Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Triatlo e Pentatlo Moderno

O Triatlo e o Pentatlo Moderno são duas modalidades olímpicas que buscam encontrar os atletas mais completos por meio de uma combinação de esportes. O Triatlo é um esporte mais físico, engloba um quilômetro e meio de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Já o Pentatlo Moderno é um esporte mais nobre, envolve Esgrima, 200 metros de natação, concurso de saltos do Hipismo e uma combinação de corrida e tiro esportivo.

Triatlo (Foto: regrasdoesporte)
No Hipismo, os atletas competem em um percurso de 350 a 450 metros com 12 a 15 obstáculos. Na combinação de Tiro Esportivo e Corrida, o atleta corre 30 metros até o estande de tiro, onde deve acertar cinco tiros certeiros no alvo e, por fim, percorre mais 1000 metros de corrida.

Nas duas modalidades, o vencedor é o atleta que obtiver o melhor desempenho na soma dos pontos dos três esportes, no caso do Triatlo e dos cinco esportes, no caso do Pentatlo Moderno.

Lá vem história...

O Pentatlo surgiu na Grécia Antiga no ano 708 a. C. como o esporte mais nobre dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. O vencedor da modalidade era considerado o atleta mais completo dos Jogos e era aclamado como o vencedor da Olimpíada.

No início, a modalidade era composta por corrida, arremesso de peso, salto em distância e salto em altura. Os dois melhores atletas nas quatro modalidades combinadas se enfrentavam em uma luta para definir o campeão, tratado como um semideus na época.

No início do século XX, o Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, criou o Pentatlo Moderno, baseado na filosofia do esporte praticado na Grécia Antiga. O esporte estreou nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, na Suécia. A categoria feminina do esporte estreou nos jogos de Sidney, em 2000.

Seguindo os conceitos do Pentatlo Moderno, o Triatlo surgiu na década de 70. O esporte foi criado para definir quem entre o nadador, o corredor ou o ciclista tinha o melhor condicionamento físico.

A primeira grande competição da modalidade ocorreu em 1978, no Hawaii, em um evento chamado de Ironman Triathlon. O esporte ainda é recente no programa olímpico, foi introduzido pela primeira vez nos jogos de Sidney, no ano 2000.

RIO 2016

O Brasil já garantiu 446 vagas paras os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Duas delas vão para o Pentatlo Moderno e uma das melhores chances de medalha nos jogos está com Yane Marques. A brasileira é medalhista de bronze nos jogos de Londres, em 2012, e já esta garantida no Rio. O Brasil ainda tem uma vaga garantida no masculino, ainda sem atleta definido.

Yane Marques (Foto: COB)
No Triatlo, o Brasil tem pelo menos mais duas vagas garantidas para os jogos, uma no masculino e uma no feminino. O país ainda pode classificar mais quatro atletas, de acordo com os índices conquistados em campeonatos pré-olímpicos e no Mundial da categoria, que será disputado no dia 15 de maio.

Locais de competição: Forte de Copacabana, Arena da Juventude, Centro Aquático e Estádio de Deodoro.

O Forte de Copacabana será o palco de algumas modalidades olímpicas, dentre elas, o Triatlo. O trecho do ciclismo irá até a Lagoa Rodrigo de Freitas, passando pelo Cantagalo e retornando ao Forte de Copacabana.

Forte de Copacabana (Foto: Divulgação)
A Arena da Juventude vai receber as provas de Esgrima do Pentatlo Moderno. A Natação será no Centro Aquático de Deodoro. O Hipismo e o esporte combinado de Tiro Esportivo e Corrida será no Estádio de Deodoro.

O Estádio, a Arena e o Centro Aquático estão lado a lado, proximidade que vai permitir aos atletas e aos espectadores acompanhar de perto todas as cinco modalidades do Pentatlo Moderno.

Aproveite os jogos! Lucas Felipe (@lsouza73)

LEIA: Aquecimento Olímpico - Atletismo

Postar um comentário

0 Comentários