoria, imprensa (não toda, é claro), mas, principalmente por sua torcida. O papel do torcedor é reconhecer que, apesar da eliminação, o time lutou até o final e não merece ser condenado por isso. De fato, isso é verdade, mas eu vejo culpados nessa eliminação e, pelo que vi na partida de hoje e pela situação que o time passa, fica difícil aplaudir. O Goiás saiu de campo eliminado e aplaudido, mas não de minha parte.


O jogo:

Precisando de um placar de três gols de diferença para se classificar, o Goiás foi á campo bem motivado e confiante, pois após uma vitória difícil contra o Palmeiras fora de casa, à classificação contra o Ituano poderia vir sem dificuldades, mas três besteiras cometidas tiraram o objetivo do Goiás. Ao decorrer desse pós-jogo, colocarei esses três erros que, para mim, foram prejudiciais ao time esmeraldino da Copa do Brasil e levaram a classificação para a equipe do Ituano, que mostrou ter um bom contra-ataque, mas, com todo respeito, foi antidesportivo e covarde. Características de um time pequeno.

A partida, que era para ser tranquila, começou com muitos sustos. A ofensividade do Goiás parecia ter deixado à defesa confusa durante o jogo e isso foi logo visto quando Alex Alves cortou mal, a bola foi nos pés de Ronaldo, que chutou para uma bela defesa de Renan. Enquanto o Ituano atacava, o Goiás tentava se ajeitar e colocar a bola no chão.

A primeira chance do Goiás veio com Wesley, que chutou no canto para a defesa do goleiro Fábio (esse nome será muito falado aqui). Depois desse lance, o jogo ficou morno até a metade do primeiro, quando Wesley pegou a sobra de Bruno Henrique e chutou em cima da defesa. A bola foi para Erik, que só desviou para as redes: 1x0.

O gol deu confiança para o Goiás no segundo tempo e a tendência era do time voltar fazendo uma pressão enorme, mas os passes errados de Felipe Menezes e falta de técnica de Erik estavam irritando o torcedor esmeraldino. O árbitro perdeu o controle da partida e distribui muitos cartões amarelos na segunda etapa, o que provocou fúria em Hélio dos Anjos e na torcida, mas aí que veio o 1º erro do Goiás na partida: A falta de qualidade da defesa. Depois de uma boa jogada vinda da lateral, Alex Alves não soube desarmar na bola e derrubou Bassani dentro da área. Pênalti marcado e essa foi a gota d'água para alguns esmeraldinos, que já deixavam o estádio. Alex Alves é só mais um zagueiro despreparado no time, assim como Felipe Macedo, que, graças a Deus, estava suspenso.

Ronaldo bateu o pênalti e marcou o terceiro gol dele em cima do Goiás em apenas dois jogos: 1x1. Nada contra o Renan, ele é, sem dúvidas, o melhor jogador desse time, mas o Ronaldo não é um bom batedor de pênalti e, na minha visão, faltou um pouco de vontade do goleiro para defender a penalidade. O atacante do Ituano bateu como um jogador de pelada nos campos de várzea: fazia paradinha para aparecer e só escolhia um canto na esperança de acertar.

Após o gol, o Verdão se mostrou aguerrido na partida e buscou o resultado. Everton cruzou para Wesley, que pegou de direita para colocar o Goiás na frente novamente: 2x1. Isso fez com que o time goiano ganhasse esperança na partida e a pressão continuou: Wesley deu um lindo passe de calcanhar para Artur, que deslocou Fábio e ampliou: 3x1.

Faltava apenas um gol, mas Hélio dos Anjos cometeu o 2º erro do time, que para mim, ajudou na eliminação do Goiás: A entrada de Lucas Coelho. Não é por nada, mas Lucas Coelho veio para esse clube apenas para tirar férias do Grêmio. Nunca mostrou nada desde que chegou, nunca fez uma jogada importante, nunca fez um gol sequer e já foi expulso. Dessa vez, ele tinha a chance de se redimir. Recebeu a bola livre na área, dominou, mas chutou pra fora tirando a chance de ouro que o Goiás tinha.

Após esse erro, o Goiás não conseguia colocar a bola no chão e fazia lançamentos que não davam certo. O Ituano quase matou a partida em um contra-ataque, mas Dick chutou pra fora. Com muitos passes errados, o árbitro encerrou o jogo e a eliminação estava decretada.

O 3º erro:

3º erro já havia acontecido antes da partida começar e nós sabemos qual é, pois foi vergonhoso: A derrota no primeiro jogo. Se o Goiás tivesse mostrado essa força de vontade no primeiro jogo, talvez não tomasse dois gols bobos, talvez tivessem feito um gol fora de casal e talvez estivessem com a vaga nas oitavas com essa vitória de hoje.

A falta de "senso" do Ituano:

Como vocês leram no começo da matéria, descrevi o Ituano como um time "covarde" e "antidesportivo". E de fato eles foram. Fizeram muitas besteiras dentro de campo, como faltas desnecessárias, a falta de senso de Leonardo Luiz, que chutou a bola no bandeirinha, mas, principalmente, a "frescurinha" do goleiro Fábio, que adorava cair na área, fazer uma cena, o que fez com que o árbitro desse 7 minutos de acréscimos. Parabéns ao time paulista pela classificação, mas eles não mereceram.

Ao Goiás, resta agora se concentrar no Brasileirão e continuar a boa campanha que estamos fazendo até o momento. A conduta de 'retranqueiro' de Hélio dos Anjos pode até ser aceita, pois está dando certo até agora, mas peço que ele veja o quão é importante manter uma escalação correta. Dar mais chances para Wesley, que fez uma partida excepcional, e o mesmo serve para Fred e Robert. Espero também que escale o Diogo Barbosa, lateral importante e com qualidade que acabou de sair da suspensão por doping. Reconheço que o time lutou, mas não mereceu meus aplausos.

Com a eliminação, o Goiás está classificado para a Copa Sul-Americana, que se inicia em agosto. A próxima partida do Verdão é pelo Campeonato Brasileiro contra o Grêmio no domingo (31/05) ás 16h no estádio Serra Dourada. No momento estamos na 2ª colocação com 7 pontos ganhos.

Goiás 3x1 Ituano - 3ª fase da Copa do Brasil

Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO).
Público: 5.614 pagantes
Renda: R$ 51.992,50 
Cartões Amarelos: Péricles e Erik || Leonardo Luiz, Naylhor, Jonatan, Clayson, Claudinho e Ronaldo.
Cartões Vermelhos: Não teve.
Gols: Erik (28'min - 1ºT), Wesley (33'min - 2ºT) e Artur (41'min - 2ºT) || Ronaldo (32'min - 2ºT).

Escalação:

Goiás: Renan; Everton, Fred, Alex Alves (Lucas Coelho) e Mário Sérgio; Rodrigo, Péricles (Artur) e Felipe Menezes (Robert); Erik, Bruno Henrique e Wesley.
Téc: Hélio dos Anjos

Ituano: Fábio; Dick, Leonardo Luiz, Naylhor e Peri; Jonatan, Clayson (Gilberto Souza), Ewerton (Gercimar) e Guilherme (Bassani); Claudinho e Ronaldo.
Téc: Tarcísio Pugliese

Pós-jogo feito por Wagner Filho, colunista do Goiás Esporte Clube.

Twitter:
Wagner Filho || @wagner_gec
Linha de Fundo || @linhadefuundo

Postar um comentário

0 Comentários