Faça Parte

Guia da Copa das Confederações 2017

A Copa das Confederações começa neste sábado (Créditos: Divulgação/FIFA)
A partir deste sábado (17), os amantes do futebol poderão sentir um clima diferente, uma vez que a expectativa pela Copa do Mundo crescerá ainda mais. Restando apenas um ano para o início da principal torneio de futebol do mundo, a Copa das Confederações atualmente serve como uma espécie de aperitivo do que está por vir, afinal, ambas as competições acontecem no mesmo local, desta vez na Rússia. Além disso, algumas das principais seleções de cada continente sempre estão presentes, pelo menos em tese.

História da competição e campeões

A competição teve início em 1992 com o nome de Copa Rei Fahd, fato que se repetiu em 95, com ambas as edições sendo sediadas na Arábia Saudita. A partir de 1997, a FIFA patenteou a competição, que passou a ser chamada de Copa das Confederações. 

Inicialmente disputada de dois em dois anos, suas primeiras sedes foram Arábia Saudita (97) e México (1999), Japão/Coreia do Sul (2001) e França (2003). A partir de 2005, a entidade máxima do futebol declarou que a competição seria disputada de quatro em quatro anos, um ano antes da Copa do Mundo e no mesmo país-sede da mesma, servindo como uma espécie de "teste" para o maior torneio do mundo. 


O Brasil está fora da Copa das Confederações pela primeira vez na história (Foto: Laurence Griffiths/Divulgação/FIFA)
Esta edição terá uma particularidade que será mais marcante para os brasileiros: pela primeira vez na história, a competição não contará com a presença seleção Canarinho, que é a atual campeã e também a maior vencedora do torneio, com 4 taças – 1997, 2005, 2008 e 2013. Em seguida, vem a França, com dois títulos (2001 e 2003); além de México (1999), Dinarmarca (1995) e Argentina (1992), todas com um cada.

Sedes e estádios de 2017

Quatro estádios foram selecionados para fazer parte da competição. Modernas arenas que, obviamente, fazem parte das 12 que serão utilizadas na Copa do Mundo, no ano que vem. São eles:

Otkrytiye Arena
Capacidade: 
45.560
Cidade: Moscou
Kretovsky Stadium
Capacidade: 68.134
Cidade: São Petersburgo

Kazan Arena
Capacidade: 
45.379
Cidade: Kazan
Fisht Olympic Stadium
Capacidade: 
47.659
Cidade: Sochi

Participantes na edição 2017 e novidade importante

A única campeã presente nesta edição, portanto, é a seleção mexicana. Mas isso não diminui em nada a competição, que contará com as presenças de seleções muito tradicionais, inclusive a atual campeã mundial. Além da anfitriã Rússia, integram o grupo A, Portugal, Nova Zelândia e México. Já no Grupo B, estão Alemanha, Chile, Camarões e Austrália.

Para essa edição da Copa das Confederações, outra particularidade que vale ser destacada é a de que a quarta substituição será permitida na prorrogação, pela primeira vez em um nível profissional, já que só havia sido testada antes em competições de base.

A Rússia fará valer o "fator casa"? Cristiano Ronaldo levará a sua seleção à mais uma glória? O México conseguirá, depois de um tempo, algum destaque fora da América do Norte? Camarões se sairá bem com uma seleção reformulada? O Chile confirmará a ascensão que vem tendo nos últimos anos? A Alemanha confirmará o favoritismo sem os seus principais nomes? As zebras Austrália e Nova Zelândia conseguirão desbancar algum dos principais favoritos?

Clique nos brasões abaixo e tire as suas próprias conclusões com este Guia detalhado sobre cada seleção:


          
    

Postar um comentário

1 Comentários