Faça Parte

Heroínas do Futebol: Kátia Cilene #08

A atacante reconhecida por seus inúmeros gols era do atletismo, antes de marcar uma geração incrível com a amarelinha

Kátia Cilene - Brasil x Noruega - Copa do Mundo Feminina 2003
Brasil x Noruega - Copa do Mundo 2003 (Reprodução/FIFA)


No oitavo texto da série "Heroínas do Futebol" - série feita para homenagear grandes nomes do futebol feminino brasileiro. Será apresentada a história da atacante Kátia Cilene. Para conferir o texto anterior, clique aqui.

Kátia Cilene Teixeira da Silva nasceu no dia 18 de fevereiro de 1977, no Rio de Janeiro - RJ. Defendeu a seleção brasileira de 1995 a 2007, conquistou títulos como Pan-Americano de 2007 e Sul-Americano de 1995, 1998 e 2003, além de ter conquistado a chuteira de bronze na Copa do Mundo de 2003.

Começou a jogar futebol na rua, lá em Padre Miguel e já se viu encantada, até os 16 anos conciliava suas duas paixões: futebol e atletismo. Com quase 18 anos teve que fazer uma escolha, seguir uma carreira promissora no atletismo que era preparada desde sempre ou se arriscar nesse terreno novo do futebol? 

A escolha fora feita e - sem dúvidas - certeira, já que tinha um faro apuradíssimo para gol. Em 1995 veio sua primeira convocação, ao lado dela, estavam as estreantes Sissi, Michael Jackson e Formiga - o início de uma grande geração.


Brasil 5x0 USA - PAN 2007 Maracanã
Pan-Americano de 2007, Maracanã (Reprodução/CBF)

Depois de duas Copas do Mundo não saiu mais da seleção, ao total foram duas Olímpiadas, quatro Copas do Mundo e o Pan-Americano de 2007. Durante as competições sempre esteve entre as artilheiras da competição, a prova disso foi em 1997, quando fora artilheira do campeonato Paulista, pelo São Paulo, com 35 gols.

No Brasil jogou em dois times, o Vasco da Gama (1994) e no São Paulo (1994 - 2000), na Europa jogou em times como o Lyon, Paris Saint German (FRA), Estudiantes de Huelva, Levante (ESP), Zorky Krasnogorsk (RUS), Sundvalls (SUE) e também jogou no San Jose CyberRays nos Estados Unidos.

Uma carreira incrível com muitos gols, um nome que marcou muitos torcedores e inspirou muitas jogadoras, que nomes como este sejam cada vez mais reconhecidos e frequentes.

Fico por aqui, Larissa Campesan (@fclarisz)

Postar um comentário

0 Comentários