Faça Parte

Guia do Pernambucano 2016: O campeonato mais animado do Brasil

O Campeonato Pernambucano 2016 começou no dia 10 de Janeiro e ele não oferece risco de rebaixamento a Sport, Santa Cruz e Salgueiro (representantes do estado na Copa do Nordeste), além do Náutico. Bizarrices à parte, a entrada do ‘trio de ferro’, mais o Salgueiro, marca o início desta competição de fato.

Antes, oito clubes do interior jogaram entre si por duas vagas. América e Central, os dois classificados, se juntam ao quarteto para a disputa do hexagonal do título. Mesmo fora da Copa do Nordeste, o Náutico foi ‘dispensado’ do primeiro turno do campeonato devido ao curto intervalo entre o fim da Série B e o início do estadual. Os seis clubes que não conseguiram uma vaga no hexagonal do título vão jogar o hexagonal do rebaixamento, sendo os dois últimos caindo para a Série A2 do Pernambucano.

Voltando a falar do hexagonal do título, já de cara teremos um clássico na primeira rodada (fato que se repete desde o ano passado quando ocorreu Santa Cruz x Sport). E graças a Federação Pernambucana teremos Náutico x Santa Cruz numa segunda-feira (01) às 20h30min na Arena Pernambuco (clássico estava marcado para o dia 31 e mudança desagradou a todos). Além do clássico Salgueiro recebe o Sport no estádio Cornélio de Barros às 16h (horário local) no dia 31. Completando a rodada, o América joga em casa no estádio Ademir Cunha contra o Central às 16h também na segunda-feira.

Bora lá conhecer os postulantes ao título do Pernambucano 2016!

AMÉRICA


Mequinha querido segundo time de qualquer torcedor pernambucano, o dono de seis títulos do estado vai disputar a taça novamente junto com o trio de ferro, a Patativa e o Carará, além disso, teremos o Todo Poderoso Mequinha no Brasileirão Série D (tá bom pra você? Pra mim está ótimo). E para você meu caro leitor que não sabe, mas o América quase perdeu a sua sede no início do ano passado. Sim o patrimônio do clube foi a leilão por causa de dividas trabalhista, mas os deuses do futebol não deixaram isso acontecer e o Mequinha retomou o que era seu por direito.

A base do elenco é formada pela equipe vice-campeão do Pernambucano Sub20. Até o momento, o técnico Charles Muniz, campeão estadual pelo Náutico em 89 e pelo Santa em 93, conta com 21 jogadores, a maioria deles desconhecidos do grande público, tirando um nome. O dono da frase: “A mesma mão que aplaude, é a mesma mão que vaia”, é o trunfo do Periquito pernambucano, não sabe de quem é o dono dessa frase mitológica? O dono dessa frase é nada mais nada menos que Carlinhos Bala, sim ele mesmo que já passou pelo trio de ferro, já conquistou a Copa do Brasil pelo Sport e teve uma passagem pelo Cruzeiro é o grande nome do clube para esse hexagonal do título.

Time base: Delone, Ricardinho, Danilo Cirqueira, Yuri, Jair; Gláuber, Danyel, Jean, Alex Gaibú; Jackson, Carlinhos Bala.

Peça-chave: Considerado “Rei de Pernambuco” por faturar títulos com Sport e Santa além de acessos com o trio de ferro, o atacante Carlinhos Bala dispensa comentários seja em campo ou fora dele. É figura na certa.

CENTRAL


A quinta força do estado chega para mais um hexagonal do título, no Pernambucano do ano passado o clube terminou o campeonato na 4° colocação e quase se classificou para a Copa do Nordeste 2016, mas nem tudo foi tristeza já que a meta da Patativa era o Brasileirão Série D, mas infelizmente o clube foi eliminado para o Lajeadense/RS.

Esse ano o Central acertou a contratação do experiente atacante Araújo, de 38 anos, ex-Goiás, Fluminense, Cruzeiro, entre outras equipes, e que é natural de Caruaru. Nome de peso também tem o novo lateral-direito: José Wilker, que estava no Queimadense-PB. O técnico será Flavio Barros, mais conhecido no futebol alagoano, em que foi campeão estadual por ASA, CSA e Coruripe.

