Faça Parte

Estreia com derrota na Copa do Brasil: fim do mundo?

A expectativa da torcida do Goiás para o confronto de estreia do time na Copa do Brasil contra o River do Piauí era grande, porém, acabou de uma forma nada agradável, provocando a famosa "desconfiança" em boa parte dos torcedores, que já começam com as opiniões sem fundamentos dizendo que o time é horroroso, que Enderson já tem de ser demitido. Esse é o momento que não dá para ficar discutindo muito, mas prova que a torcida esmeraldina, em bom número, joga a toalha muito fácil e só criticou vendo o resultado do jogo, mas não analisou a partida em si.

Goiás pressionou mais foi derrota pelo River em Teresina. Foto: Globo Esporte.
Como já tinha dito antes em outro post: o placar não foi justo, pois não foi o que a partida mostrou. O River atacava pouco e seus melhores momentos foram apenas no início do primeiro tempo, em que as jogadas saiam nos pés de Júnior Xuxa e Vanderlei. De resto, apenas mandavam bola na área e esperavam um lance de sorte acontecer. E não é que aconteceu? Com o gol contra de Felipe Macedo, que já estava estranhando não ter feito nenhuma besteira esse ano, o River pulou na frente do placar e, dessa forma, fez com que o Goiás avançasse mais ao ataque e melhorasse no jogo, tanto que no final do primeiro tempo a pressão foi enorme e Carlos Eduardo conseguiu empatar.

E no segundo tempo? Só deu Goiás. Pressionamos muito e deixamos o time do Piauí recuado e rezando para não sofrer mais um gol. Só tínhamos que tomar cuidado para não fazermos uma besteira em um contra-ataque. Pois bem, Jhonatan fez. Um pênalti bobo, que deixou o River na frente do placar novamente. Agora, reflitam a forma que tomamos os gols. Esse jogo deu tudo errado por erros individuais de alguns jogadores. Erros esses, que acontecem em qualquer clube e com qualquer um, por isso eu digo: o Goiás tem sim seus problemas no elenco, mas não significa que tem de haver uma mudança radical com um desmanche para a Série B, troca de treinador e diretor de futebol, como estavam pedindo alguns torcedores que se dizem "coerentes". Teve gente que até perguntou onde estava a Arena que o Goiás prometeu fazer. Talvez eles pensem que montar uma arena é tipo brincar de "LEGO", que você faz uma construção em poucos minutos com seu sobrinho numa festinha de criança, porque não é possível um questionamento desses.

Enderson errou na escalação ontem? Pra mim, só errou em escalar o Cléo, que já tem sua quarta partida como titular, não balançou as redes ainda e não anda sendo a nossa esperança de gols como queríamos que fosse e como veio pra ser. Enderson disse que a bola não está chegando nele em entrevista coletiva após o jogo de ontem (estava nervoso como de costume), e se formos parar pra ver, ele até tem certa razão. O Goiás anda insistindo muito em jogadas de cruzamentos, mas ainda não conseguiu sequer um gol com uma jogada de escanteio. A maior parte dos gols sai em jogadas trabalhadas no meio de campo, normalmente com Patrick, Ramires, Wagner e Carlos. Juninho é o único lateral que está conseguindo armar bons lances também.

Cléo teve mais uma atuação apagada. Hora de ir pro banco? Foto: Globo Esporte.
Então o que falta? Falta o nosso comandante treinar mais as jogadas de bola aérea, pois até mesmo o meio de campo ainda sendo o ponto mais forte do Goiás, sem o Daniel Carvalho fica enfraquecido. Sabemos que ele faz uma falta danada e o conforto é saber que ele volta para as semifinais (finalmente), mas se formos pra insistir nessas mesmas jogadas de escanteio, então que tenha um treinamento intensivo disso, pois como o próprio Enderson disse: "a bola não está chegando". Minha conclusão sobre o Cléo é que ele deveria ir para o banco e ver se faz a diferença quando entrar no decorrer do jogo, como o Rafhael Lucas fez contra o Itumbiara, e usar ele como um cara que pode aproveitar esses lances aéreos, pois ele parece ser o único que consegue cabecear nesse time. É o que mais tem mostrado isso, apesar de não ter marcado.

Enderson não errou nem nas alterações. Mesmo que elas não tenham tido o efeito esperado, as melhores opções de banco que nós tínhamos entraram em campo. Não é hora de crucificar nosso treinador. Já pensou o desânimo e a insatisfação do elenco ao saber que o Enderson foi demitido por uma derrota comum? Sim, derrota comum! A Copa do Brasil está cada vez mais disputada e complicada, já que os times "pequenos", ou seja, os que jogam em casa no primeiro jogo com chances de eliminação prematura, dão o sangue em campo e dificultam para os grandes, tanto que só dois times conseguiram eliminar o jogo de volta nessa edição da Copa do Brasil até o momento. Não está difícil apenas para o Goiás, e se duvida, pergunta lá no posto Ypiranga.

Precisamos levantar a cabeça e esperar que o time se resolva em campo. É claro que queremos e precisamos de mais reforços e acredito que bons nomes virão para a Série B, mas não critiquem o time dizendo que não iremos subir de jeito nenhum com esse elenco, pois em 2012, boa parte da torcida fazia a mesma coisa, e o final nós já sabemos.

Wagner Oliveira || @wagneroliveiraf
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários