Faça Parte

Ceará 2018: O inicio da temporada alvinegra

O Vovô iniciou no ultimo dia 02 os trabalhos visando à temporada 2018, que será um ano com calendário bastante extenso, repleto de competições e objetivos a serem alcançados. Sem tempo para uma pré-temporada a estreia já acontecerá no dia 16/01 contra o Salgueiro na casa do adversário pela primeira rodada da Copa do Nordeste, em sequencia inicia-se o Campeonato Estadual no dia 19/01 o alvinegro jogará diante o Guarani de Juazeiro no Presidente Vargas. A verdade é que em um período de 36 dias o Ceará terá treze compromissos em três competições diferentes (Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil), a ideia da diretoria e comissão técnica é no primeiro momento priorizar o torneio regional, tendo em vista a importância do torneio nos aspectos futebolísticos e financeiros.

Ceará iniciou os trabalhos visando a temporada 2018. FOTO: Mateus Dantas/Opovo
QUEM PERMANECEU

O Ceará conseguiu manter a base do time que conquistou o acesso à elite do futebol brasileiro, o primeiro a garantir a permanência para a temporada 2018 foi o treinador Marcelo Chamusca e sua comissão técnica. Algumas peças já tinham vinculo com o clube para essa temporada, são eles: Everson, Valdo, Jackson Caucaia, Raul, Richardson, Alex Amado, Arthur, Clemer, Rafinha e Roberto. A diretoria junto com o treinador analisaram os jogadores que tinham contrato até o fim de 2017 e decidiram quais ficariam ou iriam embora, muitos deixaram Porangabussu e tivemos polemicas (Magno Alves) e outros agradeceram ao torcedor pelo carinho e apoio (Rafael Costa). Dos titulares do ultimo brasileiro apenas o lateral esquerdo Romário, o meia Lima e o atacante Leandro Carvalho não renovaram os demais seguem vestindo o manto em 2018.

OS CONTRATADOS

Visando reforçar a base que já tem qualidade a diretoria trouxe onze jogadores para a nova temporada, são eles:

Renan (Goleiro - Goiás)

O experiente goleiro de 32 anos já acumula passagens por Internacional (onde foi campeão da Copa Sul-americana), Valencia/ESP, além de participar da Seleção Olímpica em 2008. Ficou no Goiás por cinco temporadas seguidas, onde disputou mais de 160 partidas, a priori no alvinegro vem para ser reserva do titular absoluto, Everson.

Leandro Silva (Lateral Direito - Avaí)

A missão de Leandro Silva será acabar com a "praga da camisa 2'' do Ceará, com o fim da era Cametá finalmente o alvinegro poderá ter um lateral de qualidade a sua disposição. Com 29 anos e boas atuações pelo Avaí o jogador chega para ser o titular da posição (na minha humilde opinião).

Leandro Silva contratado. FOTO: Divulagação/CearaSc
Renato (Lateral Direito - Fluminense/RJ)

Outro contratado do alvinegro foi o lateral Renato vindo do Fluminense, teve destaque no Abc/RN onde fez uma boa temporada em 2014 e chamou a atenção do clube carioca. Também teve uma excelente passagem no Avaí em 2016, ajudando o time a voltar à primeira divisão. No Fluminense fez 22 jogos e assinalou um gol.

Bruno Pires (Zagueiro - Chiapas/MEX)

Depois de quatro temporadas no futebol mexicano o zagueiro Bruno Pires retorna ao futebol brasileiro, no Ceará terá oportunidade de mostrar seu futebol. Em 2017 jogou todas as partidas do Chiapas no campeonato nacional.

Ernandes (Lateral Esquerdo/Volante - América/MG)

O polivalente Ernandes retorna ao clube para a sua segunda passagem, na primeira em 2010 ajudou o time a conquistar a vaga na Copa Sul-americana. Depois de atuar por Atlético/GO, Sheriff/MOL chegou ao América/Mg onde foi campeão da ultima Série B.

Naldo (Volante - Ponte Preta)

O volante ex-Ponte Preta no primeiro momento será reserva, tendo em vista a permanência da dupla de volantes titulares (Richardson e Pedro Ken). Com 27 anos o atleta teve seu melhor momento no Joinville onde conseguiu o acesso a Série A em 2014 e teve boas atuações no ano seguinte.

Andrigo (Meia - Internacional/RS)

Cria da base colorada, Andrigo já tem experiência mesmo com seus 22 anos. O meia atuou no Internacional em 2016 e na ultima temporada jogou no Atletico/GO, mesmo com o rebaixamento ele foi um dos destaques da equipe e teve interesse de outros clubes como Botafogo/RJ e Coritiba.

Andrigo foi mais uma boa contratação do Ceará. FOTO: C.Alekson/CearaSc
Javier Reina (Meia - Desportivo Pasto/COL)

Mais um que está de volta, Reina sempre era um dos nomes especulados pelo torcedor em época de contratações, com duas passagens pelo Ceará (2010 e 2012) o meia não rendeu o esperado, mas demonstrou certa qualidade. Na ultima temporada disputou a Liga Aguila (Campeonato Colombiano) e foi destaque de sua equipe.