E surtiu efeito, a experiência do atacante Araújo classificou o time na primeira colocação do Grupo A para o hexagonal do título e consequentemente para a Série D do Brasileirão deste ano. Jogador inclusive anotou três dos oito gols marcados pelo clube nessa primeira fase do Pernambucano.

Time base: Juninho, Gustavo, Márcio, Vinícius, Sadrak; Charles Vagner, Moisés, Daniel, Candinho; Índio, Araújo.

Peça-chave: Acho que dispensa apresentação o atacante Araújo, hoje capitão da Patativa, o atacante de 38 anos é a esperança de gols junto com o meia-atacante Candinho que no Pernambucano 2015 fez um bom campeonato.

NÁUTICO


O Timbu chega para esse campeonato com o grande peso de não conquistar um título pernambucano desde 2004, é isso mesmo, 11 anos sem levantar um troféu. O ano de 2015 para o torcedor alvirrubro foi para esquecer principalmente no estadual na última colocação do hexagonal do título, ficando atrás até do modesto Serra Talhada (quem diria!?) e consequentemente o clube não se classificou para o Nordestão desse ano. Na Série B, o time chegou a liderar a competição só que o gás foi acabando e bateu na trave terminando na 5° colocação a dois pontos do último que conseguiu o acesso para a elite, América/MG.

Ano de 2015 foi terrível, mas o grande trunfo do Náutico foi à manutenção da defesa que foi sólida durante toda a Série B de 2015. A trinca de zagueiros Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Rafael Pereira - este último improvisado na lateral direita - não foi vazada nos amistosos contra o Botafogo-PB. Na referência do ataque, Thiago Santana (ex-Figueirense) tem sido preferido com relação a Daniel Morais. O grande desafio fica no meio de campo. Nesta primeira fase de testes, Elicarlos (ex-Chapecoense, retornando de empréstimo), Eduardinho, Roni (ex-Cruzeiro), Renan Oliveira (ex-Atlético/MG) e Bérgson têm montado um esquema no 4-1-4-1, que deve ser usado no clássico contra o Santa Cruz - no qual o Timbu não conta com Júlio César, suspenso.

Além dos reforços citados acima (Thiago Santana, Eduardinho, Roni, Renan Oliveira), o Náutico contratou os volantes Fernando Pires (ex-Central), Rodrigo Souza (ex-Cruzeiro), Rafael Ratão (ex-Ponte Preta), Walber (ex-América/MG) e Esquerdinha (ex-Coritiba).

Time base: Júlio César, Rafael Pereira, Ronaldo Alves, Fabiano Eller, Gáston Filgueira; Rodrigo Souza, Elicarlos, Roni, Renan Oliveira; Bérgson, Thiago Santana.


Peças-chave: Desde que chegou ao Náutico em 2014, o ex-goleiro do Corinthians, Júlio César se tornou ídolo pela torcida do Náutico com suas defesas e a torcida alvirrubra espera que o mesmo continue com seus grandes feitos. O que falar sobre Elicarlos que desde 2006 defende as cores do Náutico, e mesmo tendo uma passagem pelo Cruzeiro e Chapecoense, o volante de 30 anos voltou para “sua casa” para defender o Timbu em mais uma temporada. Chegou durante a Série B do ano passado, mas já mostrou para a torcida que gosta de fazer gols e é com o atacante Bérgson a esperança de gols da torcida do Náutico.

SALGUEIRO


No Pernambucano 2015, o Salgueiro conseguiu a marca histórica de conseguir o vice-campeonato quando perdeu a final para o Santa Cruz por 1x0; Fato que não abalou muito o Carcará do Sertão, que chegou para a disputa da Série C mostrando que é cabra macho só que infelizmente terminou a primeira fase a um passo da Série D quando terminou na 8° colocação com 19 pontos.

Mas nada como um ano novo para renovar as esperanças do torcedor, Salgueiro que além do Pernambucano vai disputar a Copa do Nordeste trouxe de volta o técnico Sérgio China, além disso, o lateral-esquerdo Marlon que estava emprestado para o Santa Cruz e o volante Clebinho que estava no Palmeiras também retornam para o Carcará. E perdeu o zagueiro Joadson para o Campinense/PB e os meias Anderson Paraíba para o Novo Hamburgo/RS e Fagner para o Mirassol/SP. Quem permanece no Salgueiro, mas pode desfalcar o time no início da temporada é o volante Vitor Caicó, além do atacante Anderson Lessa.

