Faça Parte

Botafogo SP 2017: O planejamento já começou, veja as novidades

O ano ainda não acabou, mas para os lados do tricolor de Ribeirão Preto, o próximo ano já está começando. Isso se deve ao fato de o Fogão já ter iniciado sua pré-temporada, que visa diretamente o Campeonato Paulista de 2017, que começará a ser disputado no dia 5 de fevereiro. Levando em conta o tempo que o pontapé inicial do estadual foi alongado, o time tricolor, agora sobre o comando de Moacyr Junior, terá tempo de sobra para se preparar.

O time se reapresentou no último dia 28, segunda feira, onde o novo treinador começou a preparação visando os torneios da próxima temporada. De primeira instancia, os testes foram apenas de forma física, e clínicos, onde os atletas fizeram aquele check-up, para ver as condições médicas, para poder começar os trabalhos.

O time que será trabalhado, e irá em busca dos melhores resultados pelo Pantera em 2017, será bem diferente do que atuou nesta temporada. Muitos jogadores foram embora, e do elenco que chegou até as quartas da Série C, apenas seis ficaram no elenco. Vamos às novidades.

Novo comando

Por início, a maior e mais significativa mudança do elenco ocorreu justamente no banco de reservas. Márcio Fernandes não era unanimidade entre o torcedor há muito tempo, e teve seus dias contados logo após a eliminação precoce nas quartas de finais da Série C, para o ABC. O treinador não resistiu ao resultado, e logo nos dias que sucederam a queda, foi dispensado pela diretoria botafoguense.

foto: globoesporte.com

O escolhido para preencher sua lacuna deixada, foi o paulista Moacyr Junior, que também não agradou boa parte do torcedor, e me incluo entre esses. Tecnicamente inferior ao treinador anterior – visão minha – o treinador coleciona alguns trabalhos medianos, como passagens pouco notáveis por Boa Esporte e Linense, e no último ano, dirigindo a equipe mineira do Tombense na Série C, não se quer passou da primeira fase. Inclusive, o treinador jogou contra a equipe do Botafogo na competição, já que ambas as equipes estavam na mesma chave.

Moacyr é nascido em Ribeirão Preto, por isso, conhecendo bem o terreno por onde irá trabalhar. O técnico já teve duas passagens pelo rival do tricolor, o Comercial, tendo feito bons trabalhos.

O contrato do novo comandante é apenas até o fim do estadual. Tendo-se em vista, que caso não faça um campeonato Paulista convincente, Moacyr Junior não é cotado para dirigir o Fogão no nacional. Foi esse um dos motivos do planejamento já ter sido iniciado, e com foco total.

"A partir de agora começo a planejar a temporada 2017 quando o Botafogo terá um ano importante, com o Campeonato Paulista da A1 e o Brasileiro da Série C. Esse ano o Botafogo já foi bem às duas competições e esperamos repetir a dose em 2017, conquistando o acesso para a Série B", disse o comandante em sua apresentação.

Contratações

Com boa parte da equipe que jogou a série C de saída, a diretoria desde o fim das competições nacionais por todo o país, já começou a se mexer para poder formar o elenco para a próxima temporada. O presidente botafoguense, Gerson Engracia Garcia, nas suas primeiras entrevistas coletivas, já tinha anunciado que estava bem perto de concretizar a contratação de um homem de frente para a próxima temporada.

Na verdade, o Botafogo foi até o mercado para tentar atacantes de nível Série B do Brasileirão, mas trombou no alto preço que esses atletas tem, e em questão, totalmente inviável, no que se diz a parte financeira do clube. O mandatário levou em conta, as diversas críticas que o sistema recebeu no fim da última temporada, com os atacantes abaixo da média em seus quesitos.

Mas tivemos nomes certos, e confirmados, que vestirão o manto tricolor na próxima temporada. Quatro reforços foram anunciados ao longo dessas duas semanas, e estão confirmados para defender o Fogão. Confira:

RAUL PRATA, foi o primeiro a ser confirmado. Jogador que veio da Luverdense, e que atuou no último campeonato Brasileiro da Série B, chega com um contrato para até o fim do Paulistão. Raul jogou no último ano pelo time mato-grossense, cerca de 33 partidas, e fez parte da grande ascensão que a equipe teve no cenário nacional nos últimos anos, tendo jogado por lá, nas ultimas seis temporadas.

foto: google

O jogador é cria do XV de Piracicaba, porém jogou este ano o campeonato Paulista pelo Ituano. Período em que esteve emprestado pelo Luverdense. Porém, o maior destaque que teve como atleta em sua carreira, foi no time do centro-oeste.

Raul Prata tem 29 anos, 1,78m, e 72 kg.

Em seguida, GUALBERTO foi anunciado como o segundo reforço para a próxima temporada. Zagueiro de origem, o jogador que também estava na Série B, atuando pelo Paysandu, assinou contrato até o fim do Paulistão. Ele assim como o primeiro da lista de contratações, esperou o fim do campeonato nacional, para assinar o novo vinculo.

foto: google
Gualberto chega por empréstimo, já que é jogador da Penapolense, e também estava emprestado quando atuava pelo Papão. O atleta já jogou o estadual de São Paulo, justamente quando estava na equipe de Penápolis, e também pelo Palmeiras, clube por qual atuou desde criança, e onde se profissionalizou.

O jogador esteve em 49 partidas na última temporada, e marcou dois gols. Além de já ter passagens por Penapolense e Palmeiras, o atleta também atuou por ABC, Oeste de Itápolis, América-MG e Criciúma.

