Faça Parte

Goiânia Rednecks: De uma atividade entre amigos até o título nacional.

Nessa matéria, deixo de lado o futebol normal e falarei do futebol americano, mas não do esporte como um todo, e sim de um time que lutou, treinou e hoje já está consolidado na região, como um grande time de Flag Football e de Futebol Americano: Goiânia Rednecks.

Foto: Página Oficial do Goiânia Rednecks no Facebook.

O inicio: 

O Goiânia Rednecks começou no final do ano de 2010, com um objetivo: Levar o esporte ao conhecimento de toda a população goiana. Na época, o grupo de amigos que formou o time praticava o Flag Football, uma modalidade do futebol americano que não se utiliza os equipamentos de proteção, e sim bandeiras amarradas nas cinturas dos jogadores.

O início foi complicado. Sem apoio por se tratar de um esporte que não tem muita visibilidade no Brasil, o Goiânia Rednecks sobrevivia apenas com as mensalidades que os próprios jogadores pagavam. A primeira partida do time foi contra o Brasília Alligators, e também veio a primeira vitória: 19x12.

Primeiro jogo oficial: Rednecks 19x12 Alligators
Foto: Arquivo
Goiânia Rednecks no Futebol Americano:

Hoje, o Goiânia Rednecks divide espaço com outros times de Futebol Americano na cidade como o Goiânia Old Skulls, Goiânia Gorilas, Goiânia Guarás e Goiânia Tigres. O time foi ganhando apoio com o passar do tempo, e hoje tem até sua própria torcida, que compareceu em muitos jogos da equipe na Super Liga Nacional de Futebol Americano.

Nessa competição, o Rednecks jogou contra o São Paulo Storm, São José Istepôs, Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles. Como era a primeira vez que o time goiano jogava uma competição no formato de Full Pad, a campanha não foi das melhores, mas o time ganhou visibilidade e reconhecimento pela participação e por sempre manter respeito ao adversário. Na partida contra os Crocodiles, mais de 1.000 pessoas foram apoiar o Rednecks na competição.

Goiânia Rednecks no Flag Football:

Se no Full Pad o Goiânia Rednecks não alcançou o sucesso ainda, no Flag Football isso já aconteceu. O time já disputou alguns circuitos nacionais de Flag Football, e no ano passado veio à consagração: A vitória na final em cima do Cuiabá Arsenal por 40x30 deu o título nacional para o Goiânia Rednecks. Foi à recompensa de um trabalho duro da comissão técnica e dos jogadores com grande ajuda dos patrocinadores do time.

Rednecks consegue o título do Circuito Nacional de Flag Football
Foto: Página Oficial do Goiânia Rednecks no Facebook.
Jogador na Seleção Brasileira:

Murilo Machado foi convocado para a Seleção Brasileira
Foto: Página Oficial do Goiânia Rednecks no Facebook.
Um jogador em especial, do Goiânia Rednecks, ganhou um grande presente beneficiado com seu esforço e dedicação: Murilo Machado (#Murilão 74) foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Americano em novembro do ano passado. Tive o privilégio de falar com ele, e ele me respondeu com humildade sobre a importância do Rednecks na vida dele e a sobre a sensação de ter tido a oportunidade de defender o país no esporte que tanto ama:

Murilo Machado: "Cara, o futebol americano me ensinou outra forma de viver e o Rednecks foi o principal intercessor para que eu conhecesse mais sobre o esporte, ou seja, o Rednecks significa muito para mim. Sempre pratiquei esporte, porém, nunca levei tão á sério como eu levo o Futebol Americano e o Rednecks fez com que eu levasse a sério o esporte, dentre outras coisas, o Rednecks me ensinou como ser líder, como ser homem, como ser companheiro, dentre outras qualidades. Em relação á experiência ao participar do "Training Camp" da seleção foi uma experiência magnífica, quando vi que fui convocado, fiquei muito feliz por saber que meu desempenho e todo trabalho está no caminho certo, aprendi muito, fiz muitas amizades boas, e vi que tem muita gente que leva e faz de tudo para que esse esporte cresça cada vez mais e isso que me dá empolgação para que eu continue sempre lutando para melhorar e voltar a representar a Seleção Brasileira".

Entrevistei também o treinador e ex-diretor financeiro do Goiânia Rednecks, Henrique Bonomi, que inclusive é um dos meus treinadores na equipe Sub-18 do Flag Football.

Henrique Bonomi: "O Goiânia Rednecks pra mim é mais que um simples hobby. Como o time começou com um grupo de amigos, essa mentalidade é levada até hoje. Antes de ser um time de futebol americano, somos um grupo de amigos. Hoje, considero o Goiânia Rednecks como uma espécie de segunda família. Tudo isso em resultado da união e dedicação que o Goiânia Rednecks cresça a cada dia".

Também tive a oportunidade de conversar com o presidente, que falou sobre a importância do Goiânia Rednecks e do esporte na sociedade de hoje.

Wadih Elkadi: "O Rednecks pra mim significa a chance de poder transformar as pessoas e auxiliar elas a se tornarem bons cidadãos, boas pessoas que participem ativamente da sociedade em que elas vivem, ensinar valores e, pelo menos, ensinar elas de alguma forma a possuir um caráter, a possuir valores, a perceber quem elas são, e como essas pessoas devem interagir com o meio em que elas vivem, e eu decidi fazer dessa maneira, pois acredito que o esporte é a principal chave pra transformar cidadãos comuns em bons cidadãos, que se relacionam bem com a sociedade em que vivem."

O Goiânia Rednecks também irá participar mais uma vez do Circuito Nacional de Flag Football 5x5 e tentará o bicampeonato nacional. Nesse ano, o time formou também a equipe Sub-18 do Flag Football, na qual me orgulho de fazer parte hoje.

Lista de aprovados da equipe Sub-18 do Flag Football
Foto: Página oficial do Goiânia Rednecks no Facebook.
Essa matéria foi feita em homenagem ao time, que lutou muito para fazer com que o Futebol Americano também tenha mais reconhecimento e cresça no Brasil. Fico muito feliz de fazer parte desse time hoje e agradeço a todos pela oportunidade!

#GoRednecks

Foto: Página oficial do Goiânia Rednecks no Facebook.
Página Oficial do time no Facebook: https://www.facebook.com/goiania.rednecks?fref=ts

Texto especial feito por Wagner Filho, colunista do Goiás Esporte Clube.


Twitter:
@wagner_gec
Linha de Fundo | @linhadefuundo

Participem da promoção que está rolando no facebook entre o LINHA DE FUNDO e EMPÓRIO DOS BOTTONS
Sigam as regras e boa sorte > CLIQUE AQUI E DESCUBRA COMO!

Postar um comentário

0 Comentários