Douglas Coutinho (Atacante - Atlético/PR)

Velocista ou camisa 9? Ele diz jogar nas duas posições, o fato é que o novo atacante do Vovô já demonstrou ter qualidade, tanto que sua contratação foi uma das mais comemoradas pelos torcedores. Com passagens por Cruzeiro, Braga/POR e Atlético/PR o jogador na ultima temporada atuou 47 vezes e marcou cinco vezes.

Felipe Azevedo (Atacante - Chiangrai United/TAI)

O artilheiro do bicampeonato (2012) está de volta, Felipe Azevedo teve uma ótima fase no ano que passou no Ceará, mesmo com o rebaixamento em 2011 o atacante fez gols importantes e ajudou o clube a conquistar um titulo, afinal foi dele o gol na decisão daquele certame. Depois de passar por Sport, Ponte Preta e futebol tailandês o atacante diz ter voltado para a segunda casa, esperamos que o Felipe continue com seu faro de artilheiro na temporada 2018.

Artilheiro por onde passa, Felipe Azevedo reforça o Ceará. FOTO: Fco Fontenelle/Opovo
Luidy (Atacante - Figueirense/SC)

O veloz atacante teve sua melhor fase no CRB em 2016, tanto que foi para o Corinthians. Sem espaço no clube paulista acabou sendo emprestado ao Figueirense para disputar a Série B, onde fez 24 jogos e marcou três gols.

AS APOSTAS

Além dos onze contratados a diretoria apostou em três jogadores, esses têm vínculos até o final do estadual podendo ser prorrogados caso tenham bom desempenho.

Parrudo (Volante - Grêmio)

Ele disse que já nasceu pronto logo na primeira entrevista, o setor será bem concorrido, porém pelo acumulo de jogos em sequencia todos terão oportunidades. O jovem de 23 anos já atuou pelo Grêmio/RS, Inter de Lajes/SC e Atlético Tubarão/SC.

Leandro Canhoto (Meia - Grêmio)

Mais um emprestado pelo Grêmio, o meia Leandro Canhoto terá que se destacar para ter um lugar ao sol no alvinegro. Com 23 anos o atleta atuou por Grêmio/RS, Brasil de Pelotas/RS, Paysandu/PA, Aimoré/RS, Passo Fundo/RS, São Paulo/RS e Atlético Tubarão/SC.

Romário (Atacante - Kalmar/SUE)

Quatro anos depois Romário retorna ao seu clube do coração, afinal foi no Ceará que ele subiu para o profissional e se destacou no estadual de 2012. Infelizmente o camisa 9 não aproveitou as oportunidades e teve problemas extra campo e com peso, além de uma grave lesão no joelho. Com a cabeça no lugar e disposto a voltar ao seu bom futebol a aposta da diretoria no Romário a meu ver foi valida, ele tem potencial.

Atacante Romário terá uma nova chance no alvinegro. FOTO: Arquivo/Opovo
* O zagueiro Denílson também foi contratado junto ao Grêmio/RS, mas ao passar por exames no alvinegro foi constatada uma lesão, assim sendo o jogador será devolvido ao clube gaúcho.

O ELENCO

GOLEIROS: Everson, Renan e Fernando Henrique;
LATERAIS DIR: Leandro Silva, Renato;
ZAGUEIROS: Rafael Pereira, Luis Otávio, Valdo, Bruno Pires;
LATERAIS ESQ: Ernandes, Rafael Carioca;
VOLANTES: Raul, Richardson, Pio, Jackson Caucaia, Naldo, Parrudo;
MEIAS: Ricardinho, Pedro Ken, Reina, Andrigo, Leandro Canhoto;
ATACANTES: Alex Amado, Arthur, Clemer, Douglas Coutinho, Elton, Felipe Azevedo, Luidy, Rafinha, Roberto e Romário.

OPINIÃO

A montagem do elenco dessa temporada agradou boa parte da torcida, conseguimos montar um time competitivo e com boas opções para Marcelo Chamusca. Repatriamos Felipe Azevedo, um dos últimos atacantes que por aqui passou e deixou saudades, além de boas aquisições como Douglas Coutinho, Andrigo, Naldo, Leandro Silva. Único ponto que não agradou foi a lateral esquerda, tendo em vista que Ernandes jogou a ultima Série B como volante e Rafael Carioca oscilou bastante em 2017, porém acredito que para primeiro momento eles darão conta do recado. O esforço da diretoria é valido, formou um grupo grande devido à cansativa sequencia de partidas, é preciso ter jogadores em grande numero e qualidade. O presidente Robinson de Castro pretendia trazer mais dois jogadores, mas a pedido de Chamusca o grupo será esse que ai está, mesmo assim acredito com a volta de Denílson ao Grêmio/RS deveremos trazer outro zagueiro ou aproveitar algum garoto da base.

Agora é esperar a bola rolar e ver o que a temporada 2018 reserva para o alvinegro maior do estado.

S.A

Davi Maia \ @davims

Postar um comentário

1 Comentários