Faça Parte

Apática, Chapecoense perde para o Flamengo e se complica no Brasileirão

Flamengo domina partida e afunda Chapecoense. (Foto: Fran Constante)
A Chapecoense entrou em campo na tarde deste domingo (13) em busca da primeira vitória no returno do Campeonato Brasileiro, onde conquistou apenas 2 pontos em 5 jogos. O adversário era o embalado Flamengo, que na última quinta-feira venceu o Cruzeiro jogando no Maracanã por 2x0 e entrou no G4.

Para a partida, Vinícius Eutrópio mandou a campo novamente a equipe que empatou contra a Ponte Preta e contra o Joinville. Sem poder contar com Vilson e Gil, ainda entregues ao departamento médico, a única duvida era entre Camilo ou Ananias. O meia levou a melhor e iniciou a partida como titular.

Já Oswaldo de Oliveira não pôde contar com suas principais peças. O zagueiro e capitão Wallace, Emerson Sheik e Guerrero machucados, e Alan Patrik suspenso ficaram no Rio de Janeiro. César Martins, Canteros e Marcelo Cirino ganharam as vagas na equipe titular.

Assim como vimos durante todas as partidas do returno, a Chapecoense se mostrava uma equipe desordenada em campo, errando muitos passes e deixando o Flamengo atacar como queria. Tanto que, logo aos 10 minutos da primeira etapa, a pressão rubro negra surtiu efeitos, César Martins cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e sobrou na segunda trave para Paulinho, que de primeira chutou forte no ângulo e sem chances para Danilo.

Após o gol, quem seguia pressionando eram os visitantes e o segundo gol não demorou muito a sair. Aos 32 minutos Kayke lançou para Marcelo Cirino, que não deixou a bola sair pela direita e tocou livre para Canteros bater cruzado e ampliar o placar. O Flamengo ainda poderia ter feito o terceiro aos 42 minutos, quando Cirino cruzou para Paulinho, que de cabeça obrigou Danilo fazer bela defesa. A Chapecoense só conseguiu levar perigo a meta de Paulo Victor aos 45 minutos, quando Apodi recebeu nas costas de Jorge e bateu cruzado, mas Samir se esticou e salvou o rubro negro.

No intervalo, Camilo, muito vaiado pela torcida na primeira etapa, deixou o gramado para entrada de Ananias. Com a bola rolando, vimos uma Chapecoense completamente diferente no segundo tempo. Aos 6 minutos, Apodi cruzou na cabeça de Tiago Luis, que mandou para o gol, mas Paulo Victor fez a defesa. A pressão do Verdão só aumentava, e a recompensa veio aos 35 minutos, quando Márcio Araújo derrubou Ananias dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança o artilheiro Bruno Rangel bateu forte no canto esquerdo de Paulo Victor, que ficou parado no centro do gol. Após o gol, a Chape seguia pressionando os rubro negros, mas o castigo veio aos 43 minutos, quando Tiago Luis errou o passe no ataque e Luiz Antonio tocou para Ederson servir Kayke livre na área, que tocou embaixo das pernas de Danilo e definiu o 3x1 no placar.

Bruno Rangel marcou o único gol da Chapecoense na tarde deste domingo. (Foto: Fran Constante)
A crise se estabelece na Chapecoense a cada rodada que passa. Com apenas 2 pontos em 6 jogos, a equipe se aproximou ainda mais da zona de rebaixamento, o que deixa o sinal vermelho ligado na Arena Condá.

Apenas duas mudanças da equipe que terminou o turno para o atual time titular do Verdão foram feitas. Rafael Lima assumiu a vaga de Vilson machucado, enquanto Camilo voltou de lesão e ganhou a vaga de Ananias. A principal diferença é que o time parece ter perdido seu maior trunfo do início da competição: a Arena Condá. A equipe não consegue manter as boas atuações e foi engolida tanto por Corinthians, quanto pelo Flamengo neste domingo. Qual é o principal culpado?

Muitos vão responder que é o treinador Vinícius Eutrópio, mas eu discordo. A verdadeira culpada pela atual fase da Chapecoense é a diretoria, mais especificamente o departamento de futebol, que após o empate melancólico diante da Ponte Preta na Arena Condá preferiu seguir com o mesmo erro que cometeu no final do Campeonato Catarinense, quando a equipe foi eliminada das finais, mantendo Eutrópio no comando da Chapecoense.


Diretoria da Chapecoense se reúne nesta segunda-feira para novamente decidir o futuro de Eutrópio. (Foto: Fran Constante)
É inadmissível que um time que treina durante toda a semana e só faz isso não tenha uma jogada ensaiada de bola parada, que não tenha um padrão de jogo, que erra vergonhosamente passes, assim como foi contra Corinthians e Flamengo. Os mesmos erros cometidos não são corrigidos. Até quando o torcedor vai ter que aguentar jogadores sem vontade, como o meia Camilo, em campo e um treinador medroso no comando da equipe?

É bom a diretoria agir o mais breve possível, criar o “fato novo” que funcionou no final do ano passado e salvou a Chapecoense do rebaixamento, ou esse poderá ser esse o nosso destino no final do Campeonato Brasileiro. 


Marcelo Weber || @acfmarcelo

Postar um comentário

0 Comentários