Faça Parte

O MAIOR time do MUNDO de todos os tempos - [A CRÔNICA DO DIA]


O que é ser um time “’Grande” para você?
grande (adj.). Def:
 alto, amplo, considerável, de altura, de peso, distinguido, enorme, extenso, fantástico, forte,  fundamental, importante, magnífico, ótimo, significativo, violento, distinto (Portugal), eminente  (Brasil), essencial (Brasil).

Essa questão assombra as discussões futebolísticas entre amigos. Qualquer mesa redonda, qualquer grupo em um bar chega na célebre frase: Meu time é Grande, o seu é Minúsculo. Pessoalmente, nunca gostei dessa adjetivação, nem nas mais calorosas discussões com qualquer que seja o torcedor, sequer pensei em usá-lo como artifício de argumentação. Pois considero que para se chegar a uma conclusão sobre a grandeza de um clube é necessário considerar todas as variáveis e todas as definições. Grande é amplo, de peso, enorme, fantástico, magnifico, essencial... e perguntam-se todos, que time não é Fantástico, Magnífico, Enorme? Que time não é Essencial?

Muitos levam em consideração o critério torcida. A torcida que é gigante, que é de massa, que enche estádio todos os jogos. Mas fica a pergunta, o time da cidade que movimenta o dia-a-dia dos jogadores, familiares e de alguns moradores assíduos e que gritam, torcem, se emocionam, xingam o pereba... esse time não é enorme? O fato de todo domingo alguém se importar em levantar, colocar suas cores, sua camisa e gritar aos ventos que é torcedor de coração, não faz desse time magnífico?

O clube que está na série D, sem cotas televisivas, com orçamento limitado e ao mesmo tempo entre os maiores públicos nacionais, com torcida loucamente apaixonada, não é Fantástico? No mesmo nível que o time da Série A com estrelas e dezenas de troféus nacionais e internacionais e talvez com uma torcida nem tão apaixonada assim? O torcedor que veste a camisa azul e o que veste a camisa vermelha não fazem do seu time um ente Fundamental?

Se você considera como fama internacional critério de grandeza de um clube, o que é o seu perto de um Barcelona, de um Real Madrid? O mesmo se aplica quando levar em consideração troféus, dinheiro ou estrelas do futebol. Dizer que o time da esquina é menor por determinados motivos é fácil, mas e comparar o seu clube com outros? Quando você chama um time de pequeno por não ter expressão nacional, você se chama de pequeno diante do resto do mundo.

Então aprendam uma coisa de uma vez por todas. Time grande tem problemas financeiros, time grande pode nunca ter um título nacional ou internacional, time grande pode nunca levantar taças e time grande cai. E digo mais, nem sempre se levanta. Time grande pode cair até as últimas séries e inclusive pode nem mesmo ter série.  Mas esse time aí é amado, é guerreiro até os últimos minutos, em qualquer jogo, em qualquer campeonato, só pra ver sua torcida feliz.

Vamos parar de calcular o incalculável, de chamar times de pequeno quando de fato você não sabe sobre a grandeza, a história e a origem dele. Quando você não sabe que o clube foi formado por oito jovens embaixo de um coreto. Oito jovens que hoje, em uma mesa de bar, discutem se determinado time é Grande ou Pequeno. Enorme é o time que não desiste, que é amado. Todo time é Grande e minúscula é a mente de quem tenta defini-los.

Ser Grande é proporcionalidade, é matemática, é exato e o futebol nada tem de exato. Levante-se da cadeira, saia da tela do computador ou do celular e abra sua gaveta de camisas. Vê essa camisa com um escudo no lugar do coração? Então meu amigo, essa camisa é do Maior Time do Mundo de Todos os Tempos.

De um time GIGANTE!

Saudações.
@LuisafDuarte 
@LinhadeFuundo

Participem da promoção que está rolando no facebook entre o LINHA DE FUNDO e EMPÓRIO DOS BOTTONS - Sigam as regras e boa sorte > CLIQUE AQUI E DESCUBRA COMO!

Postar um comentário

0 Comentários