Faça Parte

Do mais temido ao mais amado: O fenômeno Verdolaga vira uma paixão continental

FONTE: www.pasionfutbol.com
Por Marcos Paulo Fernandes Alves,

2016 foi um ano que o torcedor Verdolaga jamais se esquecerá em sua história. Belas campanhas nos campeonatos nacionais, culminando ainda com o belíssimo futebol apresentado na Copa Libertadores e na Copa Sulamericana fizeram com o que o time colombiano ganhasse respeito e notoriedade por todos aqueles que acompanham este esporte bretão pela América do Sul.

O futebol de um toque de bola moderno e refinado, aliado a exímia aplicação tática, fez com que o time de Reinaldo Rueda se tornasse uma potência soberana na América do Sul e que chegasse as principais finais continentais por conta do belo futebol apresentado. Mesmo com as ausências de nomes como Alejandro Mejía (foi para o Monterrey, do México). Jonathan Copete (foi o Santos) e Marlos Moreno (foi para o Manchester City), a sua espinha dorsal se manteve intacta e, cada dia que passava, o futebol do alviverde de Medellín só apresentava sinais de crescimento e evolução.

FONTE: twitter.com/nacionaloficial
Tudo poderia crer que o time colombiano iria ao Japão com uma dupla conquista continental para rechear ainda mais o seu arsenal histórico de grandes conquistas no futebol mundial e de que seria, um coadjuvante de luxo neste Mundial Interclubes da FIFA, que tem como protagonista, o time galáctico do Real Madrid. Mas o dia 28/11/2016, as 21h55 (no horário local de Medellín), mudaria completamente o rumo de toda esta narrativa que seria de mais uma final contra a nova sensação do futebol da América do Sul, a Chapecoense, para um momento de tragédia, dor e sofrimento, para um continente.

O avião da empresa boliviana LaMia, após gravíssima falha humana de seu piloto, colidiu com uma montanha próxima ao Aeroporto de Medellín, na cidade de La Ceja, vitimando 71 pessoas. Resultaram deste desastre, a morte de 19 jogadores do elenco da Chapecoense, 21 jornalistas brasileiros que fariam a cobertura deste jogo histórico para o time brasileiro, 25 membros da comissão técnica e da alta diligência da Chapecoense e do futebol catarinense e mais seis tripulantes a bordo nesta viagem de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) até Medellín. Somente seis sobreviventes, sendo três jogadores, dois tripulantes e o jornalista da RBS, Rafael Henzel.

FONTE: www.bonde.com.br
O acidente causou uma comoção em toda a América do Sul, e o time do Atlético Nacional, totalmente sensibilizado com os ocorridos pediu para que a Conmebol declarasse a Chapecoense como a campeã da Copa Sulamericana, como forma de homenagem e condolência ao que aconteceu e a campanha maravilhosa que o seu adversário de final havia feito. Não obstante a este fato, o clube, juntamente com o poder público e a população da cidade, resolveu fazer um ato fúnebre e ecumênico para o horário da primeira partida, contando com a participação de toda a sua delegação. O momento contou com um estádio inteiramente tomado pelos 45 mil lugares disponíveis e por mais de 100 mil torcedores, ao redor do estádio, acompanhando por telões espalhados nos arredores do Atanásio Giradot.

O fato, além de ter gerado uma comoção internacional, gerou um sentimento aceitação do clube colombiano que, vai ao Japão representar a gigante população do continente Sulamericano. Torcedores que se sensibilizaram com o ocorrido e que viram no clube Verdolaga, após sua belíssima atitude de Fair Play em prol a toda população de uma cidade que sofreste com a perda de seus entes queridos e com um país que ficou muito atônito com os ocorridos aos jogadores e jornalistas.

FONTE:  www.youtube.com

De fato, após sua bela vitória contra o Millonários, pelas quartas de finais do Colombiano, em casa e com a homenagem de sua torcida e jogadores no vestiário com os gritos de “Vamos, vamos Chape”, o apoio só aumentou e a torcida por esta conquista também. Que os comandados de Reinaldo Rueda possam fazer história na terra do Sol Nascente e trazer esta copa para a América, para honrar ainda mais o nome do futebol Sulamericano, principalmente do povo Chapecoense!!

FONTE:  www.youtube.com

Adelante Verdolagas!!!

Postar um comentário

1 Comentários