Faça Parte

Robinho marca novo golaço e Palmeiras vence Choque-Rei

O dia era de protestos políticos pelo Brasil, mas os protestos esportivos chegariam aos contestados São Paulo e Palmeiras ao Choque-Rei deste domingo caso houvesse um perdedor. E houve: sem fazer muita força e aproveitando as rotineiras falhas defensivas do rival, o Verdão marcou dois gols na segunda etapa e deixou os problemas para o outro lado do muro - ao menos até quinta-feira.

Com os dois times mais focados na Libertadores do que preocupados com o clássico paulista, o ritmo do primeiro tempo foi bem lento. O São Paulo entrou com time misto, enquanto o Palmeiras trocou a dupla de volantes (começaram Matheus Salles e Arouca), além da substituição de Gabriel Jesus por Allione.

A sugestão de um 4-4-2 era o mesmo 4-2-3-1 de Marcelo Oliveira, com a diferença de que um meia ajuda muito mais na armação e na marcação do que um atacante. Não foi o que se viu, contudo, nos primeiros trinta minutos. Mesmo com mais reservas, o São Paulo foi bastante superior contra um Palmeiras que tentava tocar a bola e a perdia constantemente.

É verdade que a posse de bola do São Paulo era pouco aproveitada, muito em função da ausência de um armador que organizasse os ataques. Os lances de perigo eram quase sempre de bolas jogadas na área e pouco foi realmente exigido do goleiro alviverde. Em uma delas, a bola até terminou nas redes de Prass, mas o juiz marcou impedimento de maneira equivocada, ainda que em lance difícil.

Paulista: Gols de São Paulo 0 x 2 Palmeiras
Dudu e Robinho marcaram os gols do Palmeiras neste domingo.
(Foto: ESPN)
Depois dos trinta minutos inicias de domínio total do mandante do jogo, o Verdão equilibrou as ações e passou a incomodar também o goleiro Denis.  Ele salvou em boa finalização de Alecsandro, mas nada pôde fazer quando Dudu saiu na cara do gol e tocou por cima, sendo salvo por outro erro da arbitragem ao assinalar novo impedimento.

O segundo tempo seguiu o ritmo lento e morno dos primeiros quarenta e cinco minutos. O São Paulo tinha a bola e pouco conseguia fazer além de cruzamentos que quase nunca assustavam Prass. O Palmeiras tentava encaixar um bom contra-ataque na frágil defesa adversária, mas também sem grande eficiência.

Ironicamente, o São Paulo despencou com a entrada dos seus titulares Ganso, Calleri e Centurión. Não apenas parou de criar qualquer lance de perigo como passou a dar espaços para o ataque do Verdão, que passou a gostar do jogo e assustar mais. 

Em um desses lances, Alecsandro escapou pela direita, recebeu de Allione e cruzou na medida para Dudu estufar as redes de Denis. Como é de costume nos jogos do time do Morumbi, o gol desestruturou totalmente o time - o próprio gol palmeirense nasceu de uma grande bagunça defensiva do rival.

Na bagunça ainda maior em busca do gol de empate, veio o espaço para o golpe final: em jogada bem construída que começou com Alecsandro na direita, passou para o outro lado do campo com Allione e voltou para o centro, Robinho marcou (mais) um golaço - e de esquerda - dando número finais ao jogo.

Resultado de imagem para sao paulo 0 x 2 palmeiras
Grandes jogos fazem grandes personagens. Robinho vem mostrando
estrela no choque-rei: três golaços em quatro jogos.
(Foto: Yahoo)
PONTO TÁTICO: A mudança de Valentim colocando Allione no lugar de Gabriel Jesus demorou a engrenar - foram trinta minutos assustadores do Palmeiras -, mas deu certo. O time perdeu em finalização, mas teve uma recomposição muito melhor na defesa e conseguiu trabalhar melhor a bola quando atacava. Os dois gols tiveram participação de passes do meia argentino.

O DESTAQUE: apesar de muito criticado e mesmo sem marcar neste domingo, Alecsandro foi o principal nome do Verdão. Mesmo no "período negro" do primeiro tempo, era quem mais vinha dar combate e tentar alguma coisa. Os dois gols nasceram de jogadas inteligentes dele fora da grande área.

BOLA MURCHA: fica cada vez mais difícil defender Lucas no time titular. Mais uma péssima partida do lateral, que errou muito e acabou substituído no intervalo por João Pedro merecidamente. Robinho seria nome forte, mas a estrela contra o São Paulo aliviou a corneta para o lado dele.

Postar um comentário

0 Comentários