Faça Parte

Baixada: Casa do inimigo

Tem como aproveitar algo do jogo contra o Grêmio? Mesmo com os últimos resultados pífios, com nove jogos sem vitória, com a 4ª derrota dentro de casa no mês de julho, ainda dá para se aproveitar algo do jogo contra o Grêmio. Uma lição que vale para todos os Atleticanos sejam eles jogadores, torcedores, diretores ou até funcionários do clube. Não se pode almejar a vitória, o título, a glória, sem fé, amor, empenho, raça e dedicação e principalmente que devemos antes de tudo, nos orgulharmos de sermos Atleticanos, mesmo que o momento seja infeliz.

Sou Atleticano com orgulho! Sou daqueles que acreditam em milagres, embora tenha visto poucos. Acredito que o impossível é questão de mentalidade, só é impossível se você julgar ser. Sou Atleticano de um tempo em que grandes conquistas não eram nem sonhadas, quanto mais alcançadas. Sou daqueles que veste a camisa na vitória ou na derrota e em qualquer dia da semana, sem me importar com o sarro adversário e até mesmo do “torcedor” Atleticano, que hoje é mais comum do que dos adversários, é essa nova facção de idiotas que torcem contra.

Eu e mais 11 mil Atleticanos (3 mil eram gremistas) fomos a Baixada, numa gélida noite de quinta, acreditando no impossível. Só torcedores apaixonados pelo time colocam 11 mil, em um jogo desses, com diferença de quatro gols, e com um time reserva em campo. E sabe por que fomos a Baixada? Para ver o Atlético jogar. Não fomos ver o Grêmio, ou o “curinthia”, ou o “flamídia”, fomos ver o Atlético. E não importa se ganhamos ou se perdemos, o que importa é que estávamos lá para levar nosso apoio ao clube que amamos. Isso já é suficiente para mostrar ao Brasil que somos grandes, não somos o clube verde que colocaria no máximo duas mil pessoas em um jogo assim.

Foto: Marco Oliveira / Site Oficial
Somos os verdadeiros Atleticanos, forjados no fogo do Caldeirão, com resultados negativos e derrotas acachapantes no passado, derrotas de todos os tipos. Sobrevivemos, ainda sobrevivemos e somos uma raça Atleticana em extinção. Enquanto estivermos vivos, não nos entregaremos e ficaremos até o apito final, para ao menos vibrar no último lance com um gol de falta e mesmo que isso não valha nada, ainda assim vale muito. E com esse desabafo Atleticano abro a coluna de hoje sobre o jogo.

O resultado foi péssimo, a classificação não veio, vimos muitas coisas horríveis, mas ainda assim prefiro aproveitar o que vi de bom, o que pode ajudar o futuro do Furacão. O jogo começou em ritmo forte, pegado, correria, dedicação, empenho, dividida, gostaria de ver isso em todos. Recheado de reservas o Atlético foi para cima do Grêmio e conseguiu ter o apoio dos 11 mil Atleticanos que cantaram e lutaram junto com o time nos 90 minutos, ao invés de vaiarem. Sim, estávamos temerosos de uma goleada na Arena, mas a dedicação do time, mesmo que limitadíssimo, impediu um vexame monstruoso.

Aos 5’ faltou um "pé" para Matheus Anjos abrir o placar. O Grêmio administrava o jogo, afinal veio com um mistão. Chegou duas vezes. Mas o Furacão, mesmo limitado, era valente e aos 15’ colocou uma gota de esperança no coração da torcida. Coutinho deixou a marcação para trás na direita e cruzou na medida para Pablo completar para o gol. A torcida explodiu de alegria, fazia um mês que não sabíamos o que era comemorar um gol na Baixada. Coutinho até que estava bem no jogo, não era aquele jogador decisivo e brilhante, pelo menos se dedicava.

Foto: Marco Oliveira / Site Oficial
O Atlético perdia o meio. Eduardo Henrique só figurava em campo, quando tinha a bola não sabia o que fazer e quase sempre matava qualquer chance de ataque ou de ligação direta, tocava de lado ou para trás e às vezes até de forma displicente, totalmente pífio e diria até, um a menos em campo. Rossetto e Matheus Anjos tentavam de todas as formas burlar a marcação. E como todos sabem há mais de 100 anos, é primordial em qualquer jogo de futebol primeiramente ter o controle do meio campo, sem isso, o caminho para derrota é mais curto.

A festa rubro-negra durou 11 minutos. 26’ Pedro Rocha recebeu na área, deu um drible de várzea em Cascardo e empatou o jogo. Que balde de água fria nas esperanças de um milagre. O time corria muito, mas sem eficiência. Gedoz ajudava na marcação, mas errava muitos passes. Pablo sempre sufocado por dois ou três marcadores, e com a falta de entrosamento e de orientação, ninguém chegava para auxiliar. Matheus Anjos fazia boa partida, o garoto é bom, tem habilidade e em um time com jogadores de qualidade tem futuro. Cleberson bem cortava tudo, não teve culpa no gol do Grêmio. Wanderson também dava conta do recado.

