Faça Parte

Paraguai preparado para encarar pedreira nas eliminatórias

A seleção paraguaia se reuniu na última 2ª feira (21) para mais dois confrontos pelas eliminatórias para a copa de 2018, na Rússia. E não terá vida fácil para manter a boa campanha até aqui. Para isso, vai enfrentar o Equador, líder das eliminatórias, fora de casa, em Quito, e o tradicional Brasil, dentro de casa, em Assunção.

A seleção após treino no estádio do Barcelona de Guaiaquil. Foto: Divulgação/APF
Para esses confrontos, o técnico Ramón Diás convocou 27 jogadores, sendo apenas seis jogadores do campeonato local e oito que atuam no futebol europeu. Os outros 13 convocados jogam na América do Sul (Brasil, Chile, Argentina) e América do Norte (EUA, México). O destaque, claro, seria a presença de Juan Iturbe, atacante do Bournemouth da Inglaterra. Ele que, se envolveu numa polêmica depois que afirmou que jogar na seleção paraguaia seria um retrocesso na carreira dele. O capitão paraguaio Paulo da Silva, tratou de afirmar que Iturbe será bem recebido por todos, mas que ele não será o mais importante do grupo. Os convocados são:

Encontro de gerações entre os convocados. Foto: lanacion.com.py
Goleiros (3): Justo Villar (Colo Colo, Chile), Antony Silva (Cerro Porteño, Paraguai) e Alfredo Aguilar (Guaraní, Paraguai).

Defensores (9): Paulo Da Silva (Toluca, México), Gustavo Gómez (Lanús, Argentina), Pablo Aguilar (América, México), Fabián Balbuena (Corinthians, Brasil), Iván Piris (Udinese, Itália), Bruno Valdez (Cerro Porteño, Paraguai), Miguel Samudio (América, México), Blas Riveros (Olimpia, Paraguai), Juan Gabriel Patiño (Guaraní, Paraguai).

Meio Campo (6): Richard Ortiz (Toluca, México), Celso Ortiz (Alkmaar, Holanda), Rodrigo Rojas, Cerro Porteño (Paraguai), Osvaldo Martínez (América, México), Néstor Ortigoza (San Lorenzo, Argentina), Óscar Romero (Rácing, Argentina).

Atacantes (9): Roque Santa Cruz (Málaga, Espanha), Jorge Benítez (Cruz Azul, México), Darío Lezcano (FC Ingolstadt 04, Alemanha), Antonio Sanabria (Sporting de Gijón, Espanha), Lucas Barrios  (Palmeiras, Brasil), Derlis González(FC Dynamo, Ucrânia)Hernán Pérez (Espanyol (Espanha), Juan Iturbe (AFC Bournemouth, Inglaterra), Edgar Benítez (Querétaro, México).

Iturbe vestirá camisa Albirroja após polêmica. Foto: Lanacion.com.py
Para o 1º confronto, contra o Equador em Quito, uma preocupação de muitos seria quanto à altitude de Quito. Mas para o técnico Diáz, isso não será um problema para os "Albirrojos", pois 85% dos jogadores convocados são acostumados a jogar na altitude. Tanto que, a equipe só viajará para Quito no dia do jogo. Até lá, a seleção ficou concentrada em Guaiaquil, já no Equador, cidade há cerca de 500 km da capital equatoriana. Mesmo com retrospecto desfavorável quando se trata de jogo no Equador, onde em oito jogos por eliminatórias, a seleção paraguaia coleciona apenas um empate e sete derrotas, o comandante albirrojo conta com a boa fase de alguns de seus jogadores, como Edgar Benitez, Rojas e Iturbe, mesmo esse último não sendo um dos cotados pra iniciar o jogo. A seleção também precisa se aproveitar dos desfalques do adversário, o principal de seu artilheiro, Felipe Caicedo, também artilheiro das eliminatórias com quatro gols marcados. O treinamento foi focado principalmente em bolas paradas, uma boa estratégia em jogos de altitude.

O jogo entre Equador e Paraguai será no Estádio Olímpico de Atahualpa, às 16 horas horário local, 19 horas no horário de Brasília. Um trio uruguaio foi escalado para comandar o jogo: Daniel Fedorczuk será auxiliado por Nicolás Mendéz e Richard Diáz.

O último Equador x Paraguai em Quito terminou 4x1 para os mandantes. foto: globoesporte.com

O histórico de confrontos entre as duas equipes apontam 34 jogos, com 19 vitórias paraguaias, 11 equatorianas, além de quatro empates. Foram 60 gols paraguaios contra 43 equatorianos.

A provável escalação paraguaia é: Anthony Silva; Valdez, Gómez, Da Silva, Samudio; Ortiz, Ortigoza, González (Martinez), Edgar Benítez (Rojas); Barrios, Lescano (Sanabria).

Já para o jogo diante do Brasil, na 3ª feira (29), O Paraguai conta com o apoio da torcida para lotar o tradicional Defensores del Chaco, para manter a sequencia sem derrotas para os brasileiros. Nos últimos quatro encontros, foram uma vitória paraguaia e três empates. O último, pela Copa América 2015, no Chile, onde o Paraguai empatou em 1x1 e eliminou o Brasil da Copa América nos pênaltis. Já no retrospecto geral, são 30 encontros contra o vizinho brasileiro, com 13 vitórias brasileiras, sete paraguaias além de 10 empates. O Paraguai marcou 30 gols, enquanto o Brasil balançou as redes 61 vezes.

FREDERICO KUHNEN | @fred_metro2002
LINHA DE FUNDO | @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários