Faça Parte

Quem é o verdadeiro adversário?

Depois do frustrante empate contra o Vasco na quarta-feira, o Flamengo voltou a campo neste sábado (2) para mais um clássico. Contra o Botafogo, que luta pela liderança da Taça Guanabara, o rubro-negro mais uma vez brigou com o único que tem tirado pontos do time: ele mesmo.


Alan Patrick e Marcelo Cirino fizeram a diferença em campo. (Foto: Flamengo)
Pela primeira vez desde que chegou, Muricy Ramalho abandonou o chato 4-3-3 e resolveu inovar, utilizando o 4-2-2. A mudança deu muito certo, já que o Flamengo jogou melhor no primeiro tempo e seguiu em um ritmo forte, que poderia ter resultado em uma vantagem nos 45 minutos iniciais. Entretanto, continuamos parando nas mesmas coisas: um ataque que finaliza absurdamente mal e uma defesa que pede para levar gols.

Exatamente por isso, aos 13 minutos, o Botafogo conseguiu abrir o placar. No lance após cobrança de escanteio, Paulo Victor teve uma falha horrorosa e a zaga esqueceu Joel Carli totalmente livre, deixando o alvinegro marcar quando jogava recuado e era inferior. A pressão continuou, mas quem disse que o ataque ajudava? Ficou assim até que, aos 31', Alan Patrick acertou um chute sensacional e empatou o marcador.

No segundo tempo, Muricy resolveu que jogar bem não era o que ele queria e tirou Ederson, que aparentemente estava cansado e jogou bem, e colocou Emerson Sheik, aquele mesmo que não estava ajudando. Então voltamos ao 4-3-3 e o Botafogo conseguiu bloquear muito mais as tentativas, que já eram fracas, do Flamengo. Para completar a péssima partida da defesa, Wallace cometeu um pênalti infantil logo no início, que acabou sendo defendido por Paulo Victor e, no rebote, Rodrigo Lindoso, completamente livre, marcou.

Cirino foi elogiado por Muricy e ajudou o Fla nos últimos dois jogos. (Foto: Flamengo)
O desempenho piorou bastante e o Flamengo entrou claramente em desespero. As melhores chances saíram de Marcelo Cirino e Alan Patrick, mas seguiu não dando em nada. Até que Muricy resolveu tirar Alan, o melhor no jogo que pediu para sair, e colocou Gabriel. A alteração, por incrível que pareça, deu resultado e, aos 36 minutos, o camisa 17 deu ótimo cruzamento na cabeça de Cirino, que acertou e conseguiu empatar.

É cansativo repetir que o Flamengo não pode ter jogadores que não são comprometidos com a causa. Paulo Victor era um goleiro promissor, mas virou titular e desde então tem sido extremamente displicente, saindo errado, largando bolas fáceis. Não tenho reclamações sobre Juan, já que ele chegou e já deveria ser capitão pela segurança que passa. Wallace é difícil, já que o zagueiro não honra a faixa que usa e marca muito mal. Os laterias, Jorge e Rodinei, têm sido cada vez menos eficientes e atrapalham na defesa e apoiam mal no ataque.


Guerrero saiu machucado no fim. (Foto: Flamengo)
No ataque, Guerrero jogou três jogos praticamente completos em poucos dias e estava claramente exausto, tanto que errou novamente um gol feito. É hora de dar um descanso ao peruano, até porque ele já está em uma fase ruim, seguir jogando no sacrifício não vai ajudar. Alan Patrick, Marcelo Cirino e Gabriel são peças que nunca sabemos o que esperar. Ederson foi bem e precisa conseguir ficar 90 minutos sem cansar. Emerson Sheik prefiro não falar nada.

Estamos perdendo pontos para nós mesmos. Na semana passada, perdemos no final por bobeira da defesa. Dessa vez, o Botafogo estava pior, mas novamente foram duas falhas incompreensíveis. Durante o campeonato tem sido a mesma coisa. Agora temos apenas uma vitória, três empates (todos em clássico) e uma derrota, justamente contra o Volta Redonda que nos tira do G4. Precisaremos ficar fora das semifinais do Carioca para mudar a postura?

Agora, para a felicidade os tão exaustos jogadores, Muricy terá uma semana cheia de treinos até o jogo contra o Boavista, que será extremamente importante, já que é confronto direto e o Flamengo não pode vacilar. Agora, finalmente, Mancuello estará de volta e talvez o time comece a funcionar. Resta saber se as desculpas sobre cansaço e falta de treinamento vão parar ou se vamos seguir ouvindo a mesma história.

Mariana Sá || @imastargirl 

LEIA TAMBÉM:
A vergonhosa estratégia rubro-negra
Cansados estamos nós
Tropeçando nos próprios erros

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Excelente análise. O Flamengo tem tropeçado nas próprias pernas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise. O Flamengo tem tropeçado nas próprias pernas.

    ResponderExcluir