Faça Parte

Copa Libertadores 2016: Análise sobre a rodada final – Parte I


O momento de decisão da principal competição sul-americana chega na fase de grupos aonde a famosa hora da verdade começa a definir quem é quem na competição, quem realmente tem garrafas para serem vendidas até o fim e quais serão, ou poderão ser, os principais postulantes ao título da competição e que serão agraciados com a vaga entre os campeões de todas as confederações mais a federação sede no Mundial Interclubes da FIFA 2016

Como em todas as edições, algumas surpresas foram surgindo ao longo do caminho e alguns clubes, em que se guardava certa expectativa enorme se tornaram decepções nesta primeira fase e podem amargar uma eliminação prematura de um dos torneios mais esperados do continente.

Começaremos a nossa análise realizando de forma ordinal os quatro primeiros grupos:


21/abr
21:45
Hernando Silles
The Strongest
(BOL)
X
São Paulo
(BRA)
21/abr
21:45
Monumental de Nuñez
River Plate
(ARG)
X
Trujillianos
(VEN)

Nesta chave, temos um quadro totalmente alterado após o fechamento da primeira rodada. A equipe do São Paulo havia iniciado com uma derrota contra o The Strongest no Morumbi e, nas partidas seguintes, ganhou somente dois pontos jogando fora de casa, um empate (com possibilidade de vitória) contra o River Plate e um desastroso empate contra o Trujillianos em Varela.

Mas a equipe boliviana do The Strongest, que é o seu concorrente direto, não soube tirar proveito desta situação e não se impôs da forma como era esperada jogando em La Paz. A começar pela vitória magra contra o time venezuelano por 2X1 e um empate suado contra o River Plate (mais habituado com a altitude litorânea) nos últimos minutos de partida. E para piorar, a equipe tomou uma sonora goleada na Argentina, por 6X0 e ainda ontem foi derrotado pelo time mais fraco do grupo por 2X1 após inúmeros erros durante a partida. Com isso, deu uma sobrevida ao tricolor paulista que jogará por um empate para se classificar. A única objeção que o time brasileiro enfrentara nesta ultima rodada será o fator altitude, somente.

Por outro lado, o River Plate passou a ter a situação mais tranquila do grupo, pois poderá ratificar sua classificação mesmo com derrota, ou empate. A situação de classificação esta bem encaminhada, 01 ponto a mais já sacramentaria sua passagem a próxima fase sem depender de resultados. 


Por fim, a equipe venezuelana do Trujillianos está eliminada, mas sairá da competição com uma vitória e um empate em casa, fazendo assim uma campanha até esperado visto a sua experiência na competição e a qualidade técnica da equipe.



14/abr
21:45
Allianz Park
Palmeiras
(BRA)
X
River Plate
(URU)
14/abr
21:45
Centenário
Nacional
(URU)
X
Rosário Central
(ARG)

Já neste grupo, teremos a decisão da segunda vaga para as Oitavas. A equipe do Palmeiras fará uma partida decisiva em seus domínios contra o já eliminado River Plate, mas o uruguaio. O time comandado agora por Cuca terá que fazer uma boa margem de gols e torcer para que o Rosário Central não pontue em Montevidéu na partida de hoje contra o Nacional.

Durante esta primeira fase, o Palmeiras deu pinta nas duas primeiras rodadas que poderia garantir sua classificação já que havia liderado na 2ª rodada do seu grupo após um empate contra o seu adversário de hoje e uma vitória contra o seu concorrente direto em casa. Mas as derrotas para o Nacional e as vitória do Rosário deixaram a vaga para a equipe paulista muito mais distante e quase a teve perdida na 5ª rodada quando arrancou um empate na Argentina, graças ao gol de Lucas Barrios

Já a equipe do Rosário Central, que não teve um inicio animador para quem era postulado como um dos favoritos se recuperou com as vitórias sobre o River uruguaio e manteve chances elevadas de conquistar a classificação. A equipe “canalla” teve a chance de garantir o resultado em casa, mas agora terá de buscar um ponto em Montevidéu contra o líder do grupo para ratificar sua vaga as oitavas ou torcer para que a diferença de saldo entre ele e o Palmeiras (que é de +4 a seu favor) não seja pulverizada nesta noite decisiva.


Em relação as equipes uruguaias, o Nacional soube garantir sua classificação jogando estrategicamente contra o adversário brasileiro do grupo. As duas vitorias o deixaram na situação tranquila de classificação e o fez com que a partida contra o seu adversário local fosse suficientemente administrada para determinar a sua vaga para a fase seguinte. Só que a importância da partida de hoje é para que o mesmo possa escapar dos confrontos mais difíceis z a se enfrentar nesta próxima fase. Por isso até a importância de se jogar por uma vitória para ter condições de obter maiores vantagens entre as oitavas e as quartas e escapar de times mais duros. 

Já o River Plate fez uma libertadores de estreia bem interessante. Embora a equipe não venceu as suas partidas nesta fase, o mesmo contou com o triunfo contra a Universidad del Chile em casa e arrancou alguns pontos de adversários mais tradicionais, o que fez com que o mesmo pudesse ser encarado como uma das melhores revelações da competição.