Segundo tempo começou sem muitas emoções, o Atlético chegou apenas aos 9’ com Pablo que bateu fraco e cruzado, faltou alguém para acompanhar a jogada e complementar para o gol. Aos 10’ Sidcley entrou no lugar de Nicolas e confesso não gostei da substituição, mesmo sabendo que Nicolas estava amarelado. Eduardo Henrique era uma peça nula como volante e esse lugar poderia ser bem aproveitado até por Matheus Anjos, dando liberdade para Sidcley mais avançado.

Foto: Marco Oliveira / Site Oficial
Aos 18’ Pablo bateu na saída do goleiro após boa jogada de Gedoz, a bola passou rente a trave. 22’ Coutinho cruzou perigosamente e Grohe desviou. O Grêmio administrava como lhe convinha e não demorou para aproveitar nova bobeira da zaga. Aos 24’ a bola foi levantada na área, de cabeça em cabeça, nenhum Atleticano para cortar e caiu nos pés de Everton, 2x1 Grêmio. Aos 27’ outra substituição que discordo. É difícil ver Coutinho bem na maioria dos jogos, mas neste jogo ele estava sendo fundamental, com a velocidade e alguns cruzamentos perigosos ele ainda ajudava a municiar o ataque, que perdeu força com a sua saída.

Eduardo Henrique continuava em campo. Mas sabe o que ainda valia a pena? Era ver que alguns dos garotos tentavam de todas as formas alguma mágica, correndo, marcando, se dedicando e nesse ponto tinha apoio da torcida, mesmo sabendo que não resultaria em muita coisa. Aos 30’ Gedoz cobrou falta e Grohe salvou. Aos 33’ Rossetto recebeu de Yago e chutou em cima da zaga gremista, a bola pipocou com perigo e Grohe acabou evitando o gol, ligou o contra-ataque com Everton livre no meio, que tocou para Pedro Rocha marcar o terceiro.

Onde estava Eduardo Henrique? Com o motor desligado! Então Soares sacou Eduardo Henrique e colocou Eduardo da Silva. O time embora limitado demais, continuou brigador e aos 40’ Pablo arriscou de longe, a bola passou perto. Pablo era o atacante mais efetivo, aquele que realmente tentava algum milagre e foi nele a falta que aos 46’ Gedoz transformou em gol em uma cobrança perfeita. Após o gol, apito final e fim da agonia! 3x2 para o Grêmio em um jogo que para o Atlético valeu mesmo pelo espírito de luta dos jogadores.

Em tempo: Tirinhas valiosas

Estamos arrasados com os últimos resultados, mas a hora é de encontrar forças para ainda tentar um milagre na Libertadores e evitar uma queda pra segundona. Só se decepcionam com desclassificações e derrotas, torcedores que tem um time que participe de várias competições. Clubes milionários como o Atlético MG e Palmeiras ficaram de forma lastimável fora da CB. O Flamengo “multimilionário” foi eliminado no nosso grupo da Libertadores, o Corinthians nem lá chegou e está fora da CB e os “xoxinhas”, bem, desses a natureza cuida.

Nos próximos dias revelarei salários de jogadores brasileiros. Simplesmente absurdo e desleal. Por isso a Globo "ajuda" tanto os times do eixo. Não há como competir! Tem salário de R$ 1 milhão mensais. E com isso exposto, quero ver quem poderá indicar reforços à altura daqueles que estão nos times do eixo. Jogadores brasileiros bons e custo baixo são raros. A única forma de encontrar um talento é aplicando na base como o clube faz. O problema é que a torcida queima logo jovens valores e não dá o devido tempo para amadurecimento, como foi o caso de Marcos Guilherme que irá brilhar no São Paulo, lá a filosofia da torcida é outra. Nossa salvação é a base!

Já encheu o saco o número de ofensas pessoais e até preconceituosas de muitos "torcedores" (pelo menos se dizem) do próprio Atlético. Uma leva de gente que é pior que torcedor coxa e deveria migrar para o Chicouto com urgência, lá eles serão mais úteis. E como já escrevi, xingar pelas redes é fácil, coisa de frouxo, quando é cara a cara viram galinhas. Fases ruins acontecem de tempos em tempos, pior seria estar nas Séries B, C ou D. Se o momento é ruim pelo menos há salvação. Se esse ano não deu, vamos para o ano que vem, o negócio é bater a poeira e dar a volta por cima.

Parabéns àqueles que têm opinião diferente da minha, mas prezam pela educação e debates sadios. Nos últimos dias conheci pessoas que mesmo com opiniões diferentes, são educadas e de uma ética sensacional. Pensamento de ontem durante o jogo: Bom se pudéssemos aplicar na maioria em jogadores estrangeiros, eles se doam mais que brasileiros, são mais raçudos e não se entregam fácil, mas a regra não permite. Próximo jogo é clássico contra o Vasco, times que se equivalem no momento, dá para beliscar os três pontos no Rio.

Por: Robson Izzy Rock @Robson_IzzyRock

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Robson como sempre um texto muito inteligente. Não fui ao jogo ontem, mas torci, esperando um milagre como os 11 mil que estavam na Arena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Mauro.
      Necessitamos de Atleticanos como você, que estarão sempre de um jeito ou de outro com o Atlético na alegria ou na tristeza, até a morte.

      Excluir