Faça Parte

Paraguai não sente a altitude, mas vacila no final

Depois de três dias treinando em Guaiaquil, a seleção paraguaia foi para a capital Quito enfrentar o Equador em um Estádio Atahualpa lotado. O fator mais importante para os donos da casa, a altitude (cerca de 2500m) não intimidou os visitantes, que não sentiram a diferença, já que muitos jogam em países com as mesmas condições.

Foto: Divulgação
A proposta inicial do time, que era segurar o até então 100% e líder nas eliminatórias não deu certo, já que os donos da casa pressionaram muito até abrir o placar, aos 18 minutos de jogo, com Valencia, em rebote que bateu na trave. O Paraguai, que apostava nas velocidades de seus atacantes e no contra-ataque, parecia ter sentido o gol. Tanto que, chegou a levar uma bola na trave aos 30 minutos. Aos 37’, porém, a seleção paraguaia chegou ao empate depois de falha da zaga equatoriana, Lezcano aproveitou e estufou a rede, justamente em um momento do jogo em que o Equador dominava todas as ações do jogo.

Comemoração de um dos gols. (Foto: Divulgação/APF)
Para o 2º tempo, a proposta do técnico Díaz era segurar o Equador nos minutos finais, e ir controlando o jogo aos poucos. Mas a estratégia deu mais do que certo, quando aos 14 minutos do 2º tempo, Lezcano novamente, virou a partida. O Equador então sentiu o gol, e deu espaço para o Paraguai controlar a partida, que quase conseguiu ampliar o placar. Quando o Equador partiu para o desespero, chegando a atuar com quatro atacantes, a defesa paraguaia soube se portar bem e segurar o ímpeto do adversário. Vendo que o time cansou e não iria mais suportar a pressão equatoriana, o técnico Diáz sacou o atacante Lezcano, para reforçar a defesa. E essa proposta deu certo até nos acréscimos, quando em uma jogada de impedimento não marcado, o atacante Mena conseguiu enfim, furar a barreira paraguaia para empatar a partida. O Equador até reclamou de um pênalti logo depois, mas o placar não se alterou mais. 2x2.



O resultado visto pelo que foi a partida, foi com gosto de derrota para o time visitante, já que o time vencia até os 47’ do 2º tempo. Mas, em termos de tabela, um resultado muito comemorado, já que ganhou um ponto fora de casa, e ainda tirou o 100% equatoriano. O time se portou bem diante da altitude, não se intimidou com a pressão dos 40mil equatorianos e foi pra cima. Mas recuou muito cedo e cedeu o empate ao time da casa.

Agora, mais uma partida complicada para os Albirrojos. Enfrentam o Brasil, no famoso Defensores Del Chaco, em Assunção. A equipe tem que aproveitar o fator casa, e também o emocional do time verde e amarelo. Sem Neymar e com uma defesa frágil, a equipe paraguaia pode se aproveitar e conquistar três pontos importantíssimos na briga por uma vaga na Rússia. Lembrando que, após a 5ª rodada, Brasil e Paraguai estão em 3º e 4º lugares, respectivamente e estariam na Rússia nesse momento. As duas equipes somam oito pontos. Uma vitória garantiria, pra qualquer uma das duas seleções, quase seis meses de tranquilidade na zona de classificação, antes dos próximos confrontos das eliminatórias. E por que não, jogar a Copa América centenária, sem tanta pressão?


Banner do jogo de 3ª feira. (Foto: Divulgação/APF)

Frederico Kuhnen| @fred_metro2002

Linha de Fundo| @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários