Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Hóquei na Grama

Adivinhe qual esporte que tem 11 jogadores, gramado e uma bola. Se chutou futebol, errou. Este é o Hóquei sobre Grama em que os atletas conduzem, passam e finalizam todas as jogadas apenas com um taco, e o único atleta que pode encostar com o corpo na bola é o goleiro. Para o gol ser válido, ele deve ser marcado dentro da área.

Foto: portalesportenet.com
Lá vem história...

Há indícios de que a prática de utilizar tacos e correr atrás de uma bola já fosse comum entre os egípcios da antiga civilização. Etíopes, gregos, romanos e astecas também já faziam isso há milhares de anos. No entanto, embora haja esse histórico tão antigo, o hóquei sobre a grama como conhecemos e como é praticado hoje, só começou a ser formulado no século XVIII, na Inglaterra. Não existe um criador específico, o que se sabe é que no ano de 1875, as primeiras equipes já tinham sido formadas na Inglaterra e, nesse mesmo ano, surgiram às primeiras regras. A primeira partida considerada oficialmente internacional de hóquei sobre a grama foi praticada no ano de 1890, entre duas equipes universitárias: uma de Oxford e outra de Cambridge.

Esse esporte foi levado pelos ingleses para a região da Índia e do Paquistão, tornando-se muito importante nesses dois países. Inclusive, ressalte-se que o Paquistão ganhou doze medalhas em sua trajetória nas Olimpíadas. Dessas, dez vieram do hóquei.

Em 1908, o hóquei sobre a grama se tornou oficialmente um esporte olímpico. Desde então, ficou fora da grande competição apenas duas vezes, em 1912 (Estolcomo) e 1924 (Paris). Na Olimpíada de Moscou, em 1980, a modalidade ganhou uma versão feminina.

RIO 2016

Todos os continentes já conquistaram medalhas olímpicas, a Argentina é a representante da América do Sul nesta pesquisa. Nos jogos da Olimpíada do Rio, o tempo será dividido em quatro períodos de 15 minutos. No Evento-Teste, AqueceRio, a seleção masculina brasileira ficou em primeiro lugar e a feminina na quarta posição, porém as meninas não atingiram o índice exigido pela Federação Internacional de Hockey (FIH) e não conseguiram patrocínios para participarem dos Jogos de 2016.

Com a conquista do quarto lugar no Pan-Americano de Toronto, em 2015, a seleção masculina alcançou o índice exigido pela FIH para classificar-se como país sede dos Jogos Olímpicos. Como preparação, o time brasileiro passa uma temporada na Argentina para treinos. São 12 equipes de cada gênero, dessas, as duas primeiras avançam para a semifinal até a final olímpica.

Os países que estarão no Rio de Janeiro, em agosto, já estão decididos.  Os classificados masculinos são: Brasil, Alemanha, Argentina, Holanda, Austrália, Bélgica, Grã-Bretanha, Irlanda, Índia, Canadá, Espanha e Nova Zelândia. As vagas para disputa feminina estão preenchidas por: Coreia do Sul, Grã-Bretanha, China, Alemanha, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Estados Unidos, Índia, Japão e Espanha.

Local de competição: Centro Olímpico de Hóquei

A Arena Olímpica está atendendo os requisitos e exigências da FIH e passa por adaptação para os Jogos de agosto. Utilizada no Pan-Americano de 2007, o Centro Olímpico foi mantido como local de treinamento da modalidade. Com 11 esportes olímpicos e quatro paraolímpicos, Deodoro desenvolveu uma boa infra-estrutura e se tornou um centro comercial e de lazer da Zona Oeste.

Foto: Espn.com
As duas quadras para os jogos de Hóquei são compostas com grama sintética, que traz mais velocidade à partida, foram elogiadas no Evento-Teste. A quadra principal tem capacidade para dez mil pessoas e a quadra secundária para cinco mil espectadores.

Ismael Schönardie | @Ismahsantos
Cássia Moura | @cassinha_moura


Postar um comentário

0 Comentários