Clube também se movimentou e trouxe reforços como os volantes Matheus Rosa (revelado pelo Sport e estava na base do Atlético/MG), Jaildo (ex-ASA) e Nilson (revelado pelo Náutico), o zagueiro Maurício (ex-América/PE e Icasa), o atacante John (também revelado pelo Náutico) e o lateral-esquerdo Lucas Piauí, que é cria da base do Náutico.

Time base: Luciano, Marcos Tamandaré, Ranieri, Rogério, Marlon; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Cássio Ortega, Piauí; Anderson Lessa, Jeferson Berguer.


Peças-chave: Desde 2005 no clube, o goleiro Luciano chega a sua 11° temporada pelo clube sertanejo. O arqueiro de 32 anos é o jogador mais antigo no clube para essa temporada 2016 e foi considerado o melhor goleiro do campeonato 2015. Cão de guarda do Salgueiro, o volante Vitor Caicó é outra peça fundamental do clube só que infelizmente ele não participará do Pernambucano 2016 por conta que o jogador rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e só retornará aos gramados no Brasileirão da Série C, mesmo assim fica a menção honrosa para esse bom volante. Esperança do gol Carcará o atacante Anderson Lessa, que teve passagens pelo Náutico e Cruzeiro, chegou ao Salgueiro no ano passado marcando nove gols em 26 jogos.

SANTA CRUZ


Atual campeão Pernambucano e recentemente conseguiu acesso para a Série A do Brasileirão, o Santa Cruz manteve a base do vice-campeonato da Série B 2015. Prova disso é que todo o time que começou jogando nos amistosos esteve presente na temporada passada ou para alguns no meio da temporada (Campeonato Brasileiro Série B). O único setor que sofreu mudanças foi o ataque, isso porque o atacante Luisinho trocou o Tricolor Pernambucano para o Tricolor Baiano (Bahia) e reforçou com os atacantes Keno (ex-Ponte Preta, mas já passou pelo Santa), Wallyson (ex-Cruzeiro, ABC), Arthur (ex-Atlétigo/GO) e Ítalo (veio da base do Coritiba). Ambos vão disputar uma vaga no time para ser o companheiro do experiente Grafite. Além disso, o Santinha renovou com o ‘coringa’ do time Bruno Moraes.

O 'grande reforço' do setor de criação foram as renovações dos meias Daniel Costa e João Paulo, já que são considerados peças fundamentais do Tricolor e ainda assim trouxe o volante Dedé (ex-Chapecoense e ABC, que igualmente a Keno já passou pelo Arruda) e o meia Pedrinho Botelho (ex-Operário/PR).

Para o setor defensivo a cobra coral se reforçou com o goleiro Edson Kölln (ex-Luverdense), os laterais Lucas Ramon (ex-Grêmio) e Tiago Costa, que vai para sua terceira passagem pelo Tricolor do Arruda. E com todos esses reforços a grande ‘dor de cabeça’ do técnico Marcelo Martelotte deve ficar na defesa, que sofreu durante a Série B e como viram ainda não teve grandes reforços e segue com Vitor, Alemão, Danny Morais e Allan Vieira.

Time base: Tiago Cardoso, Vitor, Alemão, Danny Morais, Allan Vieira; Wellington Cézar, Daniel Costa, João Paulo; Lelê, Wallyson, Grafite.


Peças-chave: No clube desde 2011, o goleiro de 31 anos, Tiago Cardoso é chave no setor defensivo do Tricolor pernambucano. Arqueiro participou de todos os acessos do clube desde a Série D até a Série A, chega a sua sexta temporada vestindo a camisa 1. No setor de criação um clube precisa de um camisa 10 para armar as jogadas para culminar em gols e foi isso que o meia João Paulo fez em sua primeira temporada vestindo a camisa tricolor, agradando dirigentes, técnico e a torcida. Contratado pelo clube em 2001, o atacante Edinaldo Batista mais conhecido como Grafite é a esperança de gols do Santinha. Jogador que passou por clubes como São Paulo, Wolfsburg e Al Ahli (Emirados Árabes), o atacante retornou ao Arruda da temporada passada após 13 anos e em 15 jogos pela Série B marcou 7 gols e olhe que ele já marcou em 2016 num amistoso contra o Flamengo.

