Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Basquete



Nos últimos anos, o basquete brasileiro foi um dos esportes que mais cresceu. Com a consolidação do Novo Basquete Brasil, a modalidade ganhou destaque nacional e começou a contar com grandes times, jogadores excelentes e uma competição cada vez mais interessante.

Basicamente, um jogo de basquetebol é praticado por dois times de cinco jogadores cada que tentam marcar pontos acertando a bola dentro da cesta do lado adversário o maior número de vezes antes que o tempo acabe. Cada um tem um limite de 24 segundos para tentar o arremesso de dois ou três pontos.

Lá vem história...

O basquete masculino começou a ser disputado em Jogos Olímpicos no ano de 1936, em Berlim, e o feminino apenas nove edições depois, em 1976. Como o torneio era disputado apenas por amadores, por anos os Estados Unidos não puderam mandar os grandes atletas da NBA, mas a modalidade foi a primeira a aceitar profissionais na disputa. Os astros começaram a aparecer em 1992, quando os EUA levaram inclusive Michael Jordan e “Magic” Johnson.

Entre os detentores dos ouro, a seleção norte-americana leva enorme vantagem, já que tem 14 das 18 medalhas já disputadas com os homens e 7 das 10 com as mulheres. No quadro de conquistas masculino, o Brasil aparece três vezes com o bronze, em 1948, 1960 e 1964, e uma quarta colocação em 1968. Já o feminino tem uma prata em 1996, um bronze em 2000 e um quarto lugar em 2004.

RIO 2016

Após acordo entre FIBA e CBB e pagamento de uma dívida antiga, as seleções masculina e feminina do Brasil ganharam vaga automática para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como país-sede.

Para a competição masculina, dezesseis equipes já estão classificadas além da brasileira: Estados Unidos, Austrália, Nigéria, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia e China. Ainda restam três vagas que serão definidas no Torneio Pré-Olímpico, que acontece de 4 a 10 de julho, entre 18 seleções.

Na disputa feminina, as seleções são: Estados Unidos, Sérvia, Senegal, Canadá, Austrália e Japão. Restam cinco vagas que estarão em jogo no Pré-Olímpico Mundial. A competição será realizada de 13 a 19 de junho e 12 equipes estão na luta.


Sobre a Seleção Brasileira masculina, o esperado é que a convocação conte com nomes importantes que jogam na NBA, como Marcelinho Huertas e Anderson Varejão, e jogadores que vem se destacando bastante da NBB, como Marcelinho Machado, Larry Taylor e Alex Garcia.

Já a Seleção feminina passa por dificuldades e tenta se apoiar em um elenco jovem para a competição. O time iniciou recentemente os treinos para o torneio amistoso que disputará nas próximas semanas e o técnico Antonio Carlos Barbosa ainda lutava para completar o grupo de 12 jogadoras. Barbosa assumiu o cargo dia 14 de dezembro e teve que refazer sua convocação por causa dos pedidos de dispensas de sete jogadoras, que não foram liberadas devido a desentendimentos entre seus clubes e a CBB. O elenco agora é formado por Anna Beatriz, Carina dos Santos, Lays Silva, Iziane, Júlia Carvalho, Isabela Ramona, Palmira Marçal, Mariane Carvalho, Érika, Clarissa, Karina Jacob e Carina Felippus.

Locais de competição: Arena Carioca 1 e Arena da Juventude

A Arena Carioca 1, localizada no Parque Olímpico da Barra, será a principal casa do basquetebol dos Jogos Olímpicos. Além dessa instalação, o esporte também será praticado na Arena da Juventude, em Deodoro.

Mariana Sá || @imastargirl 

LEIA: AQUECIMENTO OLÍMPICO - VELA
ENTREVISTA COM SAMUEL GONÇALVES DA VELA

Postar um comentário

0 Comentários