Faça Parte

Tiburones 3-3 Verdolagas – Uma partida para a história da Liga Aguila


Disputa de bola entre Ovelar (Junior) e Aguilar (Nacional)

Para quem esperava aqui ver uma crônica sobre um clássico brasileiro ou algum grande confronto do futebol argentino ou de outra grande potência do futebol europeu, se engana. Esta crônica, merecidamente, irá para uma das grandes partidas do final de semana e, quem sabe, uma das melhores partidas disputadas na América do Sul em 2016.

Junior Barranquilla e Atlético Nacional fizeram uma partida que valia a liderança do campeonato colombiano. E que partida amigos! A começar pelo fato de que o time alviverde é a grande sensação do futebol sul americano em 2016, o mesmo protagonizou um grande espetáculo ante a um adversário tradicionalíssimo e respeitado no futebol da terra do Café.

Se um texto deste fosse escrito há 25, 30 anos atrás, poderíamos tratar esta partida como duelo do narcotráfico, por Barranquilla e Medelín, assim como Cali e Bogotá terem um financiamento gigantesco deste mercado negro, a ponto de formar grandes times de futebol e montar uma das melhores gerações colombianas de todos os tempos, que foram a três copas do mundo seguidas.


Voltando a realidade e a partida realizada no sábado à tarde, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, o jogo transcorreu de maneira alucinante do primeiro ao último minuto com o time da casa criando um número de chances maior durante a partida, mas com o alviverde fazendo um jogo intenso e de muita velocidade. Quem ouve a narração dos gols, percebe que o narrador estava muito enlouquecido com o jogo.

A partida em si foi bem disputa com intensos duelos táticos e supremacia dos ataques durante o jogo. O Atlético contou com uma equipe mesclada, já que teria um compromisso fora de casa na terça-feira, pela Libertadores, contra o Sporting Cristal, em Lima. Já o Junior, que contou com o seus titulares em campo, teve mais iniciativa de buscar o gol a partida inteira. Mas foi a equipe Verdolaga que abriu o placar após Bocanegra receber o passe de Pérez, lançou na ponta para Berrío que cruzou rasteiro para Guerra, da entrada da área, arrematar de prima no canto esquerdo do goleiro Vieira, aos 18 minutos de jogo.

No segundo tempo, o gol de empate dos Tiburones veio após um pênalti feito pelo zagueiro Sanchez em cima de Murillo, de maneira incontestável. Hernandez bateu forte e rasteiro, quase no meio do gol e o goleiro Armani quase conseguiu pegar a cobrança, mas ela foi para o fundo das redes, empatando a partida aos 6 minutos. No minuto seguinte, um pênalti mandrake é marcado para o time alviverde. O arbitro Juan Pontón enxergou um empurrão mais forte de Arias para cima de Ruiz e, de maneira convicta, apontou para a marca da cal. O mesmo Ruiz foi para a cobrança e descolocou o goleiro Vieira, fazendo 1X2, mas sem comemorar, aos 9 minutos.


Jarlan Barrera (sem camisa) com a equipe, após o golaço marcado.

Os 10 minutos finais reservaria ainda muito mais emoção a partida. O empate alvirubro veio após a jogada rápida iniciada pelo volante Sanchez que tocou para Hernandez. O meia deu uma linda enfiada de bola para Toloza que, na saída de Armani, tocou para Ovelar mandar para o gol vazio e empatar a partida aos 37 minutos. Já aos 40, após falta de Sanchez em Barrera, o camisa 11 marca o golaço da partida. Numa cobrança da intermediária, o meia acerta a gaveta do goleiro Armani que tenta chegar na bola, mas sem sucesso, abrilhantando ainda mais o gol da virada dos Tiburones. Aos 46 minutos após uma cobrança curta de escanteio Diaz toca em Cardenas, que devolve para o lateral esquerda na linha de fundo. O mesmo cruza para o meio da área encontrando Bocanegra, que resvala, amortecendo para Copete empatar a partida novamente, para o delírio dos Verdolagas.


Comemoração de Guerra no gol que abriu o placar da partida

Como descrito aqui nesta crônica, o Atlético Nacional (que terminou a rodada em 2º) volta a campo na terça-feira contra o Sporting Cristal, em Lima, sem um dos melhores volantes da Libertadores. Perez saiu lesionado da partida. Já no próximo sábado, já atua no Atanásio Giradot, contra o Envigado. Por outro lado, o Junior Barranquilla (que terminou a rodada em 4º) só volta no domingo, para jogar contra o Once Caldas, no Estadio Palogrande em Manizales.


Esquema Tático: Junior Barranquilla (Vermelho) X Atlético Nacional (Preto)


Escalações: Junior Barranquilla X Atlético Nacional 


Isso aí amigos. Um grande jogo de um dos campeonatos pouco acompanhado e conhecido em nosso país faz com que possamos ver o futebol da América do Sul com outros olhos. Cada vez mais competitivo e conservando a sua técnica, os times colombianos mostram a cada dia do que podem ser capazes no continente sul americano.

Por Marcos Paulo Fernandes Alves

Postar um comentário

0 Comentários