Gualberto tem 26 anos, 1,88m, e 78 kg.

O terceiro a assinar foi FERNANDINHO, lateral esquerdo que veio sob a indicação do técnico Moacyr Junior, com quem trabalhou no último ano, quando atuou pela Tombense.

foto: google
O jogador desde algum tempo já treinava com a equipe botafoguense pela pré-temporada iniciada, porém só na última sexta-feira, 2, o Pantera oficializou sua contratação, com a assinatura de contrato e tudo mais. Fernandinho assinou com o Fogão até o fim do Paulistão, e será mais uma das opções para o treinador tricolor. Ele atuou em 30 partidas no ano de 2016.

O atleta é rodado, no que se diz a respeito de grandes clubes, e grandes competições. Jogou por clubes como Palmeiras, Sport Recife, Vasco, São Caetano, e o Oeste de Itápolis, clube em que ficou por cerca de seis temporadas, e jogou seguidamente o estadual, e a Série B do Brasileirão.

Fernadinho tem 31 anos, 1,80m, e 72 kg.

O último até então a assinar contrato foi o volante BILEU, que seguindo o modo de planejamento adotado em todas as outras contratações, acertou até o fim do Paulistão. O jogador foi outra indicação do recém-chegado técnico Moacyr Junior, com o qual também trabalhou no Tombense, seguindo o exemplo de Fernandinho.

foto: botafogosp site

Bileu é um volante de marcação, chegando bem ao ataque, estilo que o fez ser preferência do seu já conhecido treinador. Ele marcou dois gols durante a campanha da Tombense na Série C, e um, quando passou pelo Linense no Paulistão desse ano.

Clubes como Fortaleza, Atlético-PR, Sport Recife e Santa Cruz, são um dos exemplos da rotatividade que o atleta teve em sua carreira, colecionando vasta experiência nacional. É lembrado até hoje pelo torcedor do ABC, onde ficou de 2010 a 2013, jogando 103 partidas oficiais, e anotando seis gols.

Bileu tem 27 anos, 1,80m, e 73kg.

Oriundos da base, e voltando de empréstimo

Para compor o elenco para a próxima temporada, a diretoria conjunta ao novo treinador, resolveu reintegrar alguns jogadores que estavam na base, e também outros que estão voltando de empréstimo.

O mais comentado de todos eles é o caso do atacante Isaac Prado, que estava cedido por empréstimo ao Corinthians. O jogador foi artilheiro da Copa SP de Juniores em 2015, ano que o Botafogo chegou à decisão do torneio, enfrentando o próprio Corinthians na final. Isaac foi emprestado ao time da capital paulista em seguida, mas não teve chances para mostrar seu futebol.

foto: arquivos botafogo
O Corinthians sinalizou que não efetuara o direito de compra, e direitos federativos do jogador, mas mesmo com isso, o Botafogo precisa esperar até o dia 1º do próximo ano, para poder oficializa-lo como jogador do plantel para 2017. Voltando, o presidente Gerson Garcia já reiterou que não irá novamente empresta-lo, como aconteceu nos últimos anos quando o jovem atacante foi para o Bragantino, e para o Corinthians. Mais do que isso, Isaac é visto pela diretoria e por Moacyr Junior, como um jogador com grande potencial a estourar em pouco tempo. Ele deve estar no elenco que jogará o Paulistão e receber chances.

Já vindo das divisões de base, os laterais Sousa e Mayc, direito e esquerdo respectivamente, serão peças do elenco do novo técnico. Mayc é o mais experiente desses, já tendo jogado algumas partidas como titular no time principal, e também estado na belíssima campanha do vice da Copa SP em 2015.

Já Sousa, que também em certas ocasiões foi relacionado para o time de cima, também chega para completar o plantel. O jogador que começou sua carreira na base como atacante, migrou para a lateral, depois de uma lesão de Daniel Borges na última temporada, e nunca mais saiu da posição.

Além deles, o garoto Guilherme de 18 anos, também lateral esquerdo, começou a pré-temporada também com o elenco tricolor. Esse, mais jovem, foi destaque no ultimo Paulista Sub17, e também é visto como joia dentro do clube, porém sua inscrição entre os 28 finais para o Paulistão, não tem garantia.

Paulistão 2017

Dentro de uma chave com mais três equipes, o Botafogo disputará posições em seu grupo contra São Bernardo, Ituano, e o Corinthians. O torneio que para a edição de 2017 foi reduzido, contará com quatro grupos de quatro equipes, com as duas primeiras se classificando para a fase quartas de final, e sucessivamente até a final.

foto: globoesporte.com
Para esse ano o regulamento na fase decisiva mudou. Os jogos de quartas e semifinais serão disputados em partidas de ida e volta, ao contrário do que foi feito nas edições anteriores. Outra novidade também, é a volta do troféu do interior, onde os times que não se classificarem para a fase final, e que não forem rebaixados, jogarão em busca do título. O campeão tem vaga garantida na Copa do BR. Os dois últimos na classificação geral, independente de grupo, cairão para a A-2 de 2018.

O torneio começaria em 29 de janeiro, porém com a tragédia ocorrida com o avião da Chapecoense, e a rodada final do Brasileirão prolongada, a estreia do estadual passou para o dia 5 de fevereiro.

O Pantera estreia a exemplo deste ano, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. O primeiro jogo no Santa Cruz será sete dias depois, no dia 12, contra o Novorizontino. 

Postar um comentário

0 Comentários