SPORT


Terceiro colocado no Campeonato Pernambucano 2015, a torcida do Sport que é acostumada a ser campeão não teve muito que vibrar no primeiro semestre do ano passado, já foi eliminado na Copa do Nordeste para o Bahia e nas semifinais do Pernambucano para o Salgueiro. Esperanças renovadas após fazer uma boa Série A ao terminar na 6° colocação se juntando ao Vitória como melhor Nordestino na elite do futebol nacional.

O Leão da Ilha perdeu peças fundamentais daquele time como os meias Diego Souza (que foi para o Fluminense) e Marlone (Corinthians), o atacante André (retornou para o Atlético/MG); E nomes que a torcida esperava contar para essa temporada como o volante Wendel (Goiás), Hernane (Bahia) e o meia Régis (emprestado para o Palmeiras), além disso o lateral Danilo retornou para o América/MG, o volante Ferrugem retornou para a Ponte Preta e os atacantes Mike e Samuel também retornaram para seus respectivos clubes (Inter e Fluminense).

Com isso, o rubro-negro pernambucano foi para o mercado e contratou de primeira o lateral Christiano (ex-Vasco), volante Serginho (ex-Vasco), zagueiro Luis Gustavo (ex-Bragantino) e o atacante Túlio de Melo (ex-Chapecoense), pacote esse que não agradou a tão exigente torcida leonina. Em seguida vieram os pacotes que animaram a torcida como o lateral-direito Maicon (ex-Livorno/ITA), o zagueiro Oswaldo Henríquez (ex-Milonários), o meia chileno Mark González (ex-Liverpool e Universidad Católica), o meia-atacante colombiano Reinaldo Lenis (ex-Argentinos Jrs) e o atacante Jhonathan Goiano (ex-Daegu/KOR), além de contar com o retorno de empréstimo do prata da casa Everton Felipe. Além dos contratados, a permanência do lateral-esquerdo Renê e do volante Rithely que foram alvos de clubes como Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras e Fluminense foi considerado como grandes reforços.

E os novos contratados animaram a torcida, principalmente os meias Everton Felipe e Reinaldo Lenis, além do atacante Túlio de Melo, no amistoso no qual o Sport bateu o Argentinos Juniors por 2x0 faturando a taça Ariano Suassuana.

Time base: Danilo Fernandes, Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval, Renê; Serginho, Rithely, Mark González, Everton Felipe, Reinaldo Lenis; Túlio de Melo.


Peças-chave: Substituir o maior ídolo rubro-negro Magrão, não é coisa fácil, mas Danilo Fernandes está fazendo como se fosse. Desde a lesão do camisa 1 rubro-negro na 3° rodada do campeonato brasileiro, o camisa 12 entrou e entrou muito bem no gol do Sport com grandes defesas durante toda a Série A que despertou desejos de clubes do sul. Mas felizmente para a torcida rubro-negra, o ‘Tim Howard’ da Ilha segue no reduto rubro-negro e agora disputa vaga com o goleiro Magrão. Outro nome importante desse elenco do Sport é o volante Rithely (quem diria!?), volante esse que chegou ao Sport em 2011 não agradou muito a torcida e como tem aquele ditado: “O mundo dá voltas”, pois é o mundo deu voltas e hoje o volante de 25 anos é peça crucial do Leão e esteve prestes a sair desde o ano passado quando os chineses (sempre eles) queriam levar o camisa 21, ele ficou e esse ano o Sport viu os olhos do Palmeiras e Fluminense se abrirem querendo o volante; Tudo em vão e Rithely continua na Ilha. A esperança de gols para essa temporada fica com o atacante Túlio de Melo que chega para substituir o atacante André que passou pelo Sport e já está deixando saudades, qualidade o centroavante 30 anos tem e já mostrou isso no amistoso marcando no amistoso contra o Argentinos Juniors.


Apresentados os clubes que vão disputar o Pernambucano 2016, agora façam suas apostas de quem vai faturar e que comece campeonato mais animado do Brasil!

Por || Fernando Junior ||

Postar um comentário

0 Comentários