Faça Parte

Heroínas do Futebol: Maravilha #06

 Maravilha, a primeira preparadora de goleiras da CBF

(Reprodução/ Acervo pessoal)

No sexto texto da série "Heroínas do Futebol" - série feita para homenagear grandes nomes do futebol feminino brasileiro. Será apresentada a história da goleira Marlisa Wahlbrink - a Maravilha. Para conferir o texto anterior, clique aqui.

Maravilha, nasceu em 10 de abril de 1973, em Constantina - RS. Foi goleira da seleção brasileira por anos, conquistando títulos como a medalha de prata em Atenas (2004), terceiro lugar na Copa do Mundo (1999) e fora bicampeã Sul-Americana (1998 e 2003).

Cresceu em uma família humilde, trabalhava na roça para ajudar a família, mesmo assim, sempre expressou que queria mesmo era estudar. Ela percebia que seus pais não conseguiriam lhe dar as melhores oportunidades, apesar de tentarem muito. A bola, brinquedo barato, simples e funcional estava sempre ao seu lado.


Maravilha com a tocha olímpica em 2016 (Reprodução/ Twitter)


Era essa a paixão que dividia com seus cinco irmãos e suas três irmãs, mas achou que essa paixão teria fim ao ouvir algo desagradável, "Quando tinha uns 13 anos, meu pai não queria mais que eu e as outras meninas da casa jogassem futebol. Aquilo me revoltou muito porque era a coisa que eu mais gostava no mundo", contou em entrevista às Dibradoras - blog sobre esportes feminino.

Essa proibição levou ela a expandir seus interesses, queria driblar o preconceito e ir atrás de seu futuro. Foi estudar sem o apoio do pai e lá começou a jogar com os meninos, a partir daí, começaram a elogiá-la e dizer que levava jeito para o esporte.

Com isso, um colega a ajudou e a acolheu. Ela conseguiu um teste e passou, ficou em Porto Alegre trabalhando como doméstica para se sustentar.

Sua carreira

Começou jogando como atacante, porém pediu para fazer um teste como goleira e nunca mais saiu do gol. Quando passou nesse teste, tirou a posição da goleira que era titular do Cruzeiro há 10 anos. 

Na seleção brasileira, sua trajetória começou em 1995 e parou apenas em 2008, já que queria ter tempo para estudar e ter filhos.

Se formou em Educação Física e atuou como treinadora de goleiras e auxiliar do time de futebol feminino em uma universidade em Kansas, depois, aceitou treinar goleiros e goleiras na prefeitura da cidade de Maravilha, SC. Agora, assume o papel de preparadora de goleiras da seleção brasileira sub-17.

Reprodução/ Twitter CBF)

E mais uma vez a ex-goleira faz história, é muito bom saber que o sonho dela se realizou e que agora, ela pode preparar futuras grandes goleiras como ela. Que histórias assim tenham finais cada vez mais felizes.

Fico por aqui, Larissa Campesan (@fclarisz)


Postar um comentário

0 Comentários