14/abr
21:45
Colosso de Palmaseca
Deportivo Cali
(COL)
X
Bolivar
(BOL)
20/abr
19:30
Hernando Silles
Bolivar
(BOL)
X
Racing
(ARG)
20/abr
19:30
La Bombonera
Boca Juniors
(ARG)
X
Deportivo Cali
(COL)

Este é o único grupo que ainda falta mais um jogo da 5ª rodada e pode ser definitivo para uma briga ainda mais forte entre Bolivar e Racing, ou até mesmo o próprio Deportivo Cali, que tem um saldo de gols ainda pior. A equipe do Boca Juniors já garantiu uma das vagas, de maneira antecipada, como a vitória no clássico do grupo por 1X0 fora de casa.

Deportivo Cali e Bolivar realizam uma partida extremamente decisiva para suas pretensões. O time colombiano, que ainda não venceu na competição terá de buscar uma vitória e com boa margem de gols caso ainda esteja preterindo uma das vagas para as quartas sua diferença de saldo para o Racing é de 11 gols para os argentinos. Terá de torcer por uma derrota para os bolivianos com boa margem de gols e fazer a sua parte contra o Boca Juniors no La Bombonera. 

Já o Bolivar terá de contar com uma vitória simples em Cali ou até um empate com gols para se manter vivo na competição, mas o mesmo deverá tirar um saldo de 4 gols no confronto direto, ou seja, uma vitória por 2X0 na altitude de La Paz.

Para o Racing, a situação não é desesperadora, mas o fato de ter que decidir na altitude de La Paz poderá ser o fator complicador para a sua classificação. Mesmo jogando pelo empate ou, dependendo do jogo de hoje, até por uma derrota de 1X0 o mesmo terá um jogo muito duro nestas condições e pode ter sua vaga ameaçada no dia de hoje. Para “La Academia” a vitória do Deportivo Cali poderia ser melhor já que o Bolivar poderia entrar na última rodada sem muitas aspirações por vaga. Por conta disso, podemos afirmar que a derrota em casa no clássico de ontem poderá ser um fator complicador para a sequencia na próxima fase. 


Já o Boca Juniors, que começou a primeira fase com uma ameaça maior por conta dos resultados, teve no gol de Carrizo, aos 48 do segundo tempo em La Paz como a sobrevida na competição. Mesmo com três empates no primeiro turno desta fase, as duas vitórias seguidas o garantiu nas oitavas e o colocou numa perspectiva de uma melhor posição de confronto para as oitavas. A equipe pode terminar até como a 6ª melhor campanha desta fase.



19/abr
19:30
Atanásio Giradot
Atlético Nacional
(COL)
X
Huracán
(ARG)
19/abr
19:30
Campeón del Siglo
Peñarol
(URU)
X
Sporting Cristal
(PER)







Este é o grupo que conta com a grande sensação desta primeira fase da Libertadores. Trata-se do grande Atlético Nacional da Colômbia. O mesmo vem apresentando o melhor futebol coletivo da América do Sul e, em cima de adversários tradicionais, só que em má fase, a equipe comandada por Reinado Rueda se tornou autora da melhor campanha desta primeira fase, antes mesma do seu encerramento. 

15 pontos ganhos e 12 gols de saldo credencia a equipe alviverde como uma das favoritas.Contudo, a mesma poderá definir o seu melhor adversário para a fase seguinte que sairá do seu próprio grupo. Trata-se da batalha entre Huracán e Sporting Cristal para saber quem será o segundo colocado da chave. A única chance de não ocorrer este confronto seria com uma vitória do Huracán, que escolheria outro adversário para a equipe colombiana.

Falando nesta disputa de segunda vaga, a chance maior ficará para os argentinos que poderão contar até com o empate para avançar a próxima fase e repetir o confronto contra time colombiano. Mas saberá que a partida será muito difícil, mesmo que o adversário jogue com um time mesclado. Já para o time peruano, somente a vitória interessa na partida de Montevidéu. Contando com uma eliminação prematura de seu adversário, o mesmo poderá se aproveitar desta vantagem para fazer uma boa margem de gols para a sua classificação. Só que o mesmo deverá contar com a derrota do Huracán para ter o seu esforço premiado e voltar a repetir o confronto desta semana, onde foi derrotado em casa por 1X0.

O Peñarol é de longe a maior decepção desta Copa Libertadores. A equipe poderá encerrar sua participação com três derrotas em casa e uma das piores campanhas da edição atual. A temporada começou turbulenta com a saída de Pablo Bengoechea do seu comando técnico. Isso causou um extremo racha e mal estar no elenco e vem refletindo tanto na competição sulamericana quanto no campeonato uruguaio, mesmo contando com jogadores experientes e de renome no futebol internacional como Pablo Forlan e Marcelo Zalayeta.

Por Marcos Paulo Fernandes Alves

LEIA: Análise sobre a rodada final – Parte II

Postar um comentário

0 Comentários