Faça Parte

O Ganso Foucaultiano?

(Foto: Maílson Santana/ Fluminense FC)

Michel Foucault é um dos filósofos mais famosos da história da humanidade, ele cunhou diversas teorias que são operadas por indivíduos representantes das mais diversas categorias profissionais ou ideológicas. Paulo Henrique Ganso é defensor e propagador ds uma das teorias mais interessantes do pensador francês:  O Diploma

Ontem, no Maracanã, Fluminense empatava o jogo com o Athletico. O resultado não era satisfatório para o Tricolor, o Z4 ainda é um pesadelo para o Fluminense. Mudanças se mostraram necessárias, Marcão saca Nênê e coloca em jogo Wellington Nem.

Tudo seria normal, se Nênê nao fosse o melhor jogador do Flu até aquele momento.

As vaias ecoaram nas arquibancadas como se fossem resultado de uma cólera de dor. Todos ali sabiam que quem deveria sair era o inoperante Ganso, creio que ate o nosso técnico sabia.
A consciência coletiva  tomou conta dos tricolores e todos ali perceberam porque o camisa 10 do Flu não foi sacado. Marcão nã teve estofo para tirar o badalado e contestador espécime da classe das aves.

Paulo Henrique Ganso já derrubou um treinador do Fluminense esse ano. A discussão entre ele e Oswaldo de Oliveira foi uma das cenas mais patéticas ja presenciadas na história do futebol brasileiro, um jogador derrubou seu chefe em rede nacional. Xingamentos, apontar de dedos e uma clara postura de Ganso que mostrou não respeitar a autoridade.
Marcão, assim como Oswaldo, são treinadores diplomados, ambos fizeram o curso de técnicos da CBF e estão aptos a praticar este ofício. Esse poder conferido por um pedaço de papel é visto por Foucault como uma forma de mercantilização do saber.

Aqueles que têm um diploma se destacam na sociedade como detentores de um saber e os individuos que nao possuem esse pedaço de papel são excluídos da discussão. Ganso tenta subverter a ordem do saber vigente se colocando com um sabedor do que é bom para o Flu.
Seria então Ganso um estudioso assíduo da obra de Foucault e tenta aplica-la no seu ambiente de trabalho?

Creio que não, ele só é um mau profissional  mesmo.

Postar um comentário

0